Costura 05/01/2022 | 4 min. de leitura

Qual a diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica?

Qual a diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica?

Se você pensa em iniciar seus projetos do mundo da costura, saiba que é importante considerar alguns fatores antes de escolher a máquina de costura ideal. Comece entendendo qual a diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica, para saber qual modelo é mais indicado para você.

Para isso, hoje traremos dicas sobre as máquinas de costura mecânica e eletrônica para você saber a diferenças entre os dois tipos.

O que é uma máquina de costura mecânica?

Como o nome já diz, as máquinas mecânicas exigem controle manual em suas alavancas e interruptores. São as mais utilizadas pelas costureiras, elas funcionam através de acionamento do pedal. Se assemelham às máquinas clássicas, vistas comumente nos ateliês.

O que é uma máquina de costura eletrônica?

Já as máquinas eletrônicas vêm com um painel eletrônico para ajustar as funções desejadas. Elas possuem recursos para facilitar a execução de técnicas de costura, como corte de forma automatizada, botões para levantar ou abaixar a agulha, iniciar ou pausar uma costura, entre outras ações.

Esse modelo pode ser equipado com funções complexas com eficiência para administrar diferentes tarefas, até mesmo tecidos com múltiplas camadas.

Qual a diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica?

A principal diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica é a forma que os pontos são selecionados. A mecânica é equipada com uma alavanca ou um botão para selecionar a configuração da costura, já os modelos eletrônicos têm um teclado conectado a um cartão eletrônico que conduz os mecanismos na tela de LCD, que está junto ao maquinário.

Quem prefere mecanismos mais modernos pode optar pelas máquinas eletrônicas, agora, quem se identifica mais com o modelo tradicional de costura, deve optar pela mecânica, ambos têm ótima potência e são capazes de costurar diferentes tipos de tecido, o que muda será o estilo de trabalho.

Leia também:

Afinal, qual tipo de máquina escolher?

Na hora de escolher, é importante levar em conta o orçamento disponível, já que as máquinas eletrônicas geralmente têm valores mais elevados, além do tempo e volume de produção previsto.

Quais os melhores modelos de máquina de costura mecânica e eletrônica?

Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas ao seu estilo de trabalho, são máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou profissional. 

Galoneira GA1089/DD0

Galoneira possui motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves.

Interlock 5 FIOS IL1067/DD0

Interlock possui motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

Reta Direct Drive RT1045

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

Reta Eletrônica RTE1023

A Reta Eletrônica possui lançadeira japonesa, lançadeira pequena, corte automático de linha, parada de agulha alta ou baixa, costura automática programável, Motor Direct Drive com 550W, lubrificação automática e faz 5.000 pontos por minuto. Também ideal para ateliê de costura. 

Overlock 3 FIOS OV1067/DD

Ideal para confecção de peças de malharia, o modelo conta, o modelo tem Motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

Overlock 4 FIOS PC1067/DD0

Overlock 4 FIOS conta com Motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos como moletom. 

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas. 

Genius Plus JX-4035

Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Premium JX-10000

O modelo tem iluminação de LED, que facilidade em visualizar o tecido em costura com a iluminacão de LED. Possui 100 modelos de Pontos úteis e versáteis para qualquer tipo de costura e caseado automático. Com os pontos pré-programados, os ajustes de largura e comprimento são automáticos.

Agora que você já sabe a diferença entre máquina de costura mecânica e eletrônica, qual é o melhor modelo para seu trabalho?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.