Costura 22/04/2021 | 6 min. de leitura

Como aprender a costurar: o guia completo

Como aprender a costurar: o guia completo

Costurar é uma prática de relaxamento, que necessita de criação e atenção. Para remodelar roupas, saias, vestidos, calças ou camisetas, você primeiramente precisa aprender a utilizar as máquinas de costura. Mas, afinal, como posso aprender a costurar?

Saiba que não é uma tarefa simples saber manejar uma máquina de costura, mesmo que seja para iniciantes

E para quem está iniciando nessa arte, é necessário saber qual é a melhor máquina de costura para iniciantes. Deve-se ter certeza de suas funcionalidades para que seja feita a melhor escolha possível.

Para que seja possível remodelar saias, vestidos, calças ou camisetas é essencial contar com as funcionalidades de uma máquina de costura.

São máquinas que têm capacidade de renovar as suas coleções de roupas e, ao mesmo tempo, remendar tecidos de forma minuciosa.

Como aprender a costurar? Procure incialmente uma máquina como essa

Como posso aprender a costurar?

Em primeiro lugar, aqueles que querem iniciar na arte da costura podem guardar as sobras de tecidos de outras confecções. Elas são os itens mais importantes para que você use a sua criatividade em novas peças.

Faça cursos para um melhor aprendizado

Invista também em capacitações específicas, em cursos que apresentam técnicas de costura para iniciantes. As aulas vão lhe ajudar a desenvolver peças únicas e diferenciadas.

Conhecer diferentes técnicas para acabamento, entender as possibilidades e diferenças dos tipos de máquinas de costura mais usadas são outros diferenciais.

Assim como ter uma máquina de costura ideal para o seu primeiro contato. Que seja simples, funcional e prática.

Melhores máquinas de costura para iniciantes

A Elgin conta com diversas máquinas para iniciantes que podem ser adequadas para você. São modelos mais simples, com tecidos mais leves. Ou seja, modelos para uso doméstico  que são indicados para um primeiro contato.

imagem de uma máquina de costura.

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas. 

imagem de uma máquina de costura para iniciantes

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. O Prátika conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

imagem de uma máquina de costura ideal para você aprender a como costurar.

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, a máquina de costura faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura.

Genius Plus JX-4035

Possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, a máquina de costura faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

imagem de máquina de costura ideal para você aprender a como costurar.

Única JX-4040

É a máquina de costura ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Leia também:

A Elgin volta às suas origens e traz novidades no segmento da costura
4 dicas para melhorar suas vendas online
Segredos de iluminação para sua sala de estar

Passo a passo para aprender a costurar

Em primeiro lugar, não trabalhe inicialmente com confecções que sejam técnicas e mais difíceis, como mangas ajustadas e acessórios com tecidos complicados de usar como couro. 

Escolha tecidos mais simples de costurar

É nada melhor do que escolher modelos simples para ser melhor trabalhado em um primeiro contato com a máquina de costura.

Então a melhor maneira de realizar uma costura mais simples é optar por modelos e práticas de fácil execução. Comece pelo básico: desenho, técnicas de costura, crochê e bordado.

Ideias de peças para fazer

Antes de tudo, é válido estudar as tendências de mercado para você investir na diversidade de peças. Isso vai fazer com que você não fique restrito a uma única produção. 

Costurar realmente pode ser rentável e útil no seu dia a dia. Por exemplo, ao realizar costura criativa. Como ela se baseia na utilização de sobras de tecidos, a costura criativa para iniciantes pode ser vista como forma de um trabalho sustentável

Costura criativa como forma de criação

As costuras criativas são mais reconhecidas na confecção de bolsas e necessaires. Uma necessaire em tecido é um exemplo de um trabalho detalhado que pode ser feito com uma máquina de costura.

Trata-se de um tipo de bolsa que é indispensável para a organizar os itens do universo feminino, como: guardar maquiagens, grampos, itens de higiene pessoal e outros produtos de uso diário.

No entanto, você pode buscar por outras oportunidades e outras confecções que possam também ser criativas.

Dicas para produção de uma necessaire

É necessário seguir alguns procedimentos corretos para criar uma necessaire:

Usar um prato como molde, saber como utilizar o tecido, saber como combinar as cores, como pregar um zíper, como fazer uma margem de costura no avesso do tecido para guiar o fechamento do necessaire em tecido.

Assim como colocar alfinetes em todo o tecido para garantir que ele não saia do lugar e remover os excessos de tecido com a tesoura para alinhar a costura e dar acabamento. São pequenas dicas para a realização de um modelo. 

Pratique sempre que puder

Você deve cada vez mais trabalhar com as máquinas de costura ao ponto de criar novas confecções, além de novos reaproveitamentos de tecidos. Isso é fundamental para que pouco a pouco você consiga se desenvolver nesta atividade.

Um trabalho que não é fácil de realizar, precisa ter muita precisão, cuidado e atenção. Por esse motivo, a prática do dia a dia é que vai trazer a confiança necessária em trabalhar com as máquinas de costura.  

imagem de máquina de costura em processo de confecção.
Aprendendo a costurar. Uma prática de relaxamento que pode ser também um bom negócio para você

Conclusão: aprender a costurar pode ser vantajoso e é uma forma de se tranquilizar

Como aprender a costurar? Primeiramente frequentando cursos, buscando informações e materiais do fabricante, como a Elgin, que disponibiliza vídeos de manejos das máquinas de costura no canal do Youtube (colocar o link do nosso canal).

Isso para que você consiga pouco a pouco se desenvolver na arte da costura. E é claro contando com os materiais necessários para tal atividade e com o papel de suma importância das máquinas de costura. 

Se você precisa de uma máquina para começar um trabalho, recomendamos utilizar modelos como Bella, Prátika, Futura, Genius Plus e Única. Para um trabalho inicial que requer o uso doméstico para leves e pequenos reparos, o primeiro modelo seria o ideal.

Um iniciante não precisa da mesma máquina utilizada por um profissional. Aqueles que pretendem somente fazer bainhas e pequenos consertos podem investir em um produto mais simples. 

Ter uma máquina de costura da Elgin pode ser a solução para suas confecções. Busque pela máquina de costura que possa atender a sua necessidade.

Afinal, é ela que vai guiar você na hora de escolher um modelo mais adequado para o seu aprendizado, aquele tipo de máquina para iniciante, simples e funcional. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.