Costura 04/02/2021 | 4 min. de leitura

Dicas de costura criativa para iniciantes

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A criatividade está cada vez mais presente em peças de confecções. Destaca-se nas técnicas de costura criativa para iniciantes, seja em necessaire, utensílios domésticos e entre outras criações. E isso só é possível com o reaproveitamento de tecidos. 

O que é costura criativa?

A costura criativa exige muita criatividade, já que é necessário combinar cores, estampas com diferentes tipos de tecido. Dessa forma, sua confecção poderá ter uma maior apreço por parte de costureiros e interessados na sua arte.

Além disso, com a criação de peças, você pode tornar esse trabalho rentável. Ou seja, a costura criativa pode ser usada, tanto como forma de utilidade na sua casa quanto como uma maneira de ter um negócio lucrativo

E com a utilização de máquinas de costura, sua costura pode ficar ainda mais atraente. Para quem está iniciando nessa arte, é necessário saber qual é a melhor máquina de costura para iniciantes.

Deve-se ter o conhecimento de suas funcionalidades para que seja feita a melhor compra possível.

Leia também:

O que é dashboard e como ele pode ajudar no seu negócio?
Qual é a diferença entre climatizador e ar-condicionado?
Preço da máquina de sorvete flexibiliza seus negócios

Como começar a fazer costura criativa?

Em primeiro lugar, aqueles que querem iniciar na costura criativa devem guardar as sobras de tecidos de outras confecções. Elas são os itens mais importantes para que você use a sua criatividade em novas peças.

Invista também em capacitações específicas, em cursos que apresentam desde as técnicas de costura para iniciantes até as mais aperfeiçoadas e diversificadas. As aulas vão lhe ajudar a desenvolver peças únicas e diferenciadas.

Conhecer diferentes técnicas para acabamento, entender as possibilidades e diferenças dos tipos de máquinas de costura mais usadas são outros diferenciais.

Sabe-se que a máquina de costura doméstica certamente é a melhor opção para trabalhar em casa ou até mesmo em negócios que não necessitam de tanto tempo de produção. A Elgin conta com diversos modelos de máquinas de costura.

A máquina ideal para você iniciar a sua costura criativa
Máquina de costura para iniciante.

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, a Bella faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura.

Futura JX-2040

Portátil, com alça para transporte, é perfeita para uso doméstico. Com 10 pontos, ela é ideal para pequenos reparos, tem caseador automático, faz costura zig zag (3 larguras), possui três pontinhos e braço livre.

imagem de uma máquina de costura.

Prátika JX-2051

Máquina de costura portátil, prática e completa. Ela faz 9 tipos diferentes de pontos entre utilitários e decorativos, possui braço livre que permite realizar costuras tubulares em barras de calças e punhos de camisas. Também conta com cortador de linha na tampa frontal e estrutura interna com material reforçado.

Vantagens de fazer costura criativa 

Além de ser uma atividade que pode ser rentável e útil no seu dia a dia, há ainda outras vantagens que merecem ser enaltecidas. Conheça outros benefícios de realizar a costura criativa.

Como ela se baseia na utilização de sobras de tecidos, a costura criativa para iniciantes pode ser vista como forma de um trabalho sustentável. Também lhe traz redução de ansiedade e estresse. Costurar é realmente uma prática de relaxamento. 

Dicas de costura criativa para iniciantes

Antes de tudo, é válido estudar as tendências de mercado para você investir na diversidade de peças. Isso vai fazer com que você não fique restrito a uma única produção. 

As costuras criativas são mais reconhecidas na confecção de bolsas e necessaires. No entanto, busque por outras oportunidades e outras confecções que possam também ser criativas. 

imagem de uma máquina de costura em processo de confecção.
Máquina de costura para uma costura criativa

Inove, pesquise, analise o que pode ser melhorado. A costura criativa é baseada em diversas técnicas. Por exemplo, o patchwork, uma técnica que une tecidos com uma grande variedade de formatos variados.

Confira quais peças que seus clientes gostariam de ter. Faça pesquisas na internet, mais precisamente, sem redes sociais. O Pinterest é um ótimo local para encontrar referências de costura criativa para iniciantes.

Conclusão: a costura criativa é útil, saudável e pode ainda ser rentável        

A costura criativa é uma arte que trabalha com uma grande variedade de cores, tecidos e máquinas de costura

Procure por cursos online, a fim de se aprimorar melhor neste tipo de trabalho.

Faça pesquisas em redes sociais e verifique os produtos desejados pelos seus clientes para ter um maior desenvolvimento neste tipo de confecção.

A procura por profissionais que atuam nesse ramo utilizando técnicas de costura criativa vem aumentando consideravelmente. Assim como também aumentaram as buscas pelos produtos feitos pelos artesãos. 

Costurar com essa máquina para iniciantes é uma experiência que você precisa ter!

A escolha da máquina é outro ponto importante na hora de realizar uma costura criativa para iniciantes. A máquina de costura portátil, sem dúvida, é a melhor opção.

Então não se esqueça de acessar nosso site para conhecer mais sobre os modelos que podem ser a solução para você criar, inovar, melhorar a qualidade de sua vida e, principalmente, colocar em prática toda sua técnica ao usar uma máquina de costura

Gostou do texto? Confira outros conteúdos no blog!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.