Costura 16/01/2023 | 5 min. de leitura

Qual o momento ideal de trocar minha máquina de costura?

Qual o momento ideal de trocar minha máquina de costura?

Se você tem um ateliê de costura ou mesmo uma máquina de costura que está guardada em casa, é importante prestar atenção se o equipamento está com a manutenção em dia e identificar os sinais que indicam se é hora de trocar sua máquina.

Para te ajudar a identificar o momento ideal de trocar sua máquina de costura, preparamos um post com orientações importantes.

Quanto tempo dura uma máquina de costura?

A vida útil estimada de uma máquina de costura é de 10 anos, porém com manutenções e cuidados adequados as máquinas podem durar muito mais.

Existem dois tipos de manutenções para que a durabilidade de sua máquina seja prolongada:

  • Manutenção corretiva – Essa manutenção é feita quando há um desgaste ou má funcionalidade no sistema da máquina, o técnico fará avaliação e a correção necessária no equipamento.
  • Manutenção preventiva – Essa manutenção é para prevenir o desgaste do equipamento, em sua maioria é apenas uma avaliação ou teste em seu sistema para garantir que tudo está funcionando corretamente.

Como saber se é hora de trocar minha máquina de costura

Primeiro, avalie o volume e a complexidade da produção de costura que serão confeccionadas. Se a quantidade de peças a ser produzida for pequena, uma máquina simples é suficiente. Agora, se sua produção está aumentando e tem altas demandas, talvez seja hora de investir em um maquinário mais robusto.

Outro fator para ter atenção é nos pontos da máquina, toda máquina vem com pontos básicos, ótimos para consertos e trabalhos rápidos. Se necessitar de costuras mais complexas, avalie comprar máquinas mais potentes, com diferentes pontos.
Também, é necessário ter em mente quanto você está disposta a investir em sua nova máquina de costura. Os valores dos maquinários variam bastante, procure sempre por produtos com boa durabilidade e qualidade.

O que é preciso saber antes de comprar uma máquina de costura?

Para escolher uma máquina de costura que atende sua necessidade e saber o momento ideal de trocar minha máquina é importante ficar atento para algumas questões, como: 

Qual marca que apresenta as melhores máquinas de costura? Quantos pontos e quantas agulhas o modelo oferece? Qual é a melhor máquina de costura para iniciantes? Qual tipo se adapta a sua necessidade? Uma máquina de costura eletrônica ou mecânica? E que tipo de máquina me permitirá fazer trabalhos mais precisos ou acabamento, como, por exemplo, costurar uma bainha.

Se você está começando na arte da costura não precisa da mesma máquina utilizada por um profissional. Sua necessidade é que ditará essa questão, já que antes de comprar uma nova máquina é preciso pensar para qual finalidade ela será utilizada.

Leia também:

Qual a diferença entre as máquinas de costura?

Antes de comprar ou trocar de máquina, é importante ter atenção aos tipos de máquinas, suas caraterísticas e o que diferem uma de outra. Veja os principais tipos:

Máquina de Costura Doméstica

As máquinas de costura domésticas são perfeitas para costuras mais simples. Com elas é possível pregar elásticos finos, bordar letras, fazer alguns pontos decorativos, caseado, ponto de overloque. Também é possível fazer costura reta e costurar com agulhas duplas.

Máquinas de Costura Overlock

Ótimas para a costura e perfeitas para acabamentos. Possuem ponto profissional e permitem cortar o tecido durante a costura evitando que desfie. A quantidade de pontos por minuto pode chegar a mais de mil.

Máquina de Costura reta Industrial

São robustas e aguentam grandes quantidades de peças, com isso exigem um espaço maior para trabalhar e para armazenar. São muito potentes e rápidas, podem costurar couro, jeans, lona e várias camadas de tecido.

Qual é a melhor marca de máquina de costura?

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas ao seu estilo de trabalho, são máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou profissional.

A marca foi uma das primeiras a fabricar máquinas de costura domésticas no Brasil, e o aperfeiçoamento constante de seus produtos fez com que em pouco tempo, a empresa exportasse suas máquinas para toda a América Latina.

As máquinas de costura Elgin fazem parte das casas brasileiras. A Elgin está presente no seu dia a dia com soluções práticas e modernas. Confira alguns modelos:

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura Zig Zag e possui caseador automático em 04 passos. Tem cortador de fio, braço removível (livre) com porta acessórios.   

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Galoneira GA1089

A Galoneira possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves.

Interlock 5 FIOS IL1067

A Interlock possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

Reta Direct Drive RT1045

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

Depois dessas dicas para te ajudar a saber o momento ideal de trocar máquina, ficou mais fácil identificar os sinais, certo?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.