Costura 21/09/2021 | 3 min. de leitura

Conheça os tipos de agulhas para máquina de costura

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A escolha correta da agulha, depende não apenas do modelo da máquina de costura, mas também do tecido e linha que serão usadas.

Há diversos tipos de agulhas para máquinas de costura no mercado, e saber qual o modelo certo para sua máquina é fundamental para evitar problemas com o equipamento.

Muitos empecilhos como linha que quebra constantemente, furos visíveis no tecido e travamento de máquina podem estar relacionados à agulha, por isso, é importante definir o modelo correto baseando-se em alguns fatores.

Qual o tecido que vai usar?

Primeiro, é importante saber qual o tecido que será trabalhado, isso vai definir se será utilizada uma agulha grande ou pequena e que ponta será ideal. Tecidos mais pesados como couro e jeans geralmente requerem agulhas maiores, enquanto tecidos mais finos e leves devem usar agulha de calibre menor.

Se ater a essa informação é essencial para que o tecido não seja danificado. Na embalagem das agulhas consta o tipo de agulha e todos os tecidos correspondentes a esse modelo.

Qual linha você vai usar?

Outro ponto importante é a escolha da linha de costura que será utilizada. Tecidos mais leves devem usar linhas mais finas, assim como tecidos mais grossos, linhas mais espessas.

Vale lembrar que quanto maior o número de referência do fio mais fino ele será. Assim, um fio de número 100 é muito mais fino que um de tamanho 30.

Tipos de agulhas para máquina de costura

São diversos tipos e tamanhos de agulhas para máquina de costura e cada um tem sua finalidade. Veja:

Agulha de ponta universal – com a ponta levemente arredondada, ideal para jeans, brim e tecidos planos em geral.
Espessura: 11 a 16

Agulha de ponta bola – com ponta arredondada, é ideal para malha e stretch.
Espessura: 9 a 14

Agulha de bordado – o modelo tem o furo maior para passar fios de bordado, indicado para bordados decorativos.
Espessura: 11 a 14

Agulha de quilting – menor do que uma agulha comum, porém com buraco mais resistente, serve para diversas camadas de tecido.
Espessura: 9 a 16

Agulha de pesponto – com o furo da agulha menor, feita para acabamentos pespontados.
Espessura: 11 a 16

Agulha ponta de lança: são muito utilizadas para costura de matérias mais grossos como aba de bonés, calçados, estofados, lonas, etc. Com uma tecnologia sofisticada, essa agulha corta o material através de uma lança em sua ponta, com isso proporciona maior qualidade na costura.
 Espessura: 11 a 22

Veja também:

Máquina de costura industrial: tudo o que você precisa saber
Aprenda como regular uma máquina de costura
Passo a passo de como lubrificar máquina de costura

Qual o tipo de agulha para as máquinas de costura Elgin?

Se você já tem uma máquina industrial Elgin ou pretende ter uma, é fundamental saber qual o modelo de agulha deverá ser usado para evitar problemas com sua ferramenta de trabalho.

RT1045_DD2_CMYK

Reta Direct Drive

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício, utiliza a agulha DB-1 CABO FINO.

RET1023-2_perspectiva

Reta Eletrônica

A Reta Eletrônica possui lançadeira japonesa, lançadeira pequena, corte automático de linha, parada de agulha alta ou baixa, costura automática programável, Motor Direct Drive com 550W, lubrificação automática e faz 5.000 pontos por minuto. Também ideal para ateliê de costura, utiliza a agulha DB-1 CABO FINO.

OV1067_DD0_CMYK

Overlock 3 Fios

Ideal para confecção de peças de malharia. Este modelo tem Motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto, utiliza a agulha DC-27.

PC1067_DD0_CMYK

Overlock 4 Fios

O modelo conta com Motor Direct Drive Altovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos como moletom, utiliza a agulha DC-27.

IL1067_DD0_frente

Interlock 5 Fios

Interlock possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja,  utiliza a agulha DC-27.

GA1089_DD0_frente

Galoneira

A Galoneira possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves, utiliza a agulha DV-63.

Tem mais alguma dúvida sobre agulha para máquinas de costura? Deixe seu comentário!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.