Consumo do ar-condicionado: um panorama geral

Guilherme Neves - 05/11/2019

O guia completo sobre equivalência de lâmpadas LED

Guilherme Neves - 05/11/2019

Máquina de costura Elgin: Qualidade passada de geração em geração

Guilherme Neves - 05/11/2019
consumo do ar-condicionado
imagem de lâmpadas LED
imagem de máquinas de costura para iniciantes

Queridinha das costureiras de todo o Brasil há muitas décadas, a máquina de costura Elgin é ideal para renovar coleções de roupas e remendar tecidos de forma precisa.

Costurar pode até parecer simples, mas é uma arte saber manejar uma máquina como essa. É uma manifestação artística que necessita de criatividade, cuidado e atenção. É uma prática de relaxamento, ainda mais utilizando uma máquina de costura Elgin.

Mesmo para quem ainda não aprendeu a costurar em uma máquina de costura Elgin, roupas simples e pequenos reparos podem ser feitos também de forma manual.

Mas saiba que essa atividade não vem de agora. Surgiu há muito tempo, onde já existiam apenas máquinas de costura com limitações de funções e pontos.

Afinal, como apareceu a primeira máquina de costura? Quais fatores levaram o seu surgimento? E quem se tornou referência no setor, trazendo qualidade e tecnologia aos seus produtos?  

Elgin e a história da máquina de costura

Até o surgimento da primeira máquina de costura Elgin ou de qualquer outro modelo, a prática de unir tecidos era feita de forma manual. Isso resultava em uma produção lenta por parte das costureiras que trabalhavam em fábricas que precisavam de uma produção em larga escala. 

Eram muitos dias ou meses para finalizar um trabalho minucioso. Mais tarde, foram surgindo alternativas para que houvesse maior velocidade na criação de peças como vestidos, calças e camisas.

Com o início da Revolução Industrial, um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX realçou a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de máquinas. A demanda por um processo mais rápido no comércio de roupas e tecidos começou a ser uma das requisições da época.

Ao longo da história da máquina de costura muitos outros projetos surgiram, mas foi apenas em 1830 que o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier patenteou uma máquina que funcionasse, o que gerou revolta por parte de costureiras e alfaiates da época. 

E como a atitude de Barthelemy causou desordem, não é mesmo? Até houve uma espécie de rebelião ao ponto de quebrarem a máquina.

Apenas quatro anos mais tarde, o americano Walter Hunt criou uma máquina de costura. Mas não fez patente devido ao medo da repercussão negativa junto aos profissionais da costura. Hunt desistiu de aprimorar o invento que apenas costurava em linha reta, sem curvas, zigue-zagues, voltas ou rendas.

Ainda surgiram novos equipamentos, como o do americano Elias Howe, que criou e patenteou um sistema de costura de pesponto duplo.

Produção de roupas sendo feita com o auxílio de uma máquina de costura.

Máquina de costura utilizada para uma produção em larga escala

A criação da máquina de costura era baseada em quatro pontos principais: agulha com “olho” na ponta, calcador pelo qual passava a agulha, sistema de bloqueio e direcionamento do tecido e alimentação do sistema. O sistema das primeiras máquinas de costura Elgin também possuía algumas limitações e era muito simples utilizá-lo.

Com o passar do tempo foram aparecendo cada vez mais modelos com novas funcionalidades. Muito práticas e robustas, as máquinas de costura da Elgin começaram a tomar conta do trabalho das costureiras. A marca pouco a pouco foi se tornando uma das referências no setor.  

A marca Elgin nasceu em 1952 e começou a atuar no segmento de costura no ano de 1953, com a fabricação das primeiras máquinas de costura Elgin no Brasil.

Em 1956 foram produzidos os primeiros móveis e gabinetes, dessa forma os consumidores passaram a ter mais opções para as suas máquinas de costura.

Ao longo dos anos, novos modelos de máquinas de costura Elgin foram criados, os mais antigos aprimorados, mas sempre com a preocupação em manter a qualidade e credibilidade da marca.

O sucesso no segmento de máquinas de costura, diversificou a atuação da Elgin no mercado brasileiro ao ponto de disponibilizar uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial.

10 máquinas de costura em linha da Elgin:

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas para você. Desde modelos para trabalhos mais simples, com tecidos mais leves, até soluções que requerem maiores precisões. 

São máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou de um profissional. Ou seja, modelos para uso doméstico que possuem mais funcionalidades e outros tipos que são destinados para um primeiro contato. 

Conheça cada máquina e sua especificidade:

Overlock 1000

Máquina de costura para finalizar um trabalho.

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada. Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

Premium JX-10000

Máquina de costura para profissional.

Faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, que podem ser selecionados em seu painel LCD para os mais diversos tipos de costura e aplicações. Conta com uma opção de mesa extensora (vendida separadamente) que possibilita a costura de peças maiores e tubulares.

Genius Plus JX-4035

Máquina de costura da Elgin para profissional.

Possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura. 

 Trendy JX-3013

Máquina de costura da Elgin.

Faz 12 pontos diferentes, possui alavanca de retrocesso, tem caseador automático, luz na costura e porta-acessórios. Oferece duas posições de agulha, regulagem de comprimento do ponto, controle de velocidade eletrônico e costura flexível.

Futura JX-2040

Máquina de costura para iniciante.

Perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas.   

Prátika JX-2051

Máquina de costura para iniciante.

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. Conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios. 

Bella BL-1200

Máquina de costura para iniciante.

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, o modelo faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

B3 com Móvel 17P

Máquina de costura da Elgin.

Robusta e resistente, o modelo possui corpo de ferro fundido e eixo de transmissão em aço. Seu móvel é um modelo tradicional, com quatro gavetas e pés de ferro. Realiza costura reta com regulagem do comprimento do ponto e tem enchedor de bobina com móvel. 

Todos os modelos, exceção Bella e B3, possuem um exclusivo DVD que explica em detalhes o funcionamento das máquinas de costuras. Assim, o conhecimento se torna ainda mais fácil de ser compreendido.

Veja o vídeo abaixo da Bella que explica o seu manejo. A B3 não possui apresentação em vídeo e DVD. 

Leia também: 

Como fazer uma necessaire em tecido estruturado

Como customizar roupas de inverno

Por que escolher uma máquina de costura Elgin?

A Elgin foi uma das primeiras a fabricar máquinas de costura domésticas no Brasil, e o aperfeiçoamento constante de seus produtos, fez com que em pouco tempo, a empresa exportasse suas máquinas para toda a América Latina.

Pela confiança de nossos clientes adquirida ao longo dos anos em função do valor da marca e de nossa história há mais de 67 anos. As máquinas de costura Elgin fazem parte das casas brasileiras. A Elgin está presente no seu dia a dia com soluções práticas e modernas.

Ter uma máquina de costura Elgin é motivação para aqueles que pretendem ter uma independência financeira (fonte de renda das costureiras informais), ainda mais sabendo que existem muitas faculdades de moda & design. 

Costurar também está sendo uma ótima alternativa para lazer, entretenimento e é recomendado por terapeutas para aliviar o stress.

Tradição e confiança

A Elgin conquistou o patamar de referência no setor de costura, garantindo qualidade e preço justo ao consumidor ao longo das últimas décadas. O sucesso no segmento de costura alavancou o surgimento de novos produtos para uso residencial e comercial.

A confiança de nosso cliente é fruto de um trabalho de muitas conquistas e pela valorização da marca Elgin que nasceu em 1952 e começou a atuar, efetivamente, no ano de 1953, com a fabricação das suas primeiras máquinas de costura no Brasil.

Qualidade, credibilidade e praticidade são alguns dos pilares da Elgin. O objetivo é inovar cada vez mais, fabricando produtos de muita utilidade, comodidade e praticidade.  

Padrões de qualidade

A Elgin é rigorosa no controle de qualidade. Todas as máquinas são revisadas duas vezes antes de ir para o mercado. Durante a fabricação e antes da expedição todas são avaliadas para garantir ao consumidor o melhor desempenho do produto.

Todos os modelos de máquinas de costura Elgin são certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Máquina de costura em processo de confecção.

A máquina de costura facilita a criação de novos tecidos

Assistência técnica

A Elgin busca sempre evoluir em relação ao atendimento ao consumidor, desde o início da produção das máquinas de costura.

O que podemos destacar desde o início da produção das máquinas de costura até os dias de hoje, quanto a evolução no atendimento junto ao consumidor? 

Segundo Daniela Jácome, gerente de relacionamento da Elgin, a evolução aconteceu junto com a tecnologia e aumento de vendas. “O aumento de contatos se deve pela facilidade do consumidor em solicitar a assistência técnica, podendo ser feita via telefone, e-mail e chat. O trabalho também contou com a aquisição da URA e PABX que comporta vários atendimentos”, afirmou. 

Mas a maior parte dos reparos se refere apenas a regulagem da máquina?

Para Daniela, 95% dos reparos se refere a dificuldade no manejo. “Acontece pelo fato de o consumidor não consultar o manual, o que resulta em eventuais regulagens da máquina”.

Quais as dúvidas por parte do consumidor quanto a operação da máquina?

A maior parte se refere ao manuseio da máquina. Como fazer determinada costura e como trocar a linha da bobina?

Mas qual a participação do consumidor, quanto às eventuais solicitações junto à assistência técnica?

A participação do consumidor é 100% do cliente final.

Quanta ocorrências geralmente acontecem em um mês?  As solicitações aumentaram ou diminuíram nos últimos cinco anos?

“Na parte de abertura de ordem de serviço e uma média de 800 ordens mensais, as ocorrências aumentaram significativamente durante esses 5 anos”.

Daniela ressaltou que a Elgin recebe, em média, cerca de 1600 atendimentos/solicitações mensais, via e-mail, telefone ou chat.

Há períodos que surgem mais ocorrências ou não existe uma condição específica para eventuais requisições por parte do consumidor?

Para o pós venda, não possui diferença. Mas para o mercado da Elgin, a máquina de costura é um produto sazonal, inclusive, sendo bastante requisitada em Dia das Mães, Natal, Festas Juninas e Julinas.

Custo-benefício

É uma grande atratividade da Elgin. O que as máquinas de costuras oferecem em termos de funcionalidades é proporcional ao investimento. Ou seja, o valor que é oferecido tem um retorno dentro do que você deseja ao adquirir uma máquina de costura Elgin. 

Qual é a melhor máquina de costura da Elgin?

A melhor máquina de costura é aquela que atende sua necessidade. Se você precisa de uma máquina para começar um trabalho, recomendamos utilizar modelos mais simples como Prátika JX-2051 e Futura JX-2040

Para um trabalho inicial que requer o uso doméstico para leves e pequenos reparos, o primeiro modelo seria o ideal.

Do contrário, caso você já seja um especialista e quer cada vez mais produtos que possa atender seu trabalho por completo, o mais indicado seria utilizar as seguintes máquinas de costura: Trendy JX-3013, Confiance JX- 6000, Genius Plus JX-4035 e Premium JX-10.000.

Modelos com mais pontos: Premium com 100 pontos, Genius Plus com 31 pontos e Confiance com 31 pontos.

Genius Plus e Premium são os modelos mais completos da categoria. O primeiro, além de oferecer, 31 pontos, tem como diferencial um overlock duplo e inclinado, três posições de agulha e um interruptor com luz de LED na costura. 

Já o segundo realiza uma seleção de pontos rápida por meio de um painel de controle com visor LCD e tem como diferencial uma mesa extensora que amplia a área de manejo, trazendo ainda mais comodidade na costura e bordado de grandes peças.

Confecções mais precisas, por exemplo, aquelas que são executadas por profissionais mais experientes, necessitam de uma máquina para finalizar o trabalho. E isso é feito com maestria pela Overlock 1000.

O modelo é ideal para dar acabamento final, principalmente, para fazer leves franzidos e babados. Possui iluminação da costura para facilitar o manuseio e braço-livre, o que facilita as costuras tubulares em barras de calças e punhos de camisas.

Rolos para costureiras trabalharem em suas máquinas de costura.

Utensílios para uma produção realizada por uma máquina de costura

Como escolher uma máquina de costura?

Para escolher uma máquina de costura que atende sua necessidade é necessário ficar atento quanto algumas questões, como: 

Qual marca que apresenta as melhores máquinas de costura?, Quantos pontos e quantas agulhas, o modelo oferece?, Qual é a melhor máquina de costura para iniciantes?, Qual tipo se adapta a sua necessidade? Uma máquina de costura eletrônica ou mecânica? e Que tipo de máquina me permitirá fazer trabalhos mais precisos ou acabamento, como, por exemplo, costurar uma bainha.

Um iniciante não precisa da mesma máquina utilizada por um profissional e aqueles que pretendem somente fazer bainhas e pequenos consertos podem investir em um produto mais simples.

Sua necessidade é que ditará essa questão, já que antes de comprar uma nova máquina é preciso pensar para qual finalidade ela será utilizada.

E para você que é iniciante, qual é a nossa melhor escolha?

O mercado conta com modelos que podem ser utilizados desde trabalhos mais simples até confecções que requerem mais precisão, atenção e criatividade. Um iniciante não precisa da mesma máquina utilizada por um profissional. Você pode descobrir qual a melhor máquina de costura para quem está começando no nosso post sobre máquinas de costura para iniciantes. Aqueles que pretendem somente fazer bainhas e pequenos consertos podem investir em um produto mais simples.

Nossas principais escolhas para iniciantes são: Futura JX-2040 e Pratika JX-2051. São as mais indicadas para você que deseja começar a costurar e se familiarizar com este belo ofício.  

Na classificação entre os modelos mais direcionados para iniciantes, pode-se dizer que a Futura JX-2040 é a primeira. O modelo apresenta funcionalidades para sua costura ficar ainda mais fácil.

Possui dez pontos (para unir tecidos e malhas), cortador de fio, controle de velocidade eletrônico, base removível com porta-acessórios, caixa de bobina e lançadeira em aço inoxidável. Oferece garantia total de um ano, prega zíperes e conta três pontinhos para lingerie.

Na sequência, destacamos a Prátika JX-2051. Tem nove pontos, conta com três pontinhos para lingerie, prega zíperes, vem com cortador de linha, possui braço-livre para costura tubular, tem base removível com porta-acessórios, caixa de bobina e lançadeira em aço inoxidável.

Com garantia total de um ano, a máquina pode ser utilizada em 127V e 220V e conta ainda com um interruptor com luz na costura. Além disso, vale destacar seus pontos decorativos e outras funcionalidades como base removível e barra em ponto invisível.

Onde posso encontrar uma máquina de costura da Elgin?

As máquinas de costura Elgin são encontradas no setor varejista, principalmente, em  grandes magazines. Em lojas que estão espalhadas em todo o Brasil, você encontra modelos que atendem a sua necessidade. Então, procure a melhor opção, busque o melhor preço e, é claro, faça trabalhos precisos e criativos. Dessa forma, você terá uma experiência completa.

Conclusão: Máquina de costura Elgin é perfeita para você

Ter um máquina de costura da Elgin é a solução para suas confecções ficarem ainda mais assertivas por meio de um trabalho minucioso e atencioso. Fique atento para o tipo de máquina de costura que você necessita. Sua necessidade é que vai guiar você na hora de escolher um modelo doméstico ou profissional. Existem soluções para todos os gostos e tipos que lhe oferecem diversos pontos, funcionalidades e outras praticidades.  

Gostou? Confira outros conteúdos sobre costura no nosso blog!