Costura 26/11/2019 | 11 min. de leitura

Como tornar rentável a produção de uma necessaire em tecido?

Como tornar rentável a produção de uma necessaire em tecido?

A arte de costurar possibilita a criação de diversas confecções, é o que chamamos de reaproveitamento de tecidos. Uma necessaire em tecido é um exemplo de um trabalho detalhado que pode ser feito com uma máquina de costura

Para aprender passo a passo como fazer necessaire em tecido e comercializar suas confecções, primeiramente temos que falar sobre o produto.

Trata-se de um tipo de bolsa que é indispensável para a organizar os itens do universo feminino, como: guardar maquiagens, grampos, itens de higiene pessoal e outros produtos de uso diário.

Pode ser simples sua realização, mas requer talento, criatividade e precisão. Mas vale muito a pena fazer uma bolsinha como essa. Facilita a organização dos itens femininos e, ao mesmo  tempo, pode ser usada como fonte de renda.

Seus estilos, bordados e cores atraem mulheres que desejam maior praticidade no dia a dia. E é mais do que uma tendência entre as costureiras e o público feminino integrar o mercado DIY, conhecido como “Faça Você Mesmo”.

Para que a necessaire em tecido dure por muito mais tempo, deve-se ter alguns cuidados, como: limpar com frequência, para que se evite o acúmulo de sujeira e o aparecimento de fungos, evitar deixá-lo em um local com umidade, já que isso pode estragar o tecido de forma permanente, ao carregar escova e pasta de dentes.

Também utilize outra embalagem, que não deixe a umidade destes objetos passar para o tecido e não coloque objetos cortantes, como tesouras ou escovas de cerdas duras, sem uma proteção adequada (como uma capa plástica).

Necessaire em tecido e uma máquina de costura.
Máquina de costura que facilita a confecção de uma necessaire em tecido.

Como fazer necessaire em tecido?

Com a correria do dia a dia, não há nada melhor que ter os itens que você costuma utilizar dentro da sua bolsinha, não é verdade? Que tal aprender como fazer uma necessaire em tecido?

É necessário saber como utilizar a máquina costura para cada tipo de criação, quais materiais que se deve utilizar e entre outras técnicas.

É bom frisar que confeccionar a necessaire em tecido pode ser uma tarefa complexa, tanto para um iniciante quanto para um profissional. Depende do tipo de trabalho que será realizado. Um modelo simples pode ser elaborado por um iniciante. Já outros modelos podem precisar de um trabalho mais engenhoso, criativo e técnico.

Lista de materiais

Para criar esse tipo de produto em tecido você vai precisar contar com seguintes materiais: tecidos com as cores ou estampas de sua preferência, linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos, tesoura, fita métrica, alfinetes para costura, agulha de mão, ferro para passar roupas, giz ou lápis para costura, zíper com a cor combinando com os tecidos escolhidos.

Máquina de costura ideal

Todas máquinas podem fazer esse trabalho. Mas como é relativamente fácil de ser realizado, mesmo que para um modelo que seja mais trabalhado ou um modelo confeccionado de modo mais simples, o ideal é utilizar máquinas de costura portáteis, sobretudo, aquelas para iniciantes.

Se o seu objetivo é adquirir uma máquina com o simples propósito de fazer uma necessaire em tecido sem muitos detalhes ou trabalhos que não requerem tanta dificuldade, um modelo mais simples pode dar conta do recado. Ou seja, não há necessidade de ter uma máquina mais robusta para este tipo de trabalho.   

Mas se você pretende fazer não somente trabalhos como esse e, sim, confecções mais elaboradas, além desse tipo de necessaire, é recomendável adquirir uma máquina com mais pontos e diferenciais que fazem valer a pena a sua compra.

Utilizada por muitas costureiras para criar artesanatos, reparos e ajustes, a máquina de costura portátil ou doméstica é aquela máquina que encontramos em pequenos ateliês.

É o tipo de máquina de costura que pode ser facilmente transportada. São pequenas, leves e compactas.

Passo a passo

É necessário seguir alguns procedimentos corretos, como: usar um prato como molde, saber como utilizar o tecido, saber como combinar as cores, como pregar um zíper, como fazer uma margem de costura no avesso do tecido para guiar o fechamento do necessaire em tecido, como colocar alfinetes em todo o tecido para garantir que ele não saia do lugar e remover os excessos de tecido com a tesoura para alinhar a costura e dar acabamento. São pequenas dicas para a realização de um modelo

Há ainda outros dois tipos. Cada um com seu estilo e trabalho técnico empregado de forma diferente. Ambos requerem habilidade e precisão no manuseio dos materiais utilizados.

Confira um modelo de necessaire estruturada e um tipo de necessaire feita com tecido geométrico.

 post

Como vender necessaire em tecido?

Confeccione uma grande variedade de cores e modelos para que você consiga agradar a todos seus clientes. Afinal, os gostos são diferentes e nem sempre será possível atender o seu público de modo assertivo.

Pode-se optar por fazer um modelo mais fácil de ser confeccionado ou um modelo que você acredita que seus consumidores irão aprovar. No entanto, o que deve prevalecer é a variedade de modelos criados para que aumente suas vendas e a visualização de um portfólio mais criativo e com mais opções de escolha.

Crie modelos com fundo único e com divisórias, afinal nesse quesito os gostos também se diferem bastante.

Existem mulheres que preferem guardar todas as maquiagens e cosméticos em um único espaço, deixando os produtos misturados. Por outro lado, há mulheres que preferem separar os produtos, com batons em um compartimento e sombras em outro.

É importante diversificar nas opções de fecho. Crie peças com zíperes, botões, velcros e botões de pressão, já que cada cliente prefere um modo de fechar, evitando que produtos se percam dentro da bolsa, caso ela abra em algum momento.

Para divulgar efetivamente seu negócio, pode-se fazer um dia de bazar em sua casa e convidar seus amigos e amigas para fazerem uma análise sobre o trabalho realizado.

Ações estratégicas de divulgação podem ser feitas em seu bairro por meio de folders ou cartões distribuídos nas casas e apartamentos e, é claro, em suas redes sociais.

Não se esqueça também de visitar comércios e empresas no horário do almoço com um material diversificado para que seus consumidores possam ter um contato mais próximo. Dessa forma, os produtos poderão ser melhores explicados por você e, ao mesmo tempo, o comprador criará uma maior confiança do seu trabalho.

Procure por mercados onde poderá ocorrer uma procura por esse tipo de produto. Salões de beleza, academias e clínicas de estética podem ser visitadas semanalmente ou a cada 15 dias, para que você mostre todos os modelos criados de forma simples e rápida.

Quanto devo cobrar pela necessaire em tecido?

Depende do local onde será comercializado e da região que será alvo da oferta.

Por exemplo, caso você seja uma costureira, de um ateliê aconchegante, bonito e elegante, com uma clientela na sua região de poder aquisitivo relevante, o valor cobrado deve ter um preço condizente com as condições apresentadas. Que seria um valor considerado alto.

Por outro lado, se seus clientes são mais simples, com renda mais baixa e o seu ateliê também não possui tanta infraestrutura ou caso você atenda dentro de sua casa, o valor cobrado não pode ser alto. Precisar se adequar aos padrões impostos pelo cenário apresentado.

Como podemos perceber a questão do valor a ser cobrado se refere a região, ao local e o tipo de consumidor. Quanto maior o poder aquisitivo e, caso seu espaço esteja inserido em uma região de alto valor, maior será o valor cobrado. Do contrário, quanto menor o empoderamento tanto da localidade quanto dos consumidores, menor será o valor.

Marketplaces de artesanato para vender pela internet

As oportunidades para esse tipo de negócio são excelentes. Mas é bom saber como funciona o mercado para fazer com que suas peças tenham uma visibilidade maior. 

Primeiramente para vender qualquer produto na internet, você deve analisar a seguinte questão: ter uma loja virtual ou  vender seus produtos em marketplaces.

São dois canais que podem ser conferidos no e-commerce. Enquanto a loja virtual possibilita que você consiga se destacar sem a presença de outros concorrentes. Os shoppings virtuais (marketplace) podem oferecer melhor condição de visualização das suas bolsinhas, mesmo contando com a concorrência.

A maior variedade de produtos e diferentes marcas se faz presente nesse nicho de mercado. Por outro lado, você pode desenvolver um negócio ousado, criativo,  lucrativo e mais fidedigno via loja virtual.     

Sabe-se que o marketplace tem um potencial de crescimento considerável. E isso significa que você cada vez mais tem oportunidades para ofertar suas confecções.

linhas
Rolos em diversas cores para que você faça necessaire em tecido

Inspirações e ideias para necessaire em tecido

Pode-se fazer várias confecções com tecido. Especialmente sob a forma de uma necessaire. O reaproveitamento faz com que a costureira consiga inovar ao ponto de confeccionar novos tipos: em tecido para maquiagem, em tecido patchwork, em tecido para lembrancinhas e em tecido com divisórias. 

Deve-se ter técnica para poder realizar o trabalho. Um iniciante talvez não consiga desenvolver esse tipo de costura. É necessário ter habilidade para moldar, trabalhar com materiais que necessitam maior expertise na área e conhecer técnicas como, por exemplo, o log cabin.

Mas como fazer um log cabin? Ele começa com uma peça central, normalmente um quadrado, as tiras são costuradas em sequência, alternando entre cores claras e escuras.

Necessaire em tecido para maquiagem

Um profissional consegue desenvolver a confecção. A complexidade é tanta que o resultado final pode terminar depois de uma hora. É mais do que necessário ter habilidade para fazer os moldes necessários.

Necessaire em tecido patchwork

Como já mencionado, para realizar esse tipo de costura é fundamental conhecer e saber a técnica do log cabin. Deve-se saber unir tecidos com uma grande variedade de formatos variados. É direcionado mais para um público entre intermediário e profissional. 

Necessaire em tecido para lembrancinhas

Direcionado também para o nível profissional.

Necessaire em tecido com divisórias profissional

A confecção de retalhos nesse tipo de costura também deve ser feita por um profissional.

Modelos personalizados

Para  confeccionar modelos personalizados não é uma tarefa das mais simples. Requer técnica, conhecimentos de materiais e muita precisão.

máquina de costura para iniciantes
Costureira fazendo um trabalho que requer muita precisão

Conclusão: aprender a fazer necessaire pode ser rentável

Agora que você já sabe como fazer necessaire em tecido, siga as orientações já passadas, como: qual máquina de costurar utilizar, que tipo devo confeccionar, quais materiais utilizar no trabalho, onde e como vender a bolsinha e quais estratégias de venda para divulgar os seus produtos.

Seja criativo, utilizando diversas cores para que se crie produtos variados. Você precisa ter várias opções para agradar a todos os seus clientes. Principalmente, mulheres que desejam ter em mãos de maneira mais fácil seus itens de maquiagem e outros produtos de uso diário.

A escolha da máquina também é um ponto importante na hora de realizar um negócio como esse. Mesmo para trabalhos que requerem uma maior complexidade é recomendável utilizar máquina de costura portáteis, já que se trata de uma confecção relativamente simples. Dependendo da necessaire em tecido e volume a ser confeccionado, o trabalho pode ser destinado para um iniciante ou um profissional.

Em tecido patchwork; tecido para lembrancinhas ou modelos personalizados requerem um aparato mais técnico, um trabalho mais minucioso e detalhado por parte do costureiro ou costureira.

Sabe-se que a máquina de costura doméstica certamente é a melhor opção para trabalhar em casa ou até mesmo em negócios que não necessitam de tanto tempo de produção.

A Elgin conta com diversos modelos de máquina de costura que atende por completo toda sua necessidade. 

A trajetória de sucesso da empresa que atua há mais de 67 anos teve início, inclusive, com a fabricação de máquinas no ano de 1953. De lá para cá, a marca se tornou uma das referências no setor.

Conheça máquinas de costura Elgin que auxiliam a confecção:

Genius Plus JX-4035

Máquina de costura da Elgin para profissional.

Possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, a máquina de costura faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Futura JX-2040

Máquina de costura para iniciante.

Portátil, com alça para transporte, é perfeita para uso doméstico. Com 10 pontos, ela é ideal para pequenos reparos tem caseador automático, faz costura zig zag (3 larguras), possui três pontinhos e braço livre.

Prátika JX-2051

Máquina de costura para iniciante.

Máquina de costura portátil, prática e completa. Ela faz 9 tipos diferentes de pontos entre utilitários e decorativos, possui braço livre que permite realizar costuras tubulares em barras de calças e punhos de camisas. Também conta com cortador de linha na tampa frontal e estrutura interna com material reforçado.

Gostou do texto? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.