Costura 09/11/2021 | 7 min. de leitura

Entenda como fazer costura invisível

Entenda como fazer costura invisível

A costura invisível é um tipo de costura utilizada para dar acabamento às peças de vestuário, bonecas em tecido, almofadas e outras confecçõesTrata-se de um tipo de confecção bastante utilizada para finalizar costuras que começaram a ser feitas no avesso e precisam ter um acabamento.

Por exemplo, blazers, coletes, bolsas com forro e travesseiros sem zíper. Também pode ser usado em peças de crochê e tricô.

Sabendo da importância desse tipo de costura, ensinaremos como fazer uma costura invisível, quais as melhores máquinas para fazer e responderemos outras dúvidas sobre a bainha invisível.

Como fazer costura invisível?

A costura invisível feita com máquina de costura oferece praticidade. Os acabamentos se tornam práticos e rápidos. O ponto invisível também pode ser feito à mão, mas com a máquina de costura sua confecção fica mais precisa, profissional e técnica.   

Utilizar linhas correspondentes é o primeiro procedimento para tornar a costura invisível. E se você não encontrou o fio correspondente mais próximo, utilize um tom mais escuro. Afinal, cores mais claras se destacam mais do que as escuras. 

Também passe uma linha na agulha e não amarre as duas extremidades em um nó, para que você possa costurar com uma única linha.

Se você tem um fio forte, um fio único pode ser o suficiente para segurar a bainha, embora para costurar talvez seja necessário o uso de um fio duplo. 

A costura invisível com essa máquina fica profissional, precisa e técnica

Como costurar uma bainha invisível com máquina de costura?

Meça o comprimento desejado e marque na peça de roupa. Essa marcação servirá de guia para dobrar o tecido para que a bainha não fique longa ou curta demais.

Em seguida, faça outra marcação – quatro centímetros abaixo da primeira e corte o pano que sobrar para baixo dessa segunda marca.

Faça costura zigue e zague na borda do tecido para que ele não desfie com o uso. Dobre a barra da peça na altura da marcação, no sentido direito para o avesso (de fora para dentro). Coloque alfinetes para impedir que a dobra saia do lugar na hora da costura.

Vire a peça do lado avesso, selecione o ponto de barra invisível da sua máquina de costura e veja se a costura não está indo fundo demais e nem danificando o tecido. No final, desvire a peça e retire os alfinetes.

Como fazer barra invisível na máquina de costura?

Selecione o ponto de barra invisível na máquina. Deixe a barra com zigue-zague para fora da direção da agulha e comece a costurar. Finalize com retrocesso para que a barra não desmanche.

Troque o pé calcador pelo de barra invisível (caso sua máquina não tenha, use o calcador comum). O calcador de barra invisível funciona como guia.

Como fazer ponto invisível em viés?

O viés é um tipo de acabamento para aquelas peças que não têm forro. Trata-se de uma opção para quando você desejar ter uma roupa mais leve. Há algumas maneiras de colocar o viés e como deixá-lo mais estruturado. Pode ser usado em tecidos finos e grossos.

A máquina reta industrial é utilizada para atender grandes demandas de peças. É uma máquina de costura de porte maior que trabalha com tecidos pesados e grossos, como jeans, lona e couro.

Os tecidos mais comuns dos rolos prontos são o algodão e o cetim de poliéster. Existem diferentes larguras, sendo as mais comuns 24mm e 50mm.

Em tecidos finos, você pode passar o viés e dobrá-lo na metade. Coloque a sua borda rente ao item que deseja arrematar. Alfinete, alinhave e costure com um ponto de 1,5mm. 

Você pode adicionar o viés para arrematar decote, cava, fazer barra ou até mesmo como o acabamento de uma margem de costura.

Leia também:

Dicas para costura invisível 

As máquinas de lavar auxiliam muito em nossas tarefas no nosso dia a dia. A lavagem e a secagem feitas incorretamente interferem muito na fibra do tecido e na costura. Siga alguns cuidados:

Quando passar ferro nas roupas tenha cuidado com tecidos finos e estampados. Passe sempre do avesso e com a temperatura ideal para cada tipo de tecido.

Como fazer costura invisível em jeans?

Utilize tecidos da mesma cor que você está trabalhando para que não fique visível a restauração. Conserte sempre do lado do avesso.

Como fazer costura invisível manualmente?

  1. Para garantir que a linha não se solte, com agulha em mãos, passe uma linha de costura, una suas pontas e dê alguns nós.
  2. Passe a agulha de dentro para fora, próximo aos últimos pontos de máquina.
  3. Passe a agulha na margem do tecido, na parte interna e passe também pela margem interna do outro lado do tecido e puxe a linha.
  4. Repita esse mesmo passo do outro lado do tecido, onde a agulha saiu. A costura parecerá um zigue-zague.
  5. Finalize esticando a linha, mas não muito para que não arrebente. Dê mais alguns nós e corte a linha.

Qual é a melhor máquina para fazer costura invisível?

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas para esse tipo de acabamento, são máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou de um profissional. Modelos para uso doméstico que possuem mais funcionalidades e outros tipos que são destinados para um primeiro contato.

Premium JX-10000

A máquina de costura faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, que podem ser selecionados em seu painel LCD para os mais diversos tipos de costura e aplicações.

Conta com uma opção de mesa extensora (vendida separadamente) que possibilita a costura de peças maiores e tubulares.

Genius Plus JX-4035

A Genius Plus possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo.

Faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Futura JX-2040

Com 10 pontos para sua costura ficar ainda mais fácil. Portátil e com alça para transporte, é perfeita para uso doméstico.

Costura invisível, um acabamento com mais estilo na máquina de costura

A arte de fazer costura invisível ou ponto invisível, embora possa ser feita manualmente, fica mais profissional, prática e rápida com o auxílio das máquinas de costura. 

Alguns tipos de calças sociais e de alfaiataria ou vestidos e saias de tecidos mais refinados como seda, necessitam de uma barra especial: a barra invisível ou costura invisível.

E fazer uma barra comum, simples (pontos seguidos) não é adequado para esses tecidos, já que a costura ficará marcada demais.

Um bom exemplo de costura invisível é em uma boneca. A costura da peça é feita à máquina pelo lado avesso. Ao desvirar o tecido, é feito o preenchimento da boneca com enchimento acrílico ou outro apropriado e, nesse pequeno espaço entre os dois tecidos onde o enchimento foi feito, é aplicada a costura.

A execução do ponto invisível é feita passando a agulha por dentro da trama do tecido, o que evita, assim, que o fio utilizado na costura fique aparente. Se bem executado, o resultado é um acabamento delicado e praticamente imperceptível. 

Dicas fundamentais para fazer costura invisível: sempre fique atento para que o fio permaneça por dentro da peça e a costura permaneça alinhada.

Também busque por máquinas de costura que realmente consigam tornar esse acabamento em um trabalho de muito bom gosto.   

Veja o vídeo e entenda como funciona essa máquina de costura

A Elgin conta com diversas máquinas que vão lhe ajudar nesse retoque que você precisa ter nas suas peças de roupa. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.