Costura 22/10/2021 | 4 min. de leitura

Quais os principais tipos de tecido de roupa? 

Quais os principais tipos de tecido de roupa? 

Para quem está se aventurando no mundo da costura, a escolha correta dos tipos de tecido de roupa é uma das primeiras lições a serem aprendidas. Isso porque, a se o tecido não for adequado, a peça ficará com problemas de modelagem e caimento, podendo até ser descartada.

É comum escolhermos tecidos somente pela estampa, sem se atentar a outros detalhes como a qualidade das tramas, se é transparente ou se possui elastano. Esses detalhes não podem passar despercebidos, e para te auxiliar, reunimos informações sobre os principais tecidos que estão disponíveis no mercado têxtil brasileiro.

Composição dos tecidos

As fibras podem ser naturais, artificiais ou sintéticas. Cada uma tem características específicas. Veja:

As fibras naturais como linho, lã, seda e algodão são de origem animal ou vegetal. Essas fibras costumam ter maior durabilidade e não acumulam odores ruins, já que não esquentam tanto como outros tecidos.

As fibras sintéticas, como poliamida e poliéster, são obtidas principalmente através do petróleo e do carvão mineral, não há nenhuma porcentagem de fibras naturais na confecção desse tipo de fibra.

Já as fibras artificiais como viscose, lyocel e modal contêm fibras naturais em sua composição, porém passam por procedimentos químicos em seu processo de confecção. Esses tecidos amassam pouco e secam mais rápido.

Principais tipos de tecido de roupa

Linho

O linho é de origem vegetal e por seu processo não envolver outros componentes, ele é visto como um tecido nobre. Com alta durabilidade e resistência, esse tipo de tecido é ideal para produção de camisas sociais e roupas de cama, porém, outra característica é que o tecido amassa com facilidade. O linho pode ser misturado a outros tecidos como viscose e algodão, melhorando o caimento da peça e tornando mais em conta.

Seda

A seda é extraída através do casulo do bicho-da-seda, possui ótimo caimento e é indicado para roupas de festas, por ser um tecido nobre e delicado. Importante não expôr o produto ao sol para não desbotar a peça.

Algodão

O algodão é considerado a fibra mais utilizada no mundo, existem hoje quatro tipos de algodão: o asiático, o egípcio, o sea-island e o upland. Esse tecido tem alta capacidade de absorção ao tingimento, e pode ser levado e passado sem ser danificado, além de proporcionar maior conforto ao corpo. O tecido também absorve melhor o suor, evitando odor nas peças.

Viscose

A viscose é considerada uma fibra artificial, já que é fabricada a partir da celulose, retirada de plantas e árvores. As roupas confeccionadas em viscose são leves e frescas, indicadas para dias quentes, absorvem a umidade e secam rapidamente, porém, assim como a seda, a viscose tende a amassar com facilidade.

Poliéster

O poliéster tem origem sintética, é um tecido popular com grande versatilidade e resistência, seca rapidamente e tem preço acessível, pode ser usado para fabricação de camisas, calças, estofados e roupas de cama, podem ser misturadas a fibras naturais.

Poliamida

O poliamida, também chamado de nylon, é muito resistente e não absorve humidade, por esse motivo seca rápido, muito usado para confecções de roupas de academia e lingeries.

Tencel

O tencel é semelhante a viscose, só que é à base de celulose de madeira. O tecido é confortável, resistente, macio, tem aparência bonita e elegante, porém, uma desvantagem é o processo de produção, que tem valor elevado.

Apresenta propriedades antibacterianas e alta capacidade absorção, a fibra é relativamente nova no mercado, sendo inventada há pouco mais de 30 anos, outro fator importante é que o processo de confecção do tencel é considerado menos danoso ao meio ambiente.

Como escolher o tecido correto?

Primeiro, é importante saber qual será o tipo de tecido, isso vai determinar o caimento da peça e quais as necessidades daquele tipo de roupa, se a peça vai precisar de zíper, botões, ombreira, detalhes de outro tecido, por exemplo.

Também entender qual é a propriedade do tecido que você vai comprar, se a peça for para moda praia, avalie se o tecido é resistente ao calor, assim, a durabilidade do modelo será maior, se deseja confeccionar roupas fitness, verifique se o tecido possui boa elasticidade e proteção solar.

Além disso, confira a qualidade das estampas e cores, a estampa digital permite que as cores permaneçam vivas mesmo com diversas lavagens.

Agora que você já aprendeu sobre os principais tipos de tecido de roupa, é hora de colocar seus conhecimentos em prática e começar a costura! Conte com os maquinários da Elgin para facilitar seu trabalho, temos diversos modelos de máquinas de costura que vão te auxiliar em todo processo de confecção da sua peça.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.