Eletroportáteis 13/10/2021 | 4 min. de leitura

Dicas que vão facilitar sua vida na hora de passar roupa

Dicas que vão facilitar sua vida na hora de passar roupa

Preparamos dicas úteis para a hora de passar roupa que vão tornar essa atividade mais simples e rápida

Uma das tarefas de casa que mais são evitadas é a de passar roupa. Isso porque a atividade demanda tempo e atenção, principalmente com roupas mais amassadas ou com tecidos delicados.

Mas a boa notícia é que esse trabalho pode ser realizado de maneira mais fácil e rápida do que se está acostumado. Separamos ótimas dicas para te ajudar a essa tarefa, tão comum, menos incômoda.

Sacuda as roupas quando tirar da máquina de lavar

Essa é uma dica simples, mas que pode fazer diferença na hora de passar roupa, sacudir as roupas depois que tirar da máquina de lavar com força ajuda a deixar o tecido esticado, eliminando parte dos amassados e vincos.

Coloque as peças para secar em cabides

Roupas que o tecido tende a amassar com mais facilidade, como linho e seda, devem ser colocados em cabides para secarem uniformemente, outros tecidos como malha e poliéster, podem ser estendidos diretamente no varal sem problemas.

Tente passar as roupas levemente umedecidas

Se for possível, tente passar as roupas ainda umedecidas, elas não podem estar muito molhadas, mas se estiverem úmidas, retire do varal, e já comece a passar. As roupas umedecidas são mais fáceis de desamassar, assim, o processo ser torna menos demorado.

Não dobre as peças depois de secas

É muito comum que as pessoas, depois de recolher as roupas do varal, jogue-as no cesto de qualquer jeito, assim, as peças ficam amarrotadas, tornando a tarefa de passar ainda mais demorada.

Se não puder passar assim que tirar do varal, dobre as peças com atenção e coloca em uma pilha, verifique também se algumas roupas já podem ser guardadas diretamente no guarda-roupa, sem precisar passar.

Um truque antigo: papel alumínio

Essa dica para passar roupa é antiga, mas ainda muito válida. Na tábua, coloque uma folha de papel alumínio por baixo da manta ou tecido utilizado para apoiar as roupas. Deixe a parte brilhante para cima. 

O papel alumínio retém calor e ajudará a manter a temperatura do ferro de passar por mais tempo. Assim, você não terá que virar as peças muitas vezes para desamassar dos dois lados. 

Use um borrifador para umedecer as peças

Em nossa rotina corrida, muitas vezes não é possível passar as peças assim que tiramos do varal. Nesse caso, opte por usar um borrifador para umedecer as peças no momento de passar.

Você pode comprar a solução pronta, ou então fazer a solução caseira com água e um pouco de amaciante. O objetivo é amaciar as fibras do tecido para facilitar a tarefa. Basta borrifar um pouco na peça antes de passar.

Se atente a esses detalhes:

  • Escolha a tábua de passar que possa ser regulada para a sua altura, evitando dores nas costas, no pescoço ou nos braços. Caso prefira passar roupa sentada, use uma cadeira com encosto, deixará a tarefa mais confortável.
  • Antes de usar ferro de passar roupa, deixe-o esquentar bem, mas tenha cuidado ao manuseá-lo.
  • É importante, ao passar, parar a cada meia hora para descansar, relaxar e alongar os braços, as pernas e as costas.
  • Antes de iniciar a passagem das roupas, certifique-se se estão bem enxaguadas. Resíduos de sabão ou de qualquer outro produto utilizado na lavagem podem manchar o tecido quando entrarem em contato com o calor e o vapor do ferro.
  • Procure deixar o fio solto para facilitar na hora da passagem, evitando que fique preso em alguma parte da tábua ou que bagunce a roupa estendida na tábua.
  • Para fixar os vincos e as pregas das roupas com mais facilidade, utilize o calor e o vapor do ferro.
  • Ao passar cortinas, ou roupas em cabides, utilize o recurso do vapor vertical, mantendo uma pequena distância do tecido e fazendo movimento de cima para baixo.
  • No final da tarefa, é importante conferir se o ferro está desligado e mantê-lo em um local e que possa esfriar sem ocasionar dano.
  • Para prolongar a durabilidade do ferro, após o uso, remova a água do reservatório e guarde-o na vertical.

Escolha um ferro de passar que facilite a tarefa

Não adianta usar todas as dicas acima para passar roupa e não ter um bom ferro de passar para simplificar essa atividade. A Elgin lançou recentemente uma linha de ferros de passar a vapor, com base de cerâmica, que facilitam o seu trabalho. Veja os modelos:

Ferro a Vapor Iron Light

O modelo tem controle de temperatura gradual e mais autonomia em seu uso, Design compacto, proteção de superaquecimento e vapor vertical.

O Ferro a Vapor Iron Light possui uma base cerâmica, spray frontal, controle de temperatura gradual e base com poupa botões.

Ferro a Vapor Iron Glide

Sistema anti-gotejamento que evita manchas de água em baixas temperaturas, mais rápido e mais fácil de passar as suas roupas.

Ferro de cerâmica com vapor vertical, 5 Ajustes de Temperatura, Auto-Limpeza e Tanque 280 ml.

Ferro a Vapor Iron Steam Pro

O modelo com base de cerâmica emite vapor vertical, possui turbo vapor e tanque extra.

O Ferro a Vapor Iron Steam Pro contém um tanque extra que suporta até 480 ml de água, emite vapor turbo e possui um sistema de auto-limpeza.

O que achou das dicas para passar roupa? Já sabia de alguma dessas? Comente abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.