Aprenda como dimensionar o ar-condicionado

Guilherme Neves - 12/12/2020

Entenda como fazer costura invisível

Guilherme Neves - 12/12/2020

Qual é a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

Guilherme Neves - 12/12/2020
imagem de um ar-condicionado
imagem de uma máquina de costura.
imagem de um climatizador em uma sala de estar

Você sabe como utilizar climatizador e ar-condicionado? Conhece a importância de cada um para sua casa e entenda a diferença entre climatizador e ar-condicionado.

O climatizador de ar refresca os ambientes, mas não chega a resfriá-los ou aquecê-los. Quer ter um ambiente apenas um pouco mais fresco, mas não gelado? Busque por um climatizador que é ideal para o verão.

Os dois são práticos. Tanto o climatizador ou ar-condicionado. Um ar-condicionado portátil oferece uma instalação fácil e rápida, além da mobilidade para levá-lo nos cômodos. Assim como os climatizadores, que podem ser transportados facilmente pelos ambientes da sua casa.  

A temperatura do ar-condicionado acionada de forma abrupta acaba por gerar um consumo energético maior do que quando ele está atuando na temperatura dentro do normatizado.

Mesmo que o ar-condicionado consuma mais energia elétrica do que o climatizador, modelos como o inverter fazem valer a pena o investimento. 

A vantagem de ter um ar-condicionado inverter é que seu uso permite uma economia de energia de até 40% em relação ao modelo convencional.

Ar-condicionado inverter é a garantia de economia de energia

Diferença entre climatizador e ar-condicionado

O ar-condicionado refrigera e substitui o ar quente do ambiente. Já o climatizador funciona muito bem na hora de refrescar a sua casa, embora não tenha capacidade de refrigerar.

O climatizador é bastante indicado para quarto de crianças. De acordo com os especialistas, principalmente os bebês recém-nascidos não devem respirar um ar muito frio, porque pode ocorrer um ressecamento das vias aéreas, fazendo com que ele acorde com mais frequência.

Qual devo escolher? 

O ar-condicionado inverter é uma ótima opção para quem procura deixar o ar-condicionado mais gelado no verão. É a economia de energia garantida. No entanto, caso queira optar por outro modelo, o portátil pode ser a solução.

Os climatizadores são mais indicados para quem tem problemas respiratórios como asma e bronquite e para quarto de crianças.

Cada modelo possui sua especificidade e importância em dias de calor. Com a chegada do verão, o ar-condicionado ou climatizador são opções que podem lhe atender.

Mas para fazer a escolha certa é fundamental conhecer a diferença entre climatizador e ar-condicionado. Os pontos positivos e negativos de cada aparelho.

Leia também: Máquina de costura industrial: tudo o que você precisa saber
Conheça a impressora industrial da Elgin: a opção que protege seu investimento
O que é terminal de autoatendimento: tipos e como instalar

Vantagens e desvantagens do climatizador

A vantagem do climatizador em relação ao ar-condicionado é a economia oferecida pelo climatizador de ar no consumo de energia. Até mesmo fazendo um comparativo com os modelos de ar-condicionado mais econômicos, ele gasta menos energia elétrica. 

É companheiro do meio ambiente. Não libera nenhum tipo de gás quando está em funcionamento.

De simples instalação, ele oferece também portabilidade. Afinal, ele pode ser levado para qualquer cômodo da sua casa sem necessitar uma adaptação ou instalação que precise ser melhor planejada.

Possui a função de umidificação do ar, filtra o ar que entra no ambiente e oferece um excelente conforto térmico. Ressalta-se que nem todos os tipos conta com a opção de aquecer um ambiente em dias frios. 

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado

Tanto o modelo inverter quanto os modelos tradicionais operam na mesma velocidade.

Mas com o ar-condicionado inverter, você estabiliza a velocidade do compressor e vai ter menos desgaste no motor e menos ruídos, além de manter a temperatura constante e desejada no clima ideal.

Sua tecnologia faz com que o seu compressor nunca seja desligado. Não há incidência de picos de voltagem, que costuma acontecer no ato de ligar novamente o aparelho.   

A utilização correta de um sistema de ar-condicionado pode contribuir bastante para o estado de saúde das pessoas que se encontram em espaços fechados.

Já quanto às suas desvantagens, podemos destacar: preocupação maior com a manutenção, valor menos acessível do que o climatizador e nem todos os modelos são silenciosos e práticos.

Isso sem contar que a instalação precisa ser melhor analisada. O cálculo do dimensionamento do ar-condicionado se faz mais do que necessário para ter uma  economia de energia considerável.

imagem de ar-condicionado
Ar-condicionado instalado corretamente traz conforto para você

Mercado de climatizador e ar-condicionado

O mercado conta com modelos eficientes e práticos. Fique por dentro das soluções apresentadas pela Elgin, que, sem dúvida, irão atender você. Conheça as principais novidades:

Magic Air

Trata-se de um climatizador pessoal, pequeno, portátil e eficiente. Ele climatiza, ventila e umidifica o ar.

Possui reservatório iluminado LED com 7 cores diferentes no mesmo aparelho – branco, verde claro, azul, verde, amarelo, violeta e vermelho – é silencioso e consome pouca energia.

imagem de um climatizador

Climatizador FCE

Climatiza, ventila e ioniza o ar. Tem tamanho compacto, puxador lateral para facilitar o transporte, além de painel eletrônico e suporte para controle remoto.

Também conta com compartimento para gelo, encaixe ao enrolar o cabo e tanque de água de 7,5 litros.

imagem de um climatizador

Eco Inverter

Com design clean, o modelo disponível nas versões Frio e Quente/Frio elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente e dispõe de tecnologia ECO Inverter – mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

imagem de um ar-condicionado

Eco Cube

Prático e fácil de instalar. Oferece capacidade de 9.000Btu/h. Possui design moderno e clean, tem controle remoto, puxadores laterais e rodinhas que auxiliam no transporte para diversos ambientes.

imagem de um ar-condicionado portátil

Conclusão: Ar-condicionado e climatizador, soluções para você em dias de verão

Na hora de escolher, você já sabe a diferença entre climatizador e ar-condicionado? 

Assim como alguns modelos de ar-condicionado, o climatizador de ar também tem modelos que podem aquecer o ambiente através da função quente e frio.

Dessa forma, ele continua funcional durante o inverno, naqueles dias em que a temperatura pode cair abruptamente ao ponto de trazer aquele friozinho.

Confira mais sobre os climatizadores da Elgin

O climatizador conta com um reservatório de água. Antes do uso, é abastecido com água gelada ou gelo. O ar é puxado e enviado ao ambiente carregado de gotículas de água evaporadas, o que faz com que a temperatura do ambiente seja reduzida.

Se você mora em locais onde faz mais frio, é ideal utilizar um aparelho com a função de aquecimento. Com o climatizador, atuando tanto no modo quente quanto no frio, a temperatura pode ficar mais agradável durante o ano inteiro.

Vale seguir algumas orientações para ter o ar-condicionado atuando na sua melhor performance:

Para que as trocas de ar sejam realizadas com sucesso é necessário que as saídas de ar da condensadora (unidade externa), instalada do lado de fora do ambiente climatizado, estejam sempre desbloqueadas.

Também cheque as pilhas do controle. Sempre utilize pilhas alcalinas. Elas duram mais, não causam danos ao aparelho e seu uso diminui o tempo de troca. 

Gostou? Confira outros textos no blog!