Ar-condicionado 04/12/2020 | 6 min. de leitura

Aprenda como dimensionar o ar-condicionado

Aprenda como dimensionar o ar-condicionado

Para que o ar-condicionado consiga refrigerar de forma eficaz ou trabalhar corretamente é necessário que esteja bem dimensionado no ambiente. Mas, afinal, você sabe como dimensionar ar-condicionado?  

Os aparelhos de menor capacidade conseguem desempenhar de forma satisfatória nos cômodos menores da casa. Por outro lado, aparelhos mais potentes apresentam melhores resultados em espaços maiores.

Caso seu ar-condicionado esteja instalado incorretamente, conte com o auxílio de um profissional técnico. Ele deve ser requisitado para constatar sua capacidade.

Outro ponto importante: se a capacidade térmica do ar-condicionado for inferior ao que o ambiente necessita, ele poderá trabalhar em excesso, não conseguindo climatizar todo o ambiente e chegando ao ponto de que o compressor fique oscilante.

imagem do ar-condicionado
Como dimensionar ar-condicionado?

O que é dimensionar o ar-condicionado?

Dimensionar o ar-condicionado é instalá-lo de acordo com o tamanho e necessidades do ambiente para que ele consiga trabalhar de forma eficiente.  

Na hora de adquirir um ar-condicionado você pode preferir um modelo que tenha capacidade alta ou um modelo com capacidade menor. 

Para instalar o ar-condicionado, seja em uma casa ou no ambiente comercial, é fundamental saber como dimensionar corretamente o aparelho

Ressalta-se que um ar-condicionado subdimensionado, que é um aparelho pequeno em comparação ao ambiente e a demanda, não vai ser eficiente no objetivo de climatização.

Por outro lado, um aparelho maior do que o necessário, sem dúvida, trará um gasto excessivo e desnecessário de energia elétrica. 

O que significa BTUs?

São unidades usadas para medir a capacidade do ar-condicionado. O BTU mede a quantidade de energia necessária para diminuir a temperatura. A sigla vem de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica.

Calcular os BTUs é o que você precisa para saber qual é o modelo mais adequado para sua casa. Na hora da compra do produto, você deve informar o tamanho de seu cômodo para se orientar com o profissional ao ponto de realizar a melhor escolha. 

Leia também:

Dicas de como economizar energia elétrica
Tudo sobre decoração e iluminação
Como fazer descarte de pilhas?

Como dimensionar ar-condicionado?

São vários fatores que você deve saber para dimensionar o seu ar-condicionado. Fique por dentro de algumas medidas e especificidades de um projeto de climatização

Tamanho do espaço 

A evaporadora e a condensadora do ar-condicionado devem ser escolhidas e instaladas mediante às especificidades de cada espaço.

Utilidade do espaço 

Cada cômodo tem uma utilidade diferente. Seja um quarto ou um escritório, há diferença de funcionalidade no dia a dia. A presença de aparelhos ligados à rede elétrica e a quantidade de pessoas que frequentam os ambientes são fatores analisados. 

Incidência do sol 

Sabe-se que não é recomendável que o ar-condicionado receba a incidência direta do sol. Isso limita os pontos de instalação. 

Portas e janelas 

O projeto de climatização avalia se é necessário ter uma cortina de ar, já que o fluxo natural da circulação do ar também é medido. 

Disposição da rede elétrica 

Quanto maior a capacidade do ar-condicionado, maior a necessidade de energia elétrica. Para dimensionar a instalação, avalie a disposição da rede nos pontos em que o ar-condicionado esteja presente.

Como fazer o cálculo de BTUs?

O cálculo considera os elementos como a temperatura média da região, a quantidade de aparelhos eletrônicos ligados, presença de móveis no espaço e entre outras questões. 

Para que serve o cálculo de carga térmica? Ele facilita a melhor escolha do ar-condicionado para as empresas.

O que devo fazer para calcular o dimensionamento do ar-condicionado?

Para saber quantos BTU/h o seu ar-condicionado necessita ter para atender de forma eficiente, residências e salas comerciais, o ideal é procurar um profissional em climatização que faça uma análise mais detalhada do ambiente.

Escolha a quantidade correta de BTUs

É muito importante que você saiba qual é a capacidade exata do ar-condicionado para poder dimensioná-lo no ambiente desejado. 

Por exemplo, caso queira economizar, não é aconselhável escolher um produto com menor quantidade de BTUs e colocá-lo em um espaço maior. O resultado não vai ser satisfatório. 

O consumo de energia poderá ser maior, já que o produto irá trabalhar de maneira contínua (não irá conseguir atingir a temperatura desejada), resultando em um possível desgaste para o aparelho. 

A Elgin facilita a busca pela opção que melhor se adapta ao ambiente da sua casa. Acesse nosso site e encontre o modelo que pode ser a solução para você.

Ar-condicionado inverter é econômico e ideal para você

Conclusão: o dimensionamento correto do ar-condicionado é fundamental

Calcule a potência para facilitar a melhor escolha do ar-condicionado, avalie os melhores modelos que se adequam a sua necessidade e verifique o tamanho do seu cômodo. Fique por dentro de alguns modelos que podem atender a sua necessidade:

imagem do ar-condicionado

Piso Teto Inverter

Com um design sofisticado, o Piso Teto Inverter é a solução de climatização sustentável que atende ambientes com as mais variadas capacidades.

Com classificação A no Inmetro, o modelo é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, trabalha com Gás Ecológico R-410A e tem capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio.

O aparelho também conta com sistema inverter que traz uma economia de até 40% de energia.

Eco Inverter

Com capacidades de 9.000 a 30.000 BTU/h, três anos de garantia, o Eco Inverter tem design clean, está disponível nas versões frio e quente/frio e vem com display de temperatura invisível.

imagem de um ar-condicionado

Elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente através do seu Ionizador (Ion Air) e possui tecnologia Inverter que mantém a temperatura desejada e economizando até 40% de energia.

Além disso, possui a função Wi-Fi que permite desligar e programar seu aparelho via tablets e smartphones (Kit Wi-Fi vendido separadamente).

Está linha de produto conta com um controle remoto de design moderno, display iluminado por leds e teclado fotoluminescente, facilitando o uso em ambientes com pouca iluminação.

imagem de ar-condicionado

Cassete Inverter

A linha Cassete Inverter possui um design elegante e é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, oferece capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio, e trabalha com Gás Ecológico R-410A.

O modelo conta com um baixo nível de ruído devido a tecnologia inverter, sendo muito mais econômico por fazer menos força para funcionar e consumindo menos energia elétrica.

Calcular o dimensionamento do ar-condicionado é uma medida que permite uma melhor utilização do equipamento, traz economia de energia, velocidade no alcance da temperatura desejada e aumenta a vida útil do produto.

Caso o aparelho seja potente demais para o tamanho do ambiente pode gerar um gasto desnecessário de energia. E se a capacidade térmica do ar-condicionado se mostrar inferior ao que o ambiente necessita, o compressor poderá ficar oscilante.

Para ter mais conforto e segurança é importante analisar o ambiente. Cada espaço tem suas diferenças que podem impactar em muito no seu projeto.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.