Ionização do ar: o que é, para que serve e como funciona

Caio Alves - 24/06/2020

Projeto Segmentação: Supermercados

Caio Alves - 24/06/2020

Tudo sobre decoração e iluminação

Caio Alves - 24/06/2020
decoração-iluminação

Para algumas pessoas, decorar a casa é um ato desnecessário e sem muita importância. Mas isso é uma afirmação errada, já que a decoração está ligada a qualidade de vida.

Qualidade de vida está ligado a muitos fatores, um deles é o ambiente em que vivemos e frequentamos. A nossa casa tem um papel muito importante em nossa saúde, física e mental. 

A essência de uma casa muitas vezes está em sua decoração, sendo uma parte muito importante para o bem-estar dos moradores. 

Empresas que investem na decoração dos seus escritórios e espaços de trabalho, criando espaços coloridos e cheios de vida, costumam ver uma melhora no desempenho de seus colaboradores. 

Diferente de ambientes de trabalho que costumam ser monocromáticos, em branco e cinza, que acabam tendo resultados piores de seus funcionários. Pois esse ambiente não estimula a criatividade.

Portanto, é fácil perceber que a decoração possui um papel muito importante em nossas vidas

Além disso, para uma decoração bem elaborada, é muito importante, mas o que pode dar um grande diferencial é a iluminação. 

Por isso, a iluminação pode ser considerada chave em uma boa decoração. 

Qual a importância da iluminação na decoração? 

Se você está planejando decorar a sua casa ou seu espaço comercial, entenda que a iluminação é uma das coisas mais importantes para a decoração

Criar uma iluminação adequada não é uma tarefa fácil, exige tempo e dedicação. Por ser uma tarefa difícil muitos acabam cometendo alguns erros comuns, como colocar muita luz no local. 

A iluminação possui um papel fundamental na decoração pois ajuda a realçar os pontos fortes do ambiente, além de proporcionar as características para certos cômodos. 

Por exemplo, mesmo com objetos e móveis incríveis na decoração, uma sala de estar pode se tornar um ambiente desconfortável com uma iluminação de luz fria e azulada, o que é totalmente errada para esse tipo de espaço. 

O objetivo da casa é dar ao seus moradores um lugar confortável para passar as noites e os finais de semana, já que muitas vezes chegamos cansados do trabalho e dos estudos, e tudo que se precisa é um momento tranquilo e de descanso. 

Por isso é tão importante investir em iluminação durante a decoração. Ela é capaz de melhorar a qualidade de vida.

Entender os conceitos de iluminação é essencial para elaborar decorações que façam sentido em sua casa ou espaço comercial. 

Qual a importância da iluminação em uma loja? 

Agora que você sabe que a iluminação é importante para a decoração de sua casa, deve saber que quando estamos falando de uma loja, é a mesma coisa. 

Sim, a iluminação também é extremamente importante em uma loja, podendo influenciar até no desempenho das vendas.

 A luz correta pode realçar a exposição dos produtos nas prateleiras, ajudando a atrair a atenção do consumidor. 

iluminação para loja

Mais do que isso, a iluminação constrói uma atmosfera muito mais atraente no espaço comercial, tornando a experiência do cliente muito agradável. 

É importante ressaltar, que uma iluminação mal colocada, também pode ter efeito reverso, espantando os clientes. 

Por isso é tão importante dar atenção a iluminação na decoração.

A decoração e iluminação da sua loja vão dizer muito sobre a sua empresa, a sua marca, produtos e a imagem que você pretende construir para o público sobre a sua organização. 

Dicas de decoração para lojas e empresas

A decoração é uma parte fundamental do ambiente, ela é responsável por dar características únicas para o espaço. 

Mais do que isso, ela pode ser a extensão da personalidade. No caso de lojas e empresas, ela pode representar a identidade da marca.

A decoração em um loja ou empresa deve passar uma mensagem, de acordo com o seu objetivo. 

Então, no momento de decidir a decoração da sua loja ou empresa, tente imaginar a ideia que você pretende passar para as pessoas que irão frequentar o seu ambiente. Cada lugar terá sua própria identidade e sua decoração.

Uma loja de brinquedo por exemplo, não pode aderir a uma decoração neutra e que não possua paleta de cores diversa. Além de não atrair clientes, a loja não estará passando a imagem que pretende, um lugar que instiga a diversão e a criatividade. 

Por isso, a decoração é tão importante para uma loja ou empresa.

iluminação para empresa

Como harmonizar iluminação e decoração nos ambientes da casa?

Sabemos que a iluminação e a decoração são muito importantes para a casa, porém, colocar em prática e melhorar esses pontos não é uma tarefa fácil. 

Para aprender a harmonizar os ambientes, nós separamos algumas dicas sobre cada cômodo da sua casa. 

Dicas de iluminação para a Cozinha

Vamos começar falando sobre a cozinha, considerada por muitos a parte mais importante da casa.

Geralmente, a cozinha é um ambiente em que se exige muita atenção, já que é lá que se prepara alimentos. 

Na cozinha trabalhamos com objetos que podem ser muito perigosos, como facas, tesouras e fogo. Por isso é tão importante ter atenção. 

Para a iluminação, é ideal que se use luzes frias e brancas acima 5000K, pois essas são ideais para ambientes como esse. Quanto mais iluminação natural entrar no ambiente, melhor ainda.

A decoração da cozinha também é muito importante, antes de tudo, é essencial que ela seja funcional. Isso quer dizer que tudo que é utilizado com muita frequência precisa estar otimizado para não haja confusão no momento de cozinhar. 

dicas de iluminação para cozinha

Dicas de iluminação para para Sala

Diferente da cozinha, a sala é local para relaxar, conversar com família e amigos, assistir filmes e séries ou ler um livro. 

Por isso, é importante criar uma atmosfera que seja confortável e aconchegante

Uma boa maneira, é utilizar luzes diretas e indiretas, bem como dimerização. Assim, a iluminação se torna muito mais versátil para atender sua necessidade. 

Para a sala, combina muito bem o uso de iluminação decorativa, com pendentes, luminárias e lâmpadas de filamento de LED ou carbono. 

Para a temperatura de cor, o ideal é manter uma cor branco quente amarelada, entre 2000k e 3500K. As lâmpadas com essa temperatura de cor são capazes de transmitir luzes muito mais aconchegantes. 

dicas de iluminação para banheiro

Dicas de iluminação para para Banheiro

No geral, o banheiro é um ambiente que necessita de uma iluminação clara, de preferência uma luz natural, podendo ser por meio de janelas ou claraboia.

Caso não seja possível o uso de luz natural, lâmpadas de cor neutra são ótimos para simular a luz natural. Esse tipo de luz possui temperatura de cor entre 4000K e 4500K.

No espelho, o ideal é colocar uma luz difusa ou indireta, para ajudar em atividades como a maquiagem e o barbear.

dicas de iluminação para banheiro

Dicas de iluminação para para Quartos

Assim como a sala, o quarto também é um local descanso, por isso é necessário o uso de uma iluminação acolhedora

A iluminação adequada para o quarto são as lâmpadas dimerizadas, que podem ter a intensidade do seu brilho regulado. Uma luz com cor mais quente também pode ajudar no relaxamento. 

Outra dica, é usar pontos de luz direcionada, que podem auxiliar a leitura. Nesse caso, abajures ou luminárias pendentes são muito úteis.

dicas de iluminação para quarto

Dicas de iluminação para para a Área externa

Até mesmo o lado de fora da sua casa deve ter uma iluminação adequada para cada ambiente. Nos corredores e trajetos é essencial colocar luzes em volta, para facilitar a entrada e saída das pessoas. 

Para criar uma iluminação acolhedora e segura, use pequenos postes de luz ou lâmpadas LED embutidas no chão. Postes para jardim ou arandelas na parede também podem ajudar a criar uma atmosfera especial ao exterior da casa.

Não existem limitações para a iluminação na parte externa. Principalmente no jardim vale trabalhar bastante a criatividade.

Qual a diferença entre luz natural e artificial?

Você sabe a diferença entre luz artificial e natural? Pelo nome, você já deve imaginar a diferença. 

A luz natural é toda tipo de iluminação que é proveniente da natureza, o Sol é um dos responsáveis por esse tipo de luz. O Sol oferece luz natural para o nosso planeta a todo momento, inclusive a noite, quando ele emite luz solar através da Lua. 

Outro tipo de luz natural é o fogo, que pode ser usado para muitas coisas, inclusive iluminar.

iluminação artificial

Já a luz artificial, é todo o tipo de iluminação que foi criada por humanos a partir de alguma tecnologia. As lâmpadas são um ótimo exemplo de luz artificial. 

Saiba que a luz artificial também pode simular a luz natural. 

iluminação artificial

Como deixar o ambiente melhor iluminado?

Uma coisa é fato, um ambiente bem iluminado é muito mais confortável que um ambiente escuro.

Para construir um ambiente bem iluminado, é preciso mesclar bem o luz natural e a luz artificial

Janelas, cortinas, claraboias e portas-francesas são alguns dos componentes que podem ajudar seu ambiente a permitir a entrada de luz natural. 

Para a iluminação artificial, luzes de cor neutra e branco frio podem melhorar ainda mais a claridade do espaço.

Além disso, se o seu objetivo é deixar o ambiente mais iluminado, a decoração também pode ser fundamental. 

Móveis e pinturas de cor escuras podem deixar o ambiente com iluminação baixa. Por isso se você deseja ambientes o mais claro possível, opte por decoração clara.

.

.

Como escolher a melhor iluminação para o seu ambiente

Existem diversas opções de você iluminar o seu ambiente do jeito que deseja e complementar ainda mais a decoração. 

Além das lâmpadas de LED tradicionais como todo mundos já conhece, você também pode utilizar:

A Elgin, marca brasileira com mais de 65 anos de história, conta com esses diversos tipos de iluminação. 

É muito importante adquirir produtos confiáveis e que possuem qualidade, assim, garantindo os resultados esperados em seu ambiente. 

Conclusão: a iluminação é um diferencial para a decoração

Lembre-se que a iluminação é essencial para o ambiente, tanto em casas quanto em espaços comerciais, como lojas e empresas.

A iluminação junto com a decoração podem criar uma personalidade para o seu ambiente. 

Para isso, é muito importante que ela seja usada estrategicamente em cada ambiente de maneira correta

Agora que você já sabe como melhorar a iluminação, basta colocar em prática tudo o que aprendeu e criar o melhor ambiente para a sua necessidade. 

Gostou do texto? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!