Iluminação 31/01/2022 | 9 min. de leitura

Como escolher a iluminação adequada para cada ambiente?

Como escolher a iluminação adequada para cada ambiente?

Saiba como deixar cada ambiente da sua casa com a iluminação adequada

Na hora de decorar, é comum a preocupação com os móveis, objetos decorativos e pintura. Mas nunca é ponderado sobre a iluminação e o peso que ela pode ter na decoração.

Iluminação não é apenas sobre gosto pessoal ou um simples enfeite, vai muito além disso. Lâmpadas possuem características técnicas por uma razão, que é criar um ambiente mais agradável de acordo com o seu uso.

Por que é importante ter uma iluminação adequada? 

Antes de tudo, é importante entendermos alguns conceitos que pertencem ao mundo da iluminação. Cada lâmpada possui seu Fluxo Luminoso, a Temperatura de Cor e o Índice de Reprodução de Cor (IRC) que interferem diretamente em sua funcionalidade e na sensação transmitida por ela. 

Mas o que são esses termos? 

O Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções. É medido em lumens (lm).

A temperatura de cor refere-se à aparência de cor de luz que é expressa em unidade de temperatura (Kelvin). Quanto mais quente é uma luz, mais baixa é a sua cor e quanto mais fria, mais alta. 

O Índice de Reprodução de Cor (IRC) indica o grau de fidelidade com que a fonte de luz reproduz as cores daquilo que ilumina. Funciona em uma escala de 0 à 100, sendo 100 a mais alta reprodução de cores. 

Quando pensamos em iluminar um ambiente, é preciso pensar em todas as características do espaço e para quê ele vai ser usado. Quando vamos arrumar um quarto, sabemos que é necessário colocar uma cama, um armário, um espelho e um criado mudo.

Mas e quanto à luz? Geralmente é colocado uma lâmpada qualquer ou aquela que achamos mais atraente. Não é o recomendado, já que a iluminação interfere na segurança, na amplitude do espaço e na sensação térmica, por isso é essencial saber como escolher a iluminação adequada.

A luz é um dos fatores mais importantes em um ambiente, e uma iluminação inadequada pode causar vários problemas, até mesmo de saúde. 

Problemas de saúde causados pela má iluminação

Por mais estranho que seja, a iluminação incorreta pode criar problemas de saúde, físicos e psicológicos. 

Muitos fatores podem levar a esses problemas. O nível alto ou muito baixo de luz, a distribuição incorreta da intensidade luminosa, a cor da luz que pode impactar o emocional e dificultar a visão e muitos outros. 

Como consequência desses fatores, surgem algumas doenças causadas pela má iluminação:

Problemas de pele

Você já ouviu alguém dizendo que devemos passar protetor solar até para ficar dentro de casa ou escritório? Essa situação se aplica em alguns casos. 

Alguns tipos de luzes presentes no ambiente interno também emite raio UVA e UVB, bem como o calor. A lâmpada fluorescente é a maior emissora de raios, já que ela simula a luz do sol. 

Como resultado de contato excessivo com esse tipo de iluminação surgem manchas na pele, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. 

Cansaço visual

Dependendo do tipo de iluminação usada no ambiente, acabamos forçando as vistas, o que pode causar fadiga visual. Podendo causar dor, coceira, dor de cabeça e outros sintomas.

O motivo é a luz que pode estar em quantidade excessiva ou insuficiente, o que gera uma sobrecarga nos olhos. 

Irritação nos olhos

Esse é um dos problemas mais recorrentes causados pela iluminação inadequada. Engana-se quem pensa que só a luz dos monitores e smartphones que irritam os olhos, a iluminação do ambiente também pode ser uma grande vilã. 

Quando o ambiente possui uma luz intensa, podem aparecer sintomas de ardor, vermelhidão, dores e incômodo. 

Dicas de como escolher a iluminação adequada para cada ambiente

Cada ambiente exige uma iluminação diferente, que favoreça a realização de atividades que acontecerão naquela espaço.

Uma lâmpada com a cor fria não é a melhor opção para ter no quarto, por exemplo. Esses pequenos detalhes podem ser resolvidos a partir do momento que passamos a entender o objetivo de cada ambiente e a característica de cada tipo de luz. 

Confira o tipo de iluminação adequada para cada ambiente:

Iluminação para sala de estar e jantar 

iluminacao-adequada-sala-de-estar-jantar-elgin
Iluminação adequada para a sala de estar

A sala de estar e jantar são espaços muito importantes. Normalmente o primeiro é o espaço mais usado da casa, enquanto no segundo é onde se realiza as refeições.

Ambos podem ser considerados ambientes essenciais para uma família, já que são nesses lugares em todos todos se reúnem para conversar, receber os amigos, passar o tempo e se alimentar. 

Em um ambiente tão versátil quanto a sala de estar, é preciso ter cuidado e investir em uma iluminação mais aconchegante, com luzes de cor quente, amarelas. Para conseguir um toque vintage e ao mesmo tempo moderno nesses ambientes, você pode optar por lâmpadas halógenas ou de filamento de carbono.

A sala de jantar é um local especial, é importante trabalhar uma iluminação que valorize a refeição, com um alto IRC. Além disso, os pendentes ou lustres ficam muito bem nesse ambiente. 

Iluminação aconchegante para os quartos 

iluminacao-adequada-quarto-elgin
Iluminação adequada para o cômodo

O quarto é um ambiente particular, que é exclusivo para momentos de descanso e intimidade. Por isso é importante saber como iluminar o quarto de casal para criar uma luz mais acolhedora. 

A iluminação adequada para o quarto são as lâmpadas dimerizadas, que podem ter a intensidade do seu brilho regulado. Uma luz com cor mais quente também pode ajudar no relaxamento. 

Outra dica, é usar pontos de luz direcionada, que podem auxiliar a leitura. Nesse caso, abajures ou luminárias pendentes são muito úteis.

Iluminação para cozinha

iluminacao-adequada-cozinha-elgin
Iluminação para cozinha

Ter uma boa iluminação na cozinha é indispensável, principalmente na área em que os alimentos são preparados. Nesse ambiente mexemos com faca, fogão e outros itens perigosos, por isso a importância de ter um cômodo claro e funcional. 

As lâmpadas de LED são as melhores opções para se usar na cozinha, pois costumam ter uma temperatura de cor fria, proporcionando mais claridade e brilho ao ambiente.

Iluminação adequada para o ambiente de trabalho ou estudo

iluminacao-adequada-escritorio-elgin
A iluminação é mais do que essencial em um espaço

Para quem tem um home office ou uma área de estudo, sabe que esse ambiente é essencial na hora de focar em uma atividade e tornar sua rotina produtiva.

O uso de luzes frias, de cores brancas, podem tornar o local mais adequado para atividades relacionadas ao estudo. Nesse caso, o ideal é usar lâmpadas de LED tubulares. Essas lâmpadas são muito úteis em vários ambientes, mas é importante saber como instalar lâmpadas LED tubulares.

Além disso, é importante evitar o uso de lâmpadas refletoras, pois elas podem ofuscar a tela do computador.

Iluminação adequada para o banheiro

iluminacao-adequada-banheiro-elgin
Decore sua casa colocando uma iluminação que complete seu ambiente

No geral, o banheiro é um ambiente que necessita de uma iluminação clara, de preferência uma luz natural ou alguma lâmpada, que simule a luz do sol. No espelho, o ideal é colocar uma luz difusa ou indireta, para ajudar em atividades como a maquiagem e o barbear.

Iluminação para o jardim e áreas externas

iluminacao-adequada-jardim-area-externa-elgin
Iluminação externa pode trazer um novo visual para sua casa

Até mesmo o lado de fora da sua casa deve ter uma iluminação adequada para cada ambiente. Nos corredores e trajetos é essencial colocar luzes em volta, para facilitar a entrada e saída das pessoas. 

Para criar uma iluminação acolhedora e segura, use pequenos postes de luz ou lâmpadas LED embutidas no chão. Postes para jardim ou arandelas na parede também podem ajudar a criar uma atmosfera especial ao exterior da casa.

Não existem limitações para a iluminação na parte externa. Principalmente no jardim vale trabalhar bastante a criatividade.

Leia também:

Temperatura de cor: Iluminação quente ou fria?

Na hora de escolher uma iluminação adequada para cada ambiente, precisamos escolher uma lâmpada que tenha a temperatura de cor recomendada. 

A temperatura de cor é medida em graus Kelvin (K). Quanto maior for o número, mais fria é a cor da lâmpada.

Como vimos anteriormente, cada ambiente necessita de um tipo de iluminação. Em uma sala de jantar, é recomendado uma lâmpada com uma temperatura quente, mais amarelada.

Se o indicado é uma luz fria, então você deve optar por uma com a temperatura mais alta. Caso o indicado seja o oposto, deve ser uma com temperatura mais baixa. 

Quando a temperatura da cor é baixa, é chamado de branco amarelo ou morno, fica entre 2000K e 3500K. Uma temperatura mais neutra, chamada de branco neutro, fica entre 4000K e 4500K. Já uma temperatura de cor alta, branco frio, varia entre 5000K e 6500K. 

A iluminação quente é aquela que vemos em lâmpadas incandescentes, de filamento de LED e filamento de carbono. Ela possui uma cor mais amarelada. Esse tipo de iluminação costuma ser usado em quartos, salas de estar e de jantar. A temperatura ideal para esse tipo de iluminação é de até 3500K.

A iluminação fria é encontrada em lâmpadas fluorescentes, possuem uma cor mais azulada e são bem mais claras. Ideias para ambientes que necessitam de concentração e foco. A temperatura de cor desse tipo de iluminação é acima de 5000K. 

Onde encontrar as melhores opções de produtos de iluminação?

Na hora de comprar, escolha uma marca consolidada e de qualidade. A Elgin é uma empresa brasileira com mais de 70 anos, que está entre as 5 marcas mais vendidas no segmento de iluminação. 

Acerte na cor para ter uma iluminação adequada

Ter uma iluminação adequada para cada ambiente é essencial para criar conforto e saúde.  A má iluminação pode causar problemas de saúde, como cansaço visual, envelhecimento da pele e irritação dos olhos.

Além disso, a iluminação deve ser muito mais do que apenas estética, deve ser funcional e econômica. Alguns tipos de lâmpadas, como a incandescente, consomem muita energia e têm baixa eficiência.

Lembre-se que em ambientes como quartos, sala de estar e sala de jantar é recomendado o uso de uma iluminação com temperatura de cor mais quente. Para isso, escolha lâmpadas amareladas como a lâmpada halógena e a lâmpada de filamento de carbono ou filamento de LED. Essas lâmpadas também são ideais para ajudar na decoração.

Já nos ambientes que exigem mais foco e produtividade, como a cozinha ou o escritório, opte por lâmpadas fluorescentes e de LED. Essas lâmpadas de cor mais fria auxiliam a execução de tarefas que exigem atenção.

Seguindo essas dicas de como escolher a iluminação adequada, você terá ambientes bem iluminados, aconchegantes, saudáveis e funcionais.

Gostou ? Confira outros textos no blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.