Saiba como economizar energia elétrica

Guilherme Neves - 03/12/2019

Ar-condicionado portátil é a melhor opção?

Guilherme Neves - 03/12/2019

Como projetar iluminação para quarto de casal?

Guilherme Neves - 03/12/2019

Iluminar é dar um toque diferente no seu imóvel. Sua decoração fica ainda mais elegante e trazem requinte para casa. Ainda mais quando se fala em iluminação para quarto de casal.

Sem dúvida, é um toque a mais para seu ambiente e dá um glamour que faz toda a diferença no resultado final do projeto. Isso é mais do que essencial. É  a garantia de bem-estar, mas que necessita atender os desejos do casal.        

A iluminação pode ser diferente. A preferência pela leitura ou um sono mais tranquilo é que vai determinar o tipo de lâmpada ou luminária a ser usada.

Uma iluminação especial nas cabeceiras ou em nichos que servem para acomodar objetos de lembrança pode ser necessária.

A iluminação para quarto de casal precisa ser suave. Luzes quentes trazem uma sensação agradável e acolhedora. É uma excelente opção para a decoração de seu cômodo.

Tendência nas decorações das casas, as luminárias são ideais para iluminar o espaço e podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e design. 

Tipos de iluminação para o quarto de casal

Iluminação direta

Spots, pendentes, luminárias de mesa, abajures e fitas de LED são exemplos desse tipo de luz. É um tipo de luz direcionada para um ponto específico, de cima para baixo.

Iluminar um ponto específico como quadros e esculturas é a sua principal característica.

Utilizada também sobre a mesa para auxiliar na leitura, esse tipo de iluminação deve ser feita com a luz branca.

O ideal é escolher a lâmpada de LED para que faça esse tipo de iluminação. Ela não esquenta e não altera a cor do objeto destacado. Mas para locais onde emitem reflexos não se deve utilizar esse tipo de lâmpada.

Iluminação indireta

Ideal para criar ambientes aconchegantes. Quer dar um ar mais intimista para seu quarto? Faça uso desse tipo de iluminação que é utilizada em rebaixamento de gesso e forros de teto. Pode se usar arandelas e spots para atingir tal efeito.

Nesse caso é indicado dar preferência para lâmpadas de cores quentes, que irão lhe atender da forma desejada.

Luz difusa

Uniforme e suave, assim que se define esse tipo de luz. Todo o ambiente recebe uma iluminação sem sombras indesejadas.

É um modelo de iluminação atendido por luminárias como plafon e arandelas. A luz central ilumina o ambiente por completo.

Luz de destaque

Ideal para iluminar quadros e outros objetos que você deseja destacar.

Luz de efeito

É uma luz que traz um efeito visual para seu quarto.

Quarto de casal iluminado

Como fazer iluminação para quarto de casal?

Acessórios para iluminar o quarto de casal

Usando um dimmer

Trata-se de um potenciômetro. É um dispositivo com a função de modificar a intensidade luminosa de uma lâmpada. Conta com um botão semelhante ao de volume. Funciona da seguinte maneira: ao girar para a direita aumenta a luz e para a esquerda diminui a intensidade. Possibilita adequar o clima conforme desejo do casal

Arandelas de parede para o quarto

Arandelas é uma das opções para decorar seu quarto. Elas dão um toque especial para assistir seus filmes e séries preferidas. Arandela do tipo de luz indireta não emitem reflexos.

As decorativas podem ser usadas nas laterais das cabeceiras.

Abajures no criado mudo

Ótima opção para aqueles que desejam ler à noite. É um dos itens principais na decoração e na iluminação do quarto.

Pode-se utilizar esse item como complemento à luz geral, usando uma emissão luminosa radial, atuando como um abajur suspenso e integrado ainda mais ao espaço sobre o móvel.

Luminárias pendentes de teto

Tipo de produto que pode ser utilizado, tanto para decoração quanto para iluminação. Outrora era mais usual na questão do proveito da emissão de sua luz. O que se vê é uma utilização na decoração. Figuram nos ambientes como uma peça decorativa com design ousado.

Existe uma ampla diversidade de modelos para se escolher. Podem se adequar a vários projetos, inclusive, para quarto de casal.

filamento-de-carbono

Filamento de carbono

Luminárias de chão

Caso tenha algum ponto do seu quarto que necessite de uma iluminação mais focada, opte por uma luminária de chão. É fácil de ser instalada e pode ser usada em outros pontos do espaço.

Luminárias de mesa

Já para quartos com pouco espaço, as luminárias de mesa são as mais indicadas. Existem modelos com opções mais flexíveis que permitem um maior direcionamento e rotação.

Luz na cabeceira da cama

Ter luminosidade na cabeceira da cama pode ser aconchegante e, ao mesmo tempo, prejudicial para uma boa noite de sono. Caso queira ter uma leitura agradável é fundamental escolher o tipo de lâmpada certa. Do contrário, sua noite pode ser longa e cansativa.

Nesse caso, tons próximos ao alaranjado devem ser colocados para melhorar a qualidade de sono.

Ressalta-se que o branco quente representa uma luz natural. É o tipo de iluminação que propicia relaxamento para você.

O ideal seria contar com esse tipo de iluminação por pelo menos 30 minutos antes do sono, pois estimula a produção de melatonina,  o que permite uma noite de sono melhor.

Importante lembrar que deve haver presença de nenhum outro tipo de iluminação no quarto.

Objetos decorativos na iluminação

Para que as laterais da cama tenha mais destaque, aposte em objetos decorativos.

Por exemplo, o spot de trilho proporciona um ambiente ainda mais moderno. A iluminação de destaque se adapta muito bem a diversos estilos.

Embora tenha uma aplicação mais comercial, o trilho  pode ser utilizado em quartos também. Principalmente em espaços sem forro, que é uma das opções de cobertura mais utilizadas em projetos arquitetônicos e de decoração.

Utiliza-se o spot de embutir como iluminação geral. Pode proporcionar uma iluminação uniforme e agradável ao ambiente.

Plafon é outra peça decorativa. Iluminar o quarto por inteiro, de forma mais uniforme.  Além dessa distribuição, ela proporciona uma iluminação menos cansativa, difusa e mais agradável.

Há também o pendente centralizado, que oferece uma iluminação difusa e agradável.

Dicas de iluminação para o quarto de casal

A iluminação precisa ser agradável e eficaz para que traga momentos de descanso, relaxamento e bem-estar para o casal.

Importante analisar fatores, como: temperatura de cor, a lâmpada mais adequada, proporção, qualidade e custo-benefício.

A cor da luz transmite a sensação adequada ao ambiente. A luz quente ou amarela traz conforto em locais de descanso e a branca ideal para ambientes que precisam de concentração.

No quarto de casal, a iluminação mais quente deve ser fazer parte do projeto. Do contrário, caso queira uma luz direta, deve-se optar por uma lâmpada embutida no teto direcionada para o armário ou cabeceira. Dando uma sensação de amplitude para seu  quarto.

Aproveite a iluminação natural

Para que possa ser evidenciada a iluminação natural, é importante manter sempre janelas limpas e com uma cortina que permita controlar a intensidade da claridade do sol.

Escolha lâmpadas de boa qualidade

Deve-se escolher as lâmpadas corretas para o quarto. Com foco não somente para o bem-estar do casal, e sim, com o ambiente, destacando a decoração do ambiente.

Fundamental investir em lâmpadas LED que trazem, além da economia de energia, destaque para a sua casa com a colocação de modelos modernos.  

Com o uso desse tipo de lâmpada, sua economia de conta de luz é reduzida. Ela possui uma vida útil mais duradoura do que as incandescentes e fluorescentes. É a peça que faz a diferença em sua decoração.

equivalencia de lampada led

Lâmpada LED é mais do que eficiente

Fique atento quanto ao indicativo de proteção (código IP). Trata-se do padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC), a fim de classificar e avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos fornecidos contra a entrada de poeira e água.

O grau indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambiente interno ou externo, instalados em ambientes com condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos.

O índice vai de IP00 a IP68. O primeiro dígito se refere à proteção contra poeira e objetos sólidos. Já o segundo dígito está relacionado a proteção contra água. Vale ficar atento quanto a utilização do produto mais indicado para cada ambiente de aplicação.

Um equipamento que possui grau de proteção IP20 não pode ser instalado em ambientes externos, pois não tem nenhuma proteção contra água. Sendo assim, corre o risco de danificar os componentes internos que estão instalados neste equipamento.

Outra questão: não existe a necessidade de utilizar um equipamento que possua grau de proteção IP68 – é o maior grau possível de proteção – em um ambiente interno.

Sempre considere o Índice de Proteção (IP) contra poeira e umidade, indicado pelo fabricante. Lembre-se que o uso indevido pode causar algum dano no produto.

A importância de uma iluminação adequada

Além de incrementar uma decoração com requinte, ter uma iluminação adequada valoriza ainda mais o imóvel. Para cada ambiente, deve-se criar uma iluminação diferente para cada ambiente.

Um quarto de casal, sem dúvida, precisa ter outro tipo de iluminação do que, por exemplo, sua sala de estar ou cozinha.

Todo o projeto luminotécnico precisa ser planejado especificamente para cada ambiente, impactando na decoração.

E a iluminação precisa ser sempre proporcional ao espaço. Por exemplo, para quartos pequenos o ideal é a iluminação central bem difusa –  neste caso evite pendentes e iluminação embutida – para que se evite abajures grandes e rebuscados.

Para descansar e criar um clima diferente, é fundamental saber colocar qual tipo de lâmpada em determinado ambiente. Você não quer o seu quarto mais intimista e acolhedor?

Opte pelas luzes quentes (amarelas) para a luz principal, feita no teto em uma lâmpada embutida ou pendurada. Caso não queira, uma luz direta, lâmpadas embutidas no teto são os modelos mais indicados.

Pode-se investir em uma única fonte de luz centralizada no teto e outras na cabeceira da cama. Assim como optar por tons de luzes suaves para ter um maior conforto visual e um clima mais aconchegante no seu quarto.

iluminação no quarto de casal

Iluminar o quarto de casal é um diferencial para seu ambiente

Conclusão: Dê um toque especial para seu quarto de casal   

O projeto de iluminação precisa passar pelas necessidades e desejos do casal. Ou seja, o seu companheiro pretende criar um ambiente para leitura, ter uma boa noite de sono ou assistir televisão? 

É ideal saber combinar as lâmpadas para que o ambiente seja decorativo e eficiente. Por se tratar de um ambiente de descanso, priorize uma luminosidade que traga conforto.

Nesse caso, a luz emitida pela luminária de teto pode alcançar o quarto todo de maneira uniforme. Já para uma leitura, deve ser feito uma iluminação indireta por meio de luminárias de teto ou parede.

E também entender e saber qual a importância da temperatura de cor no ambiente. A cor da luz tem a capacidade de transmitir a sensação adequada ao ambiente.

Como o quarto precisa de uma atmosfera mais aconchegante e relaxante, deve-se ter uma iluminação mais suave. Utilize luzes quentes (amareladas), pois podem lhe proporcionar uma sensação mais agradável e acolhedora para o ambiente.

Outro aspecto se refere a importância da luz direta e indireta que pode ser utilizada de diversas formas no quarto. Na hora de compor a iluminação do ambiente, vale considerar dois fatores: sua funcionalidade e combinação.

Como por exemplo, a luz direta garante uma iluminação mais uniforme e suave em todo o ambiente. Já a luz indireta permite destaque em lugares específicos no ambiente, pois direcionam o foco de forma independente.

Sabe-se que as lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes.

Sem dúvida, investir em lâmpada LED, ainda mais, para fazer um projeto como esse, é mais do que válido. Além de consumirem menos energia, oferecem uma vida útil maior do que as convencionais.

No mercado há vários modelos que lhe oferecem um ambiente mais moderno  e sofisticado do que o decorado com a apresentação de lâmpadas convencionais.

Embora possam parecer itens comuns de sua casa, as lâmpadas LED trazem mais luz para seu dia, de forma ainda mais qualificada do que a convencional. Mas fique atento quanto a quantidade de cada lâmpada a ser inserida em cada ambiente.

A iluminação pode impactar em uma projeção visual. Você deve saber exatamente quantas lâmpadas utilizar para que não ocorra uma colocação que prejudique, tanto a decoração quanto questões de energia. Por exemplo, é válido saber a equivalência de lâmpadas LED e fluorescente.

Estilo e decoração podem ser adquiridos tanto pela suas preferências quanto pelas orientações de designers, lighting designers e arquitetos. Mas para fazer um projeto de suma importância como esse é mais do que importante contar com a ajuda de um profissional.

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação. Fique por dentro sobre outros diferenciais que integram perfeitamente no seu ambiente.

Lumi Comfort

lumi confort

Versátil e com luz difusa, o modelo tem controle de intensidade em estágios – funciona como luz de apoio, lanterna e luminária de emergência, acendendo automaticamente na falta de energia elétrica.

Luminária LED

luminaria

Completa e pronta para ser instalada no forro. Proporciona iluminação geral. Disponível nas potências 6W, 12W, 18W e 24W. Vida útil de 25.000hs.

Pendente lustre

Pendente Candelabro é produzido em acabamento de acrílico.

pendente

Arandela cristal

Arandela Cristal é feita em acabamento de acrílico.

arandela cristal

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!