Ar-condicionado não gela? Conheça suas principais causas

Guilherme Neves - 19/12/2019

Umidificador de ar: benefícios no tempo seco

Guilherme Neves - 19/12/2019

Como criar um ambiente diferenciado com luminária pendente?

Guilherme Neves - 19/12/2019
Imagem de um bebê ao lado de um umidificador.
projeto de iluminação

Iluminar é dar destaque para a decoração de sua casa. Os ambientes ficam mais charmosos e aconchegantes. Principalmente com uma luminária pendente que vai deixar seu espaço ainda ainda mais elegante.

Colocar uma luminária pendente é trazer um toque especial, seja nas mesas ou bancadas. É apresentar um design ousado combinando com outros tipos de iluminação para trazer uma iluminação mais adequada. 

É criar também um espaço diferente na sua casa para que possa ser mais romântico para um casal, dependendo do estilo da luminária, ou que  traga relaxamento para uma família.

O que é uma luminária pendente?

Os pendentes são peças que apresentam em sua estrutura fios mais alongados pendurados no teto, podendo ser encontrados em diferentes formatos, texturas e cores. Compõem os mais diferentes estilos de decoração.

Cada cômodo é adequado para cada tipo de luminária pendente. É uma iluminação essencial para o seu dia a dia.

Para que servem as luminárias pendentes

As luminárias pendentes deixam a iluminação mais próxima dos pontos que necessitam de luz. Se você deseja incluir no seu ambiente uma iluminação mais funcional e focada, deve-se buscar pelos mais variados pendentes presentes no mercado.

Qual a diferença entre luminária pendente e lustre

O lustre fica preso ao teto e apresenta várias ramificações presas a uma estrutura central. No mercado, há vários tipos de lustres, como: com lâmpadas, velas e até os mais decorativos feitos com peças de cristal.

Uma tendência que vem ganhando força nos lustres é combinar o antigo com o moderno. Isso funciona muito bem para decoração de salas e ambientes amplos.

As luminárias pendentes podem ser suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas têm apenas um fio que faz a ligação entre superfície e sua base. Sua iluminação é usada para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios.

Como existem vários tipos e designs, as luminárias pendentes podem ser grandes aliadas na decoração para deixar seu ambiente ainda mais diferenciado.

Lustre pendurado no teto de um quarto.

Lustre ou luminária pendente renova uma decoração

Como usar luminárias pendentes na decoração da casa

Seja na cozinha, no quarto, na sala de estar ou até no seu escritório, a luminária pendente é uma opção que impacta na decoração de sua casa.

Em quais ambientes usar luminárias pendentes

Com um design diferenciado, os lustres pendentes vem tomando conta de todos os ambientes. Afinal é uma tendência que cada vez mais ganha espaço. Com criatividade, é possível utilizá-los em qualquer espaço da sua casa na decoração de sua sala de jantar, cozinha, quarto ou escritório.

Luminárias pendentes na cozinha

Usar pendentes na decoração da cozinha também é uma excelente alternativa, independentemente de qual seja o tipo de decoração que você deseja colocar. Mas o pendente é mais ideal para uma cozinha americana, colocando-o sobre uma bancada que divide os ambientes.

Depende, é claro, do tamanho da bancada, mas três pendentes já são suficientes para esse ambiente que integra sala e cozinha. A colocação traz um requinte para sua cozinha, dando um outro visual para sua casa.

Luminárias pendentes no quarto

Embora não seja usual, os pendentes podem ser colocados no quarto. A ideia é que sejam utilizados sobre as mesas de cabeceira para que façam a função de um abajur. Assim a decoração fica mais moderna.  

Luminárias pendentes na sala

É o local onde há mais utilização. Normalmente ficam posicionadas sobre a mesa. Fique atento quanto à distância da mesa. Mais adiante falaremos mais sobre a altura ideal para cada cômodo de sua casa.

Luminárias pendentes no escritório

Para quem faz home office, usar pendentes na decoração é uma opção que cumpre a função das luzes de mesa.

É importante deixá-los a uma altura que não influencia negativamente no seu trabalho. Se estiverem muito baixos, o seu trabalho pode ser prejudicado pela iluminação refletida no computador.

Tipos de iluminação com luminárias pendentes

Existem três tipos de iluminação pendentes para incrementar a sua decoração para deixá-la com um visual renovado e ousado. São eles: iluminação geral, iluminação para tarefas e iluminação de destaque.

Luminária pendente colocada em um ambiente da sua casa.

Ilumine seu espaço e traga conforto para seu dia a dia

Iluminação geral: luz difusa e confortável com cúpulas translúcidas

O mercado conta com dois tipos de luminária de mesa: as que emitem luz difusa e as que emitem luz direta. Isso faz com que os modelos possam ser utilizados para diferentes finalidades.

Os modelos de luz difusa são os que têm a cúpula cônica, cilíndrica, circular, esférica, arredonda, de material translúcido e com uma abertura nas duas extremidades.

Dentre os modelos apresentados, o mais recomendável é optar por um pendente com cúpula translúcida que emite luz difusa. Para receber amigos na sala de estar e criar um ambiente ideal, adicione cúpulas de tecido. A iluminação, dessa forma, fica ainda mais aconchegante.

Pendentes de luz difusa também podem ser uma ótima pedida nos quartos, ficando pendurados ao lado da cama e criando um clima para um casal romântico ou simplesmente para relaxar.

Iluminação para tarefas: pendentes com cúpulas transparentes

Mais adequadas para esse cenário são as cúpulas translúcidas que emitam uma luz difusa e forte. Mas nesse caso não se deve utilizar cores ousadas ou com texturas, já que a cor branca ou bege funciona melhor para difundir a luz por todo seu ambiente.

É possível utilizar cores extravagantes. O mesmo não pode ser dito para o formato. Então, ouse no formato para ter um diferencial no espaço.

Para auxiliar em tarefas específicas, a recomendação é utilizar cúpulas transparentes. Pelo simples fato de tornar o ambiente mais claro e adequado. É ideal para ambientes de leitura, escritórios, bancadas de cozinha ou em qualquer outro lugar que exija uma boa iluminação.

A iluminação para tarefas é uma ótima opção para substituir luminárias brancas que não trazem um visual tão atrativo na sua decoração.

Há uma grande variedade de pendentes com cúpulas transparentes, que são em sua maioria de acrílico.

Se você deseja iluminar um espaço para uma atividade específica como ler, preparar alimentos ou até comer, é ideal um pendente com cúpula de vidro ou acrílico, já que a luz emitida por esse tipo de pendente é refletida por todo o ambiente.

Luminárias pendentes  colocadas em um ambiente

Ambiente com luminárias pendentes impacta no visual

Iluminação de destaque: pendentes com cúpulas fechadas

Para dar destaque às pequenas áreas ou objetos, utilize um pendente de luz focada. A cúpula do pendente é totalmente fechada em cima e feita de um material que não permite a passagem de luz, como por exemplo, metal.

Qual o tamanho certo para a luminária pendente?

Para saber o tamanho certo, escolha modelos com flexibilidade de posicionamento. Aqueles modelos que contêm regulador para o fio, que podem ser cortados ao ponde de oferecer um visual mais atrativo.

Ao invés de pendente com fios longos que sugerem uma decoração de mal gosto. Isso quer dizer, uma decoração nada atraente e sem harmonia com o ambiente.

Segundo lightning designers e arquitetos, a distância entre o topo da cúpula do pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 cm. Em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. 

Na sala de jantar, a distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar deve variar entre  70 cm e 90 cm. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso que é entre 140 cm e 150 cm.

Na cozinha, os pendentes são utilizados para iluminar a mesa de refeições e integrar ambientes como de uma cozinha americana.  A distância é similar a da sala de jantar.

Já sobre as bancadas para trabalho que é utilizada por cozinheiros que ficam em pé, a distância deve ser de 200 cm.

Para simplesmente fazer refeições, oferecendo focos pontuais e direcionados, a distância fica entre 70 cm e 100 cm.

Acima da mesa de cabeceira, os pendentes, assim como nas salas de estar, devem ser posicionados entre 30 cm e 50 cm acima do tampo. Mas qual a vantagem disso? Liberar espaço de apoio para objetos como livros e celulares.

Para corredores ou áreas sem móveis, a distância ideal entre a peça e o piso é de 200 cm a 210 cm.

Luminárias pendentes colocadas na sala de estar.

Luminárias pendentes decoram sua sala de estar

Como instalar uma luminária pendente

Um pendente com soquete e espelho, uma lâmpada, um alicate e uma fita isolante são materiais para fazer a instalação.

O primeiro passo é não trabalhar na parte elétrica da sua casa sem desligar o disjuntor. Faça isso antes de começar a sua instalação. Caso você não saiba qual das chaves é associada ao cômodo da sua luminária, deve-se desligar todas.

Segundo passo é confeccionar a luminária: tanto os fios dela quanto os do teto deverão ser desencapados com um alicate. Cuidado para não desencapar o fio por inteiro. É somente na ponta que o procedimento deve ser feito.

Terceiro passo é parafusar um suporte para luminária no seu teto. Passe os fios da luminária por dentro do furo central do suporte e prenda os fios de cobre (os pedaços desencapados) um no outro, respeitando as cores que indicam qual fio corresponde ao outro. Gire no mesmo sentido até os dois ficarem bem firmes. Para isso, é fundamental utilizar um alicate.

Quarto passo é passar uma fita isolante individualmente em cada um dos dois fios que ficaram. Os fios não devem se encostar para não gerar curto-circuito.

Como a base de algumas luminárias é bem leve, só um  encaixe para instalar já é o suficiente. Mas caso a sua não seja tão leve, deve-se furar o teto e parafusar bem. 

Mesmo que a instalação deste produto seja simples, podendo ser feita com a mesma instalação elétrica das luminárias convencionais e dispensando a contratação de profissionais, vale solicitar um eletricista capaz para o trabalho.

Ele vai conseguir fazer a colocação de acordo com o que você deseja com muito mais exatidão do que você. Além do que, mesmo que não seja uma tarefa tão complexa, o trabalho é minucioso, precisa ser seguro e demanda tempo.

Iluminação na sala de estar com luminária pendente.

Tenha conforto e requinte com luminária pendente

Conclusão: Inspire-se e faça uma decoração com luminárias pendentes

As luminárias são responsáveis por conceder iluminação aos espaços com uma luz mais forte, que é indicada para os espaços como salas de jantar e estar, ou locais mais íntimos, como dormitórios. As luminárias pendentes são perfeitas para se adequar aos espaços pequenos e se posicionar sob a mesa de jantar.

Outrora, os lustres e os pendentes eram utilizados apenas em mesas de jantar. O que se vê hoje são pendentes por todos os ambientes da casa. É uma tendência que cada vez mais está em alta na decoração. Sua colocação cada vez mais ganha espaço, ainda mais com a grande variedade de modelos que podem ser encontrados no mercado.

Por exemplo, o uso de diversos tipos de lâmpadas diferenciadas, como, por exemplo, lâmpadas de filamento. Esse tipo de lâmpada traz um visual todo diferente para sua residênciaSeja em cozinha americana ou em ambientes comerciais como restaurantes e bares.

Para usufruir de todo potencial apresentado por esse tipo de luminária, tenha cuidado na hora de sua instalação. É necessário saber onde colocar, qual o tamanho que o ambiente disponibiliza para o projeto e qual a finalidade.

São informações que vão guiar sua escolha. No geral, ambientações e decorações pedem luminárias de luz difusa, o que proporciona uma iluminação mais agradável.

Por outro lado, para ter uma iluminação na mesa de seu escritório ou para um trabalho mais home office, o projeto pede a aplicação de luzes diretas.

Uma luz difusa de lâmpada mais forte é indicada para uma sala de leitura e uma luz direta de menor intensidade no banheiro ajuda para retocar a maquiagem ou fazer a barba.

Estilo e decoração podem ser adquiridos tanto pela suas preferências quanto pelas orientações de designers, lighting designers e arquitetos.

Mesmo que a instalação possa ser simples, segurança deve vir em primeiro lugar. Além disso, é um trabalho que exige tempo, atenção e cuidado. Então pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional.

Invista também em uma iluminação com lâmpadas LED. Economia na conta de luz, vida útil mais duradoura e ser a peça que faz a diferença em sua decoração são atributos que devem ser levados em conta na hora do investimento.   

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação, com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação.

Pendente aramado

Pendente aramado feito em acabamento de metal.

Pendente aramado

Pendente cristal

Pendente cristal feito em acabamento de acrílico.

Pendente cristal

Pendente globo

Pendentes globo feito em acabamento de metal.

Pendente globo

Pendente cobre escovado

Pendente cobre escovado feito em acabamento de cobre.

Gostou? Confira o nosso blog para ler mais conteúdos como este!