Projeto Segmentação: Supermercados

Caio Alves - 31/07/2020

Academia Elgin & Bematech agora no Youtube!

Caio Alves - 31/07/2020

Máquina de costura industrial: tudo o que você precisa saber

Caio Alves - 31/07/2020

Para alguns a costura é um hobby, para muitos outros é uma fonte de renda e profissão. 

Cada tipo de costura possui uma máquina ideal que poderá atender de acordo com a necessidade.  

Quando falamos em costura profissional, em empresas de confecções e para costureiras com altas demandas, a máquina de costura industrial é a mais recomendada. 

Existem diversos motivos que tornam esse tipo é o ideal para quem deseja um trabalho mais profissional e em larga escala. 

O que é uma máquina de costura industrial?

A máquina de costura industrial é um modelo de aparelho mais robusto e rápido, capaz de executar muitas tarefas e por um longo período de tempo. 

Muito utilizada em grandes empresas de confecção, acaba sendo o tipo mais usada por aguentar a produção em alta performance. 

Sendo também uma máquina de costura capaz de trabalhar com diversos tipos de materiais e ainda com muito mais agilidade.

Tipos de máquina de costura industrial

Máquina de costura reta

A máquina de costura industrial reta é o modelo mais comum e o mais utilizado por costureiras e empresas. 

Ela faz o ponto de costura básico, o ponto reto, que também é utilizado para produzir a maioria dos produtos.

Máquina de costura overloque

A overloque é utilizada para criar bordas de tecido, chuleia simultaneamente enquanto costura, de maneira que crie um acabamento limpo e que o tecido não se desfie.

Esse tipo não possui bobina, utilizando uma ou mais linhas e laçadores.

Máquina de costura interloque

Esse modelo é muito semelhante a overloque, porém possui uma agulha extra que executa um ponto corrente que é paralelo ao chuleado.

Muito utilizada para fechar jeans e moletons, ela faz trabalhos de fechamento e chuleado ao mesmo tempo.

Máquina de costura galoneira

A galoneira serve para realizar barras em tecidos com elasticidade, e para evitar que a costura estoure, cruzando do lado do avesso as linhas.

Qual a diferença entre a máquina de costura industrial e a máquina de costura doméstica?

Os dois tipos de máquina possuem muitas diferenças e são para objetivos diferentes, portanto, é preciso entender bem o que difere as máquinas domésticas e as industriais, para assim escolher aquela que vai atender a sua necessidade. 

Quando falamos de máquina de costura doméstica, o próprio nome já explica para o que ela é feita. Esse tipo de modelo é ideal para se ter em casa, principalmente para quem tem a costura como um hobby. 

Apesar disso, ela também pode ser utilizada de maneira profissional para realizar pequenos reparos e produções em pequena escala. 

Uma das grandes vantagens da máquina de costura doméstica é a sua portabilidade, permitindo que ela possa ser levada a outros lugares de maneira fácil.

Já a máquina de costura industrial é um aparelho pesado e que precisa estar acoplado em alguma mesa. 

Além disso, outras diferenças são: 

Rendimento e velocidade

A máquina industrial é muito mais veloz, o que melhora muito o seu potencial de rendimento na produção. 

Dificilmente uma máquina doméstica pode competir em velocidade. 

Resistência

Uma das características que tornam a máquina de costura industrial única é a sua resistência. 

Trabalhar com um modelo doméstico por horas seguidas pode ser um problema, já que a máquina não aguentaria e poderia ser danificada. 

No caso da industrial ela é feita para isso, para aguentar muitas horas de trabalho pesado, portanto sendo muito mais resistente. 

Manutenção 

Qualquer tipo de máquina necessita de manutenção, seja doméstica ou industrial. 

Pequenas falhas podem ocorrer em todos os produtos, seja uma televisão ou máquina de costura. 

Além disso, o uso recorrente pode desgastar alguns componentes, aumentando a necessidade de manutenção por um profissional especializado. 

Segurança no uso

Como vimos, existem grandes diferenças entre a máquina de costura industrial e a doméstica, e uma das maiores é o manuseio. 

Por ser muito mais potente e veloz, o tipo industrial exige mais cuidados com o manuseio, isso porque ela pode causar acidentes graves caso não seja usada com segurança.

Vale dizer que a máquina doméstica também pode causar acidentes, porém exigem um nível de segurança menor do que a industrial.

O que pode ser costurado na máquina de costura industrial?

A máquina de costura industrial pode produzir qualquer coisa, desde uma simples camiseta até uma jaqueta de couro.

E é por isso que ela é utilizada em grandes confecções, pois são capazes de realizar diversos tipos de produtos e atender a demanda do negócio. 

Além disso, tudo depende do tipo de máquina que será utilizado para costurar. Cada tipo de máquina vai ter suas próprias funções. 

Máquina de costura industrial vale a pena para iniciantes?

Para quem está tendo o primeiro contato com a costura ou para quem nunca costurou, a melhor opção são as máquinas de costura portáteis ou domésticas. 

As máquinas de costura industriais são modelos profissionais que exigem manejo para quem já possui algum tipo de experiência com a atividade. 

Para entendermos melhor essa diferença, vamos imaginar que você nunca dirigiu nem um carro popular e decide então dirigir um carro de Fórmula 1, o resultado pode não ser muito bom, não é? 

Falando de costura, a máquina industrial seria o carro de Fórmula 1.

Sendo assim, para quem é iniciante a máquina de costura industrial pode não ser uma boa escolha já que possui uma maior dificuldade no manuseio. 

máquina de costura para iniciantes

Como escolher uma boa máquina de costura industrial

A máquina de costura industrial ideal depende muito da necessidade e de qual será o objetivo de uso.

Uma costureira que trabalha criando artesanatos, vai precisar de uma máquina diferente de quem vai fazer roupas. 

Saiba o que levar em conta na hora de decidir a melhor máquina de costura para você!

Necessidade

A primeira pergunta que se deve fazer é: qual o meu objetivo com a máquina de costura? Essa questão deve nortear a sua decisão. 

É importante que o produto atenda a todas as expectativas, sendo importante que a máquina seja compatível com o perfil de trabalho. 

Custo/benefício 

Uma das coisas que mais pesam na hora de decidir, é o investimento. Não é todo mundo que está disposto a gastar uma valor alto em uma máquina de costura.

E muitas vezes, aquele modelo mais barato, pode não ser o ideal para sua necessidade. Fazendo com o que seu investimento seja desperdiçado. 

Por isso, é importante escolher bem a máquina de costura industrial dentro do seu orçamento.

Qualidade e durabilidade

A qualidade é um ítem essencial para qualquer produto, e essa característica varia muito de marca para marca. Algumas vão oferecer produtos frágeis, outras vão oferecer produtos com muita qualidade, e que são duráveis. 

Uma máquina de costura com uma boa durabilidade é o sonho de qualquer costureira. Mas isso não depende apenas da qualidade oferecida pela marca, e sim da forma como cada pessoa usa sua máquina. 

Qualidade e durabilidade são características muito importantes em uma máquina de costura portátil, que podem ser encontradas em marcas consolidadas no mercado, como a Elgin.

Melhores modelos de máquina de costura industrial da Elgin

Galoneira GA1089/DD0

O modelo possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves.

GA1089_DD0_frente

Interlock 5 FIOS IL1067/DD0

O modelo possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

IL1067_DD0_frente

Reta Direct Drive RT1045

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

RT1045_DD2_CMYK

Reta Eletrônica RTE1023

O modelo possui lançadeira japonesa, lançadeira pequena, corte automático de linha, parada de agulha alta ou baixa, costura automática programável, Motor Direct Drive com 550W, lubrificação automática e faz 5.000 pontos por minuto. Também ideal para ateliê de costura. 

RET1023-2_perspectiva

Overlock 3 FIOS OV1067/DD

Ideal para confecção de peças de malharia, o modelo conta, o modelo tem Motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

OV1067_DD0_CMYK

Overlock 4 FIOS PC1067/DD0

O produto conta com Motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos como moletom. 

PC1067_DD0_CMYK

Conclusão: máquina de costura industrial é indicada para confecções e costureiras experientes

A máquina de costura industrial é um aparelho completo para empresas de confecção e costureiras que necessitam de aparelhos completos. 

São robustas, velozes e resistentes, podendo aguentar muitas horas de trabalho pesado.

Além disso, existem diversos tipos de máquina de costura industrial, que podem atender demandas específicas. São eles: 

  • Reta
  • Overloque
  • Interloque
  • Galoneira

É importante lembrar que as máquinas de costura industriais possuem muitas diferenças com as máquinas de costura domésticas, e também não indicadas para iniciantes. 

Conhecer bem todas as características da máquina de costura industrial é essencial para que você possa escolher o melhor modelo. 

Gostou do texto? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!