Ar-condicionado 21/02/2020 | 10 min. de leitura

Como ter um ar-condicionado mais econômico?

Como ter um ar-condicionado mais econômico?

Ter um ar-condicionado é sinal de conforto. É a praticidade e comodidade em cada ambiente, seja na sua casa ou em ambientes corporativos. Na hora de escolher o modelo ideal busque pelo ar-condicionado mais econômico.

Funções do ar-condicionado, sua tecnologia e capacidade de refrigeração são fatores que devem ser levados em consideração por você quando for escolher qual o melhor produto.

Outra questão importante se refere ao Selo Procel. É uma forma de orientar o consumidor na hora da compra em relação ao consumo de energia.

Como seu consumo é iminente no verão, fique atento também quanto à temperatura acionada no controle remoto. Um simples manuseio pode prejudicar o funcionamento do aparelho, de modo que possa criar uma sobrecarga maior de energia, o que pode aumentar consideravelmente sua conta de luz.

Mas para ter economia de energia, não é somente a temperatura do aparelho que pode contar como fator relevante. A importância da instalação profissional e a manutenção técnica são outros fatores que devem ser levados em consideração para que você não tenha gastos energéticos.

Para aproveitar todo seu potencial faça uso de aparelhos modernos que dispõem de diversas tecnologias, design ousados e modos práticos de operação. Por exemplo ao ter o privilégio de contar na sua casa com um modelo inverter que oferece uma economia considerável de energia.

Quanto tempo posso deixar o ar-condicionado ligado?

Em termos de funcionamento, o ar-condicionado não precisa “descansar” em um período considerado curto. Aparelhos nos modelos split e janela funcionam de forma similar a de um refrigerador, onde o compressor desliga e liga de tempos em tempos.

Vale considerar algumas limitações do aparelho. Existem modelos que não conseguem fazer aquecimento ou o resfriamento dependendo das condições climáticas externas.

E no caso do ar-condicionado inverter?

Como o modelo inverter não desliga o compressor, ele pode ficar ligado direto no sistema. O sistema inverter faz com que o motor do ar-condicionado funcione de forma constante.

O aparelho trabalha no mesmo ritmo sem precisar que seja desligado. Além disso, o gasto energético é menor quando comparado ao convencional.

Modelos de ares-condicionados

Existem diversos tipos de ar-condicionado. Cada um tem suas próprias características e funções. Você pode optar por um modelo de uso individual, modelos para empresas ou sala de escritórios. Por isso é importante conhecer todas as opções para que seja tomada a decisão certa.

Conforto e qualidade de vida que o condicionador de ar proporciona devem pesar muito mais na conta na momento de adquiri-lo.

Seu potencial pode ser melhor aproveitado, sendo possível ter um consumo menor de energia, mesmo utilizando o ar-condicionado até por um dia inteiro.

O que precisa ser feito? Saber exatamente qual o modelo correto para seu cômodo, qual o modelo ideal que vai lhe atender por completo e qual ar-condicionado que você pode utilizar para ter um consumo menor de energia.

Ar-condicionado de janela

Ele é composto por uma única peça que é embutida em uma parede. O modelo tem um sistema de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de ar fresco voltado para dentro.

Esse tipo de ar-condicionado costuma ser mais acessível financeiramente do que outros tipos. Costuma ter uma instalação muito mais simples do que um modelo de split, por exemplo. Suas peças são fáceis de  encontrar e até mesmo você consegue fazer a instalação.

Mas, pelo fato de ter sido projetado com uma tecnologia mais antiga, geralmente costuma ser barulhento e consumir mais energia do que os demais modelos.

Ar-condicionado split

Reconhecido no mercado como um modelo silencioso e econômico, é um modelo que possui uma instalação mais complexa do que o de janela.

Conhecido como split porque ele conta com duas partes: condensadora e evaporadora. A unidade interna que resfria o ambiente e a parte de fora onde fica o compressor, um tubo faz a ligação entre as partes onde circula um gás.

Pode ser encontrado na maior parte das residências e dos comércios. Foi nomeado de split porque é dividido em duas unidades: condensadora e evaporadora.

Os modelos split são fabricados em duas diferentes tecnologias: convencional e inverter. O modelo inverter é a opção de um ar-condicionado mais econômico.

Ar-condicionado inverter é mais econômico?

O mercado conta com diversos modelos que consomem menos energia do que os convencionais. É o caso do inverter.

Seu processo funciona da seguinte forma: ao invés de ligar e desligar como acontece nos modelos convencionais, o aparelho fica ligado direto em ciclos mais baixos, o que evita, assim, o liga e desliga que, devido aos picos de energia. Isso, sem dúvida, acarreta no aumento de consumo.

A tecnologia desse tipo de modelo faz com que o compressor do ar-condicionado fique ligado de maneira constante. Ou seja, sem oscilação de temperatura.

Em relação aos modelos convencionais, ele chega a ser mais econômico em até 40%. Conforto térmico e menos ruído são outros diferenciais apresentados pelo inverter.

Leia também:

Limpeza e manutenção

A manutenção deve ser realizada mediante ao consumo do ar-condicionado. Quanto mais utilizado, maior a necessidade de fazer uma manutenção. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é recomendável a limpeza semanal dos filtros.

A limpeza embora possa ser algo simples, é um procedimento mais do que importante. Os filtros devem ser lavados uma vez por mês e trocados uma vez por ano. Um técnico especializado deve ser acionado para o serviço. A periodicidade é relacionada a quantidade de pessoas e ao tempo de funcionamento do aparelho no ambiente.

A manutenção preventiva é uma maneira eficaz de baixar custos e garantir o bom funcionamento do seu aparelho. Dessa forma, pode-se evitar reparos e correções não programadas.

Já a manutenção corretiva é realizada quando o ar-condicionado apresenta um problema mais técnico. Desde problemas simples até os mais complexos. Quer dizer, reparos em uma ou outra peça ou até mesmo em todo o sistema.

São manutenções que podem acontecer devido ao mal funcionamento do ar-condicionado, visando a identificação do problema e o conserto imediato desse sistema.

Ar-condicionado mais econômico e Selo Procel A

Ressalta-se que todos os aparelhos eletrônicos contam com o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que identifica o aproveitamento dos aparelhos em relação ao consumo de energia.

Como funciona a métrica criada pelo Inmetro? Ele vai de A a E? Os equipamentos etiquetados com o selo Procel Classe A são os mais eficientes em relação aos aparelhos da letra B em diante.

O selo possibilita que o consumidor compreenda de forma rápida e efetiva qual a eficiência energética de cada ar-condicionado.  Ou seja, seleciona o ar-condicionado mais econômico para você.

Função sleep

A Função Sleep possibilita que o ar-condicionado possa ser automaticamente desligado durante à noite e mesmo que você esteja dormindo, a temperatura pode ser diminuída.

É a garantia de uma boa noite de sono que possibilita programar a diminuição da temperatura no ambiente.

Outras funções para economia de energia

Função energia que controla a capacidade do compressor em 50 ou 75%. Timer que liga e desliga o ar-condicionado em horários programados. Essa função ajuda na economia já que o ar não fica o tempo todo ligado. Modo conforto que mantém o ambiente agradável e evita  desperdício de energia.

Temperatura

Vale destacar que a temperatura ambiente interfere no consumo de energia. Sabe-se que ar-condicionado gasta muita energia quando trabalha em extremos – mínima (arrefecimento) ou máxima (aquecimento).

É ideal manter o ar-condicionado na temperatura média de 23ºC. Dessa forma, o aparelho funciona ao máximo de sua performance e, ao mesmo tempo, não ocorre sobrecarga de energia.

Standy by

Evite ligar os equipamentos na mesma conexão de tomada e desligue os aparelhos das tomadas quando não estiverem em funcionamento. São práticas simples mas de grande utilidade.

Mesmo que estejam em stand-by, desligados mas conectados na tomada, pode ocorrer consumo de energia.

Dimensione a capacidade do ar-condicionado

A unidade BTU (sigla para British Termal Unit) mede a capacidade do ar-condicionado.

Caso o aparelho seja potente demais para o tamanho do ambiente pode estar gerando um gasto desnecessário de energia.

Se a capacidade térmica do ar-condicionado for inferior ao que o ambiente necessita, ele poderá trabalhar em excesso, fazendo com que o compressor fique oscilante.

Como calcular o consumo de energia de um ar-condicionado?

Confira as seguintes etapas para calcular quanto seu ar-condicionado consome de energia. A primeira delas se refere ao números de horas do aparelho ligado. Deve-se colocar na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado.

Verifique também o consumo de energia em kWh/mês. Informação, essa, que você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética do Procel.

Veja também o preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica. Mas o valor pode variar de acordo com a cidade/estado. E não esqueça de acessar nosso site, além de calcular o consumo do seu ar-condicionado e encontrar a potência ideal para você.

Conclusão: ar-condicionado mais econômico com modelo inverter

Investir no modelo inverter para ter ganho de economia energética e utilizar o aparelho da maneira correta, respeitando a temperatura estabelecida para ter um clima ideal dentro de sua casa, são principais procedimentos que devem ser seguidos e colocados em ação para que seu ar-condicionado seja mais econômico.

Exemplo desse modelo é o multi split que tem somente um compressor, fazendo com que ocorra uma economia de energia e, ainda,  menos ruído, o que é extremamente favorável para seu dia a dia.

Silencioso e econômico, o modelo inverter é uma opção de muito valor para as empresas e residências. O seu funcionamento é adequado para o seu ambiente. Seu compressor não precisa ser desligado. Isso evita que aconteça picos de voltagem e menos energia gerada.

Faça a limpeza de seu aparelho, sua manutenção e procure por um profissional credenciado e assistências técnicas especializadas para que você consiga ter um ar-condicionado que atenda suas expectativas.

Importância dos BTUs. As unidades usadas para medir a capacidade do ar-condicionado tem a função de climatizar de forma mais eficiente ambientes de diversos tamanhos. Mas caso ele seja potente demais para o tamanho do ambiente pode estar ocorrendo um gasto maior de energia do que o normal.

Outro ponto importante: se a capacidade térmica do ar-condicionado for inferior ao que o ambiente necessita, ele poderá trabalhar em excesso ao ponto de que o compressor fique oscilante.

A temperatura ambiente interfere no consumo de energia. É ideal manter o ar-condicionado na temperatura média de 23ºC. Dessa forma, o aparelho pode funcionar ao máximo de sua performance e, ao mesmo tempo, não trazer sobrecarga de energia.

A energia solar também é importante para que o ar-condicionado possa ser mais econômico. Preço e quantidade de placas solares necessárias para o desenvolvimento do sistema fotovoltaico estão entre os principais fatores quando se fala em ter energia solar para o ar-condicionado.

É um investimento alto, mas, que pode valer a pena. Para que seu ar-condicionado tenha ainda menos consumo, a utilização da energia solar, sem dúvida, será um fator a mais para você.

Para aqueles que procuram conforto, bem-estar e qualidade de vida, investir em um sistema fotovoltaico para seu ar-condicionado é a solução.

A Elgin também está focada em trazer produtos cada vez mais sustentáveis. Principalmente nos seus modelos de ar-condicionado, como podemos verificar na composição de cada aparelho. Invista em um ar-condicionado quente e frio que respeite o meio ambiente.

MultiSplit Inverter

MultiSplit Total Inverter é um modelo que tem painel com visor invisível e permite ligar até cinco unidades internas, proporcionando muita flexibilidade e economia de espaço. Além de ser monofásico, Quente/Frio e conta com Evaporadoras de 7.000/9.000/12.000 e 18.000BTU/h.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.