Ar-condicionado 29/03/2021 | 10 min. de leitura

Como funciona o ar-condicionado quente e frio?

Mesmo no verão há períodos que podem surgir um friozinho e no inverno é comum ter temperaturas baixas, por essas razões o uso de um ar-condicionado quente e frio pode atender a sua necessidade.

Um ar-condicionado quente e frio é um complemento a mais para que você consiga enfrentar as variações climáticas decorrentes de um país reconhecidamente quente, mas com períodos oscilantes que colocam dúvida em qualquer brasileiro.

Essa alternativa de lidar não só com as altas, mas também com as baixas temperaturas pode ser mais utilizada em regiões no Sul e parte da região Sudeste. Ambos locais costumam apresentar temperaturas médias abaixo de 20ºC em alguns períodos do ano e dias quentes com temperaturas que podem atingir mais de 28ºC.

Contar com esse aparelho, conhecido também como ar-condicionado de ciclo reverso, significa ter eficiência, conforto e praticidade. Aquece o ambiente da seguinte forma: a função quente retira o ar frio do local e dispara o ar quente. Já o outro modo, retira o ar quente do ambiente e bombeia ar frio.

Diferenças entre ar-condicionado quente e frio e comum

Ambos os ares-condicionados possuem sistemas que operam com o mesmo princípio da troca de calor. Mas há diferença entre os modelos. E a principal delas é que o ar-condicionado quente e frio conta com uma bomba de calor que reverte os processos na hora de esfriar ou esquentar o ambiente.

Embora tanto o ar-condicionado convencional quanto o quente e frio podem desumidificar o ar do ambiente quando estão resfriando seu ar interior, o modelo quente e frio em função da sua capacidade de aquecimento e refrigeração é mais versátil e geralmente mais eficiente em termos energéticos.

Mas o que acontece com o ar-condicionado convencional? O compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, gerando oscilação de temperatura e picos de energia. Nesse cenário o resultado é claro. Uma grande quantidade de eletricidade desperdiçada.

Vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio?

O ar-condicionado com opção quente e frio traz um custo-benefício que faz a aquisição valer a pena. O fato de ele possuir dupla função é o que o diferencia de outros modelos. Assim, fica descartada a necessidade de comprar dois aparelhos diferentes para atender períodos diferentes do ano.

Cada consumidor possui necessidades diferentes, tanto em relação às condições financeiras quanto ao tipo de ar-condicionado para colocar no ambiente.

Por exemplo, caso você resida em um local onde há mais calor do que frio, pode ser que não seja tão necessário adquirir um produto como esse. Mas por outro lado, em locais onde ocorrem mais períodos de frio, sua aquisição é mais do que válida.

Em locais que registram temperaturas altas e baixas no mesmo ano, sua aquisição é recomendada. O fato de ele ser um ar-condicionado atuante em dois modos faz com que ele tenha apreço em regiões que apresentam oscilações de temperatura.

Importante lembrar que ciclo reverso é diferente de modo inverter. O ar condicionado Split pode ser encontrado tanto como inverter quanto ciclo inverso ou ainda ter os dois tipos juntos.

Principais vantagens do ar-condicionado

  • O ar-condicionado quente e frio traz mais conforto ao ambiente. O que você deseja, aquecer ou refrigerar? Você escolhe qual a melhor opção para te atender no dia a dia.
  • Contribui para a melhora da saúde de pessoas que apresentam problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e rinite.
  • É capaz de manter o ar mais limpo quando está com a manutenção em dia, auxiliando no combate de fungos durante o verão e inverno.
  • Ideal para quem busca praticidade. Por possuir a função de aquecedor e resfriador de ar, o aparelho economiza espaço.
  • Caso você opte por um modelo inverter que tenha ciclo reverso, a economia de energia será maior do que ocorre com o modelo convencional. O ar-condicionado inverter traz redução energética considerável, que pode chegar até 40%. Além de oferecer maior conforto e menor nível de ruído.

Qual é o melhor ar-condicionado quente e frio?

Embora existem diversos modelos de ar-condicionado quente e frio. Deve-se verificar qual o modelo é mais indicado para a sua necessidade. Para ter economia de energia e tecnologia em sua casa, é recomendável adquirir um modelo inverter.

Eco Inverter

Com três anos de garantia, o Eco Inverter que está disponível nas versões frio e quente/frio conta com display de temperatura invisível – só aparece ao ligar e é possível desligá-lo apertando a tecla “Screen”. Além de eliminar 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente, possuir tecnologia ECO Inverter – mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

Multisplit Total Inverter

O Multisplit permite ligar até cinco unidades internas, proporcionando muita flexibilidade e economia de espaço. Vem com painel com visor invisível, tecnologia inverter e conta com evaporadoras de 7.000/9.000/12.000 e 18.000BTU/h.

Ar-condicionado piso-teto

É um tipo de ar-condicionado que pode ser instalado tanto no piso quanto no teto. A potência em BTUs é acima da média e oferece grande capacidade de circulação de ar. É ideal para ambientes amplos ou que tenham um fluxo muito intenso de pessoas.

piso teto eco

Piso Teto Eco


O Piso Teto Eco possui design sofisticado para ambientes com as mais variadas capacidades. Trabalha com o gás ecológico R-410A, está disponível nas versões frio e quente/frio, conta com três velocidades de ventilação, além de ter classificação A no Inmetro.

Piso Teto Inverter

O Piso Teto Inverter possui design elegante, é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, trabalha com Gás Ecológico R-410A e tem capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio. Também conta com Sistema Inverter que economiza até 40% de energia e classificação A no INMETRO.

Ar-condicionado cassete

Com design discreto, o split cassete pode ser instalado no teto ou forro. Tem até quatro vias para saída de ar e proporciona um excelente desempenho para climatizar ambientes maiores.

Cassete plus

Cassete Plus

O Cassete Plus traz um design moderno que harmoniza perfeitamente em qualquer espaço. Apenas a grelha fica visível no ambiente. Tem uma excelente distribuição de ar, com baixíssimos níveis de ruído. Possui display Digital (LED) e conta com gás ecológico R410.

 Cassete Inverter

A linha Cassete Inverter possui um design elegante capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, oferece capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio e trabalha com Gás Ecológico R-410A.

Leia também:

Saiba tudo sobre manutenção de ar-condicionado
Ar-condicionado para empresa: saiba como escolher
Umidificador de ar: benefícios para o tempo seco

Eco Power

O Eco Power tem as seguintes funções: Limpeza, Turbo, e Conforto. Conta com saída de dreno (dois lados), filtro de Nylon + Ionizador (Ion Air) e função Wi-Fi (produto com Wi-Fi disponível sob demanda) – permite desligar e programar seu aparelho via tablets e smartphones.

Ar-condicionado split

Modelo mais convencional, pode ser utilizado em ambientes residenciais e comerciais. Suas vantagens são: refrigeração de qualidade, baixo nível de ruído e ótimo custo-benefício, o que garante uma sensação de bem-estar.

Eco Cube

O Eco Cube é prático e fácil de instalar, tem capacidade de 9.000Btu/h, possui design moderno e clean, além de ter controle remoto, puxadores laterais e rodinhas que auxiliam no transporte para diversos ambientes. Também possui filtros laváveis, painel digital indicando a temperatura e as funções refrigeração, desumidificação e dormir.

Ar-condicionado quente e frio é a eficiência para o ano todo

O custo-benefício do ar-condicionado quente e frio faz valer a pena a aquisição do produto. Embora ele possa ter um valor maior do que o convencional, suas vantagens fazem com que os consumidores busquem pelo produto.

Sabe-se que um aparelho de ar-condicionado de ciclo normal possui um sistema de refrigeração composto por quatro peças fundamentais: um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador e um condensador. E todos esses componentes fazem o gás refrigerante circular no sistema, realizando a troca térmica e absorvendo ou adicionando calor no ambiente. Ou seja, no ciclo normal a unidade interna (evaporadora) somente resfria o ambiente.

Já no ciclo reverso, o ar-condicionado pode esfriar ou aquecer. O diferencial em relação ao modelo que somente refrigera é a presença de uma válvula reversora, responsável pelo funcionamento do sistema de aquecimento do aparelho. O fato dele poder trabalhar tanto no resfriamento quanto no aquecimento faz com que ele seja um produto cada vez mais procurado no setor varejista, seja em magazines ou lojas especializadas.

Outro ponto a ser destacado é a capacidade híbrida: um sistema quente e frio de alta qualidade permite o aquecimento ideal do ambiente, ou seja, com esse modelo de ar-condicionado você consegue definir exatamente a temperatura que deseja, ao contrário de um aquecedor comum.

Caso você adquira um ar-condicionado quente e frio, sua energia será economizada. Isso quer dizer que o consumo do aparelho não trará impactos na sua conta de luz. O valor gasto possivelmente ficará muito próximo com outros modelos de ar-condicionado. Então, se você optar por um modelo inverter quente e frio, a economia de energia será ainda maior do que com a utilização de ares-condicionados convencionais.

A tecnologia inverter resulta em um aparelho durável, econômico, silencioso e mais eficiente. É um tipo de ar-condicionado que refrigera o ambiente de forma constante, sem oscilações de temperatura. Diferente dos modelos convencionais, ele conta com um compressor que não traz picos de voltagem. O resultado é um maior conforto e redução no consumo de energia que pode chegar em até 40%.

O que você busca em um ar-condicionado? Para quem deseja ter praticidade, o ar-condicionado quente e frio é o modelo ideal. Contar com a função de aquecedor e resfriador de ar, faz com que você economize espaço e não precise adquirir outro modelo de ar-condicionado. O conforto térmico é outro atributo que o ar-condicionado quente e frio pode te oferecer. único.

Além disso, ter um ar-condicionado quente e frio é contribuir para a melhora da saúde de pessoas que apresentam problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e rinite. O aparelho mantém o ar mais limpo quando está com a manutenção em dia, o que auxilia no combate de fungos durante o verão e inverno.

Considere a compra e instalação de um ar-condicionado quente e frio ao usar um modelo comum. É uma maneira eficiente e versátil de lidar não apenas com altas temperaturas, mas também com baixas temperaturas registradas ocasionais na área.

Avalie a quantidade de BTUs, uma medida que determina a eficiência de refrigeração de cada ar-condicionado. Por exemplo, para fazer o cálculo de BTUs do seu Eco Inverter, faça a medição do espaço em que será instalado e a quantidade de consumo no ambiente. É crucial medir o m² do ambiente para fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado. Essa utilização é essencial para você fazer a melhor escolha, aquela que atenda a sua necessidade.

A Elgin também está focada em trazer produtos cada vez mais sustentáveis. Principalmente nos seus modelos de ar-condicionado, como podemos verificar na composição de cada aparelho. Invista em um ar-condicionado quente e frio que respeite o meio ambiente.

E não esqueça de sempre procurar por um profissional credenciado pelo fabricante, seja na hora da instalação ou manutenção. Aliás, a melhor forma de instalar é buscar o auxílio de um profissional. Ele saberá qual é a melhor forma de instalar e o melhor modelo que será integrado no ambiente, para que você considere tenha, por exemplo, um Eco Inverter atuando na sua máxima performance.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.