Início 09/04/2020 | 14 min. de leitura

Tipos de sorvete para incrementar o seu negócio

tipos de sorvete
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O mercado conta com vário tipos de sorvete. Você encontra sorvete de massa, artesanal, gelato, picolé, paleta, expresso, sorbet e entre outros. Há uma grande oferta e variedade de sabores.  

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete, o que impulsiona ainda mais o desenvolvimento de novas sorveterias. 

Para a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, o surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos, deve alavancar o crescimento do mercado para cerca de 81% até o final 2020.

Mas como fazer para que as sorveterias consigam manter o consumo também no inverno ou em dias menos quentes? Os empreendedores buscam cada vez mais formas eficazes para evitar momentos de baixa procura. 

Confira neste artigo como driblar eventuais problemas de venda em períodos como esses e muito mais informações.

Quais são os diferentes tipos de sorvetes disponíveis no mercado?

Como já vimos, o mercado conta com vários tipos de sorvete. Agora vamos conhecer cada um deles:  

Sorvete de massa

É a opção mais popular. Inclusive, facilmente encontrada nos supermercados e nas sorveterias de um modo geral e nos mais variados sabores.

São aqueles produzidos em larga escala e industrializados. Possui como principais características a leveza e a suavidade da textura (gerados pela incorporação de ar no seu processo de fabricação). 

No entanto, tal tipo de produto apresenta em sua composição: aditivos, conservantes, emulsificantes e gordura hidrogenada.

Tem mais durabilidade já que pode ser armazenado por mais tempo e o seu custo de fabricação é relativamente baixo. 

sorvete de massa

Sorvete artesanal

De textura mais densa e cremosa, o sorvete artesanal apresenta um conceito mais saudável já que é feito com ingredientes naturais, como frutas frescas. Estes ingredientes permitem que o sabor seja preservado.

Além disso os sorvetes artesanais não possuem conservantes, gordura hidrogenada ou outros componentes químicos, tornando este tipo de sorvete mais saudável.

São uma boa opção de negócio para quem quer vender um produto diferenciado.

sorvete-artesanal-tipos-de-sorvete

Gelato italiano

É um sorvete de massa tradicionalmente italiano, cujo processo de fabricação também é artesanal. Ou seja, não há gordura hidrogenada, nenhum tipo de estabilizante e tampouco emulsificante ou conservantes. 

Vale destacar o que proporciona cremosidade é a gordura do leite. E como ele é caseiro, deve ser consumido no mesmo dia em que for produzido.

gelato-italiano-tipos-de-sorvete

Sorvetes premium

São calóricos. No entanto, isso não significa que seja um produto de baixa qualidade, muito pelo contrário. 

Sua produção tem como base componentes selecionados e nobres. O que pode ser uma desvantagem é o seu custo elevado, isso pelo fato de ser um produto premium. 

sorvete premium

Sorbets

Utilizar ingredientes frescos essa é a premissa desse tipo de sorvete. Eles se diferenciam porque não possuem nenhum tipo de gordura em sua composição (nada de leite ou gordura hidrogenada). A água é um dos ingredientes que fazem o sorbet.

É uma excelente opção para os consumidores que buscam por sobremesas menos calóricas e pessoas alérgicas a corantes ou intolerantes à lactose. 

Geralmente seus sabores são de fruta, como morango, manga, frutas vermelhas e banana. É uma espécie de gelato menos calórico e caseiro. 

Qual a diferença entre o sorvete e o sorbet? - Revista Food Magazine

Picolé

É o tradicional no palito. Há uma infinidade de sabores, cada um para cada gosto. E com relação aos sabores de frutas, os picolés se assemelham bastante aos sorbets, pois a maioria são produzidos à base de água.

Aprenda a preparar um delicioso picolé de framboesa com iogurte

Paleta mexicana

Esse tipo de sorvete se diferencia dos nossos picolés por ser um pouco maior e mais calórico e geralmente muito mais cremoso. As paletas também se destacam pelas combinações de sabores, especialmente em seus recheios.

Embora possam ser assemelhar ao sorbet, quando usadas frutas de verdade (nesse caso, são feitas à base de água). Do contrário, em outros sabores como torta de limão, chocolate trufado, a composição à base de leite e outros ingredientes.

As sorveterias devem usá-las como estratégia para diversificar sua linha de produtos para que atraia mais mais clientes.

Paleta mexicana: 12 receitas fáceis e deliciosas para os dias quentes

Sorvete expresso

Sorvete expresso é cremoso, saboroso e produzido rapidamente em máquinas, como a Gelatta Expresso da Elgin. Já caiu no gosto popular e possui preço bastante acessível para os consumidores

Com leite integral, açúcar refinado e uma mistura em pó que pode ser facilmente adquirida em lojas de suprimentos para sorveterias é assim que ele é composto.

A mistura deve ser batida seguindo a receita indicada pelo fornecedor até ficar homogênea e, em seguida, depositada nas cubas da máquina.

sorvete expresso

Sorvete de açaí

O açaí pode ser degustado como um suco ou creme, sendo dessa forma uma alternativa ao sorvete em dias verão.

Mas o sorvete de açaí é preparado com uma mistura em pó no sabor de açaí ou com a polpa pronta, adoçada com guaraná e água. Também é possível usar a polpa natural da fruta, com a adição de xarope de guaraná para acentuar o sabor.

Para prepará-lo, é necessário ter uma máquina específica. Seu preparo é similar ao do sorvete expresso. 

5 dicas de sucesso para inovar nas vendas de açaí - Blog Nova Safra

Frozen yogurt

O iogurte é o principal ingrediente desse tipo de sorvete. Trata-se de uma sobremesa que pode ser considerada saudável, isso pelo fato de ter baixo teor de gordura e açúcares. 

Em sua composição há vários elementos utilizados no processo de fabricação dos sorvetes tradicionais, entre eles o leite, os emulsificantes e os estabilizantes.

shutterstock_591033659

Quais os sabores de sorvete mais vendidos?

Os mais tradicionais como de chocolate, morango e baunilha são os mais consumidos, embora o mercado tenha uma grande variedade de sabores. Confira quais são os mais requisitados:

Baunilha 

Segundo a Associação Internacional de Laticínios, o sorvete de baunilha é um dos mais consumidos ao redor do mundo

É um sabor leve que pode ser consumido em qualquer época do ano. Pode acompanhar outras sobremesas, como por exemplo, um petit gâteau (uma espécie de bolo recheado com uma calda de chocolate meio amargo).

Além do que, seu sabor é muito encontrado, no sorvete expresso, tipo de sorvete bastante requisitado nos dias de hoje.  

Chocolate 

O sabor está na lista dos sabores mais populares. Sua receita leva ovos, creme, açúcar, sorvete de baunilha e cacau em pó. O licor de chocolate pode ser adicionado para intensificar o seu sabor.

Morango

A receita desse sabor pode levar morangos frescos ou o aroma da fruta, além de  ingredientes que são batidos com baunilha, ovos, creme e açúcar.

Napolitano

Ele é uma mescla de sorvete de morango, chocolate e baunilha, colados lado a lado no mesmo recipiente, sem nenhuma divisória entre eles. Como os três sabores eram muito popular, acabou sendo criado essa versão. 

Flocos

Esse sabor é feito com raspas do chocolate em um sorvete à base de leite. É doce na medida certa. Indicado tanto para o verão quanto o inverno.

Cookies n’ cream

É um sabor tipicamente americano que consiste em um base do sorvete de baunilha ou chocolate, com uma quantidade razoável de biscoito, geralmente recheado ou com gotas de chocolate.

Coco

É um sabor tipicamente brasileiro que conquistou vários países. É a base de leite batido com água e os flocos de coco. Há variações como, por exemplo, o coco queimado. 

Passas ao rum

Não é dos mais consumidos entre os jovens. Há um leve sabor alcoólico do rum que acrescenta um gosto meio azedo e meio amargo, o que é equilibrado pelo doce das passas. 

Café

Esse é para os aficionados por café ou até mesmo para aqueles que não tem o hábito de consumi-lo. Diferente da bebida, o sabor é mais suave e menos amargo. É ideal para ser combinado com outros sabores, como baunilha e chocolate.

Também é um complemento para milkshakes, conhecidos como os chamados frappuccinos. 

sabores de sorvete

Maracujá

Saudável, refrescante e ideal para o verão. Ao saborear o sorvete de maracujá você ingere vitaminas A e C, complexo B, sais minerais, além de ferro, sódio, cálcio, fósforo e flavonoides.

Pistache

Embora seja um grão pouco consumido no Brasil, seu sorvete na cor esverdeada é bastante requisitado. De sabor surpreendente e refrescante, é o tipo de sorvete que sua sorveteria precisa ter.

Chá verde

Ele possui a capacidade de reduzir o colesterol, além de ser diurético e auxilia no emagrecimento. Possui os mesmos benefícios saudáveis de uma xícara de chá.

Também acelera o metabolismo, facilita a digestão, regula o funcionamento do intestino e diminui a retenção de líquidos no corpo.

Doce de leite

O doce é famoso entre os países da América do Sul, em especial, Argentina, Uruguai e Brasil, que são grandes produtores e consumidores de doce de leite. Pode ser usado para fazer balas, biscoitos e rechear bolos e churros. 

O sorvete geralmente é cremoso e há empresas que colocam até mesmo o doce junto com o sorvete, o que fica ainda mais saboroso.

Açaí

O açaí é rico em ferro e fibras que auxiliam no trânsito intestinal e em proteínas para repor as energias após práticas esportivas. Possui ainda potássio, cálcio, vitamina B1 e antioxidantes, o que melhora a circulação sanguínea. 

É um sabor refrescante e muito indicado para dias mais quentes.

A fruta ficou muito popular nos últimos anos, se tornando uma sobremesa muito querida de grande parte dos brasileiros. Não é a toa que surgiram muitas franquias de açaí na última década.

Milho

Fonte de nutrientes, como cálcio, fibras, vitaminas A e B, ferro, potássio, fósforo e celulose, ele pode ser usado na pamonha, em bolos, sucos e, é claro, em sorvetes.

Seus nutrientes ajudam no emagrecimento, fortalecem o trato intestinal, colaboram para uma dieta saudável e previnem doenças digestivas e cardíacas.

Tipos de sorvetes inusitados

Sorvete de halva

Deseja apreciar um autêntico sorvete israelense? Conheça um halva gelado, um sorvete feito pelo esmagamento das sementes de gergelim em uma pasta de mel.

Sorvete dondurma

É o sorvete tradicional da Turquia que pode ser encontrado entre outros cidades como, por exemplo, Dubai. Ele é conhecido por seu aspecto super elástico. Possui uma textura firme e mastigável, que vai ficando cremosa e derretida durante a degustação.

Como vender sorvetes no inverno? 

É a época que as sorveterias podem ter alguma dificuldade quanto à lucratividade. O que pode ser feito para que haja um fluxo de consumidor que seja ideal para o seu negócio, levando em consideração que o consumo maior é no verão?

Há muitas maneiras para fazer com o sorvete continue fazendo parte do dia a dia de seus clientes, mesmo em meses mais frios.

Para acompanhar os sabores da sua sorveteria você deve procurar fazer doces, sobremesas quentes, petit gâteau, panquecas, crepes, waffles e até mesmo  espetinho de fruta com chocolate. 

São sobremesas que incrementam ainda mais seu sorvete, a fim de fidelizar sua clientela e atrair novos clientes.

No verão existem sabores que combinam mais com o clima, aqueles mais refrescantes, especialmente, os tipos à base de fruta. Assim  como no inverno. Ou seja, crie sabores mais indicados em dias frios. Geralmente aqueles derivados do chocolate e castanhas. 

Porque você deve ter um cardápio diversificado em sua sorveteria?

No segmento dos sorvetes, assim como em outros modelos de negócio, a concorrência é grande. A qualidade e a variedade de seus sabores são atributos  essenciais para que a sua sorveteria consiga ser reconhecida no mercado. 

Para ter um cardápio diversificado, você precisa investir em máquinas de sorvete, criar uma harmonia dentro do ambiente de seu trabalho, conversar com sua equipe para criar novos sabores e trabalhar com ingredientes de qualidade.  

A primeira impressão é a que fica. O seu público quer experimentar o sorvete pela primeira vez deve ter vontade de voltar após conhecer sua sorveteria. A degustação deve ser a melhor possível, já que é ele que vai compartilhar a boa experiência com os amigos e familiares, para que estes também se tornem clientes.

Como treinar sua equipe vender mais sorvetes?

Contar com colaboradores qualificados é o caminho necessário para ter mais eficiência na sorveteria. É fundamental ter ao seu lado profissionais que sejam competentes, produtivos e criativos.

Estabelecer uma boa comunicação interna e realizar treinamentos periódicos também são medidas para manter todos os profissionais envolvidos e engajados.

Funcionários bem treinados se tornam proativos e sempre ficam por dentro das tendências para otimizar ainda mais as vendas e trazer novas ideias de reestruturação, visando modelos de negócio que sejam cada vez mais inovadores.  

como vender sorvete no inverno

Conclusão: Os tipos de sorvete apresentados na sorveteria atraem novos clientes

De acordo com os dados da Abis (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), o brasileiro consome de seis a oito litros de sorvete por ano. Colocando o país no topo do ranking como um dos países em que mais se consome no sorvete no mundo! 

E a perspectiva é que o consumo de sorvete continue crescendo no Brasil

Bastante popular e tradicional entre o povo brasileiro, o sorvete possui um alto consumo, principalmente, em dias de verão. 

Mas pode ser apreciado também no inverno. Isso implica na criatividade e ousadia das sorveterias em trazer acompanhamentos com sobremesas quentes e investimento cada vez maior em sabores adequado para dias de inverno. 

Afinal, o negócio deve ser lucrativo não somente em épocas ideais para o seu consumo e, sim, durante todo o ano.   

Além de se preocupar com medidas em relação ao treinamento de sua equipe e diversificar seu cardápio, outro forma eficiente de atrair seu público-alvo é promover eventos e promoções.

Um festival de sorvete, a criação de brindes, cartões fidelidade e descontos são tipos de ações que devem proporcionar experiência para seus consumidores em qualquer época do ano.

Que tal a criação de novos sabores de acordo com cada comemoração do ano ( Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães, Festa Junina) ou até mesmo a promoção de sabores de acordo com cada fruta da estação.

Invista também na ambientação da sua sorveteria, na escolha de copos e colheres e outros utensílios que podem agregar valor. A criação de novas coberturas para poder dar opção ao seu cliente também é uma iniciativa que não pode faltar.

Sem dúvida, isso influencia em muito na satisfação do consumidor, que deseja  frequentar ambientes agradáveis, locais que as façam se sentir bem.

E como podemos conferir, há inúmeros tipos de sorvete para fazer parte do cardápio de sua sorveteria. Seja criativo e supere sua concorrência, ainda mais ao adquirir as máquinas de sorvete expresso da Elgin.

Com elas, a produção se torna mais rápida e eficiente, além de trazer um sabor que faz a diferença no resultado final. 

Conheça abaixo modelos de máquinas de sorvete expresso e renove seu negócio. Em dias de verão ou inverno, sua utilidade será bem-vinda.   

Gelatta Soft E1

Certificada pelo INMETRO e com garantia de 12 meses, a máquina de sorvete expresso possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios no modo stand-by.

Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 4.9 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

Gelatta Soft E2

A máquina de sorvete expresso tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios quando a máquina está no modo stand-by.

Conta com bomba de ar, o que implica em um rendimento de até 30%, batedor de aço inox e possui ainda uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Tem também uma cuba de 7,2 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v). O modelo da Elgin é certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

Gelatta Expresso

Disponível no modelo de bancada, a máquina possui design compacto e painel digital touch screen de fácil operação. Sua capacidade é de 150 casquinhas por hora e possui bomba de ar integrada, garantindo a melhor consistência do sorvete.

Lembre-se que os modelos da Elgin são certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!

Posts Relacionados

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.