Tudo sobre máquina de costura para iniciantes

Guilherme Neves - 22/10/2019

Entenda como funciona a energia solar residencial

Guilherme Neves - 22/10/2019

Como montar uma sorveteria e ter lucro no 1º dia

Guilherme Neves - 22/10/2019
máquina de costura para iniciantes
energia solar
como montar uma sorveteria

No mundo dos negócios cada vez mais surgem novas oportunidades e desafios. É necessário compreender o cenário econômico e todas suas possibilidades de investimento, para que seja possível empreender em algo inovador ou até mesmo algo simples e de muita utilidade, como é o caso das sorveterias. Afinal, em dias de verão, nada melhor do que tomar um bom sorvete, aquele gelato – de textura macia e densa – refrescante com uma explosão de sabores de dar água na boca. Seu sabor caiu tanto no agrado popular, que a sua procura ocorre até mesmo durante todo o ano. Então, degustar, seja uma casquinha, copinho ou picolé, e ao mesmo tempo, conhecer novas sorveterias, é claro, que seja de qualidade, é um passeio para toda família ou casal. Mas como montar uma sorveteria e ter resultados significativos?

Com sorvete tirado de uma máquina de sorvete expresso.

A importância de montar uma sorveteria é proporcionar felicidade para sua família

Abrir uma sorveteria, sem dúvida, é uma oportunidade para você que pretende desenvolver um novo negócio vantajoso e prazeroso. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias dos Sorvetes (ABIS), a estimativa é que a indústria de sorvetes tenha um crescimento de 3% a 5% em 2019. Para a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, o surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos, devem alavancar o crescimento do mercado para cerca de 81% até 2020

Sorvete Industrial x Sorvete Artesanal

Essa famosa sobremesa gelada feita à base de lacticínios como leite ou nata pode conter ingredientes como açúcar, adoçantes, corantes ou aromatizantes. No entanto, há muitas marcas que oferecem sabor e qualidade aos seus produtos para que você consuma ao ponto de recarregar sua energia em dias de verão. Pode-se dizer que é um alimento saudável, onde muitas marcas oferecem sorvetes com diversos nutrientes como proteína, vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de cálcio – importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil e a manutenção da saúde óssea de adultos e de idosos.

Sem dúvida, a maior diferença entre o sorvete industrial e o sorvete artesanal está nos equipamentos utilizados e nos métodos de produção. Enquanto na produção artesanal o processo é mais lento e há intervenção do sorveteiro em diversas etapas. O sorvete artesanal se caracteriza por não ter gordura hidrogenada, utilizando ingredientes naturais como polpa de frutas frescas que garantem o baixo teor calórico. Como a mistura não tem conservantes, é necessário ter cuidado redobrado com a validade.

Como é um mercado que atende as classes A e B, as sorveterias artesanais devem oferecer sabores diferentes para obterem resultados positivos. Além de trazer qualidade ao sorvete, deve-se evitar problemas com a vigilância sanitária. Obter licença para funcionamento e higiene são outros pontos fundamentais para lidar com o alimento e atender as normas de segurança.

Máquina de sorvete expresso

Um sorvete como esse é o resultado de como sua sorveteria faz sucesso

Antes de abrir uma sorveteria:

Para abrir uma sorveteria, siga alguns passos. Como tudo na vida não vem de graça, empreender em um novo negócio implica em várias questões. Mas, no final, pode valer a pena.

Pesquise o mercado e a concorrência

É fundamental conhecer o mercado para que seja realizado um planejamento mais assertivo quanto às possibilidades de investimento. Por exemplo, trabalhar com franquias é uma boa forma para começar um negócio.

Tem que levar em conta fatores como: público-alvo, valor do produto, sazonalidade, localidade, tipo do modelo de negócio. Por se tratar de um alimento refrescante e saboroso seu consumo é alto em regiões mais quentes. Então, porque não montar uma sorveteria no Nordeste? Mesmo que seja aceito fora de época, já que é um produto consumido durante o ano todo, deve-se ter preocupação com as vendas no inverno. Em períodos como esse pode incidir em declínio de vendas. Fique atento e agregue valor a sua sorveteria, adicionando novos produtos que podem ser consumidos pelos seus clientes.

Quais procedimentos para montar uma sorveteria?

Montar uma sorveteria requer uma análise criteriosa. Deve-se analisar as características da população da região, para que se identifique as classes sociais do local e, principalmente, seu poder aquisitivo. Fique atento quanto aos seguintes pontos a serem analisados: presença de áreas comerciais ou residenciais com grande fluxo de pessoas, proximidade de redutos gastronômicos, praças de alimentação ou pontos comerciais de boa visibilidade.

Como será a estrutura do empreendimento? Isso certamente responde quanto ao modelo de negócio a ser implantado. Sorvetes artesanais, sorvete industrial, o sorbet, SoftMix (sundae e milkshake), a paleta, o gelato e o picolé são nichos de mercado que podem ser explorados por você.

O tamanho da sorveteria é uma questão muito importante. Tão crucial que deve seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por exemplo, o local de instalação do balcão de atendimento de uma pequena sorveteria é um ponto a ser analisado. Assim como, o espaço para mesas, cadeiras e sanitários. Já uma fábrica de sorvetes deve ter uma capacidade produtiva de relevância para poder funcionar corretamente.

Capital de giro favorece seu negócio

Mediante à manutenção de reservas para o período de meses mais frios, o montante de recursos financeiros que uma sorveteria precisa manter para garantir a fluidez dos ciclos de caixa gira em torno de 20% do investimento inicial, para assim suportar eventuais oscilações de caixa é uma garantia fundamental para o seu negócio. Portanto, deve-se ter uma reserva financeira para que seu negócio possa superar oscilações que devem ocorrer, principalmente, nos primeiros meses. 

Exigências legais para montar uma sorveteria

Registrar a sua sorveteria é o primeiro passo. Faça o enquadramento na entidade sindical patronal, o cadastramento junto à Caixa Econômica Federal, cadastre no sistema Conectividade Social INSS/FGTS. 

Registro de compra dos alimentos, CNPJ; cópia autenticada do RG e CPF; folha espelho do IRPF, IPTU do imóvel, Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda e alvará de funcionamento fazem parte da lista de documentos necessários para iniciar o negócio.

Respeite as normas implementadas pela Anvisa. Preocupação quanto a instalação, manutenção dos equipamentos, abastecimento de água e higiene e controle higiênico sanitário necessário à fabricação de alimentos são vários requisitos para que seu imóvel esteja dentro dos padrões corretos. 

Importante também solicitar uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar e ficar atento à Lei que institui as Normas Básicas sobre Alimentos.

Equipamentos essenciais para montar uma sorveteria

Em relação a estrutura do negócio, sem dúvida, os equipamentos a serem utilizados na operação devem estar na lista de prioridades. Afinal, armazenar e comercializar seus produtos da melhor maneira possível vai implicar em resultados mais significativos para você.

Os equipamentos ideais para uma sorveteria funcionar corretamente, são: Freezer armazenador, freezer expositor, letreiro, mesas e cadeiras, milk-shake mixer, utensílios para armazenar casquinhas, embalagens plásticas, balcão de atendimento e carrocinhas de sorvete (para quem deseja comercializar de forma externa).

Já para quem deseja fabricar o sorvete é preciso ter outros equipamentos, como: batedeiras industriais, balança, embaladoras, codificadores de embalagem e datadores, liquidificador industrial, freezer armazenador, fogão a gás, baldes,  maturadores, formas de picolé e entre outros.

Investir também em um ambiente informatizado com impressora e computador. Dessa forma seu negócio terá um controle maior de produtos, infraestrutura e análises de investimentos.

Manutenção e cuidados

Uma das questões mais importantes desse tipo de negócio é a limpeza. Principalmente quanto a água manipulada que constam resíduos líquidos, inclusive, com grande teor de açúcar. Deve-se seguir os seguintes procedimentos: o projeto da instalação deve conter um sistema de dutos e canaletas na inclinação do piso, para escoamento correto dos resíduos, o sistema também deve ser fechado, para evitar contato com o sistema de esgoto e não permitir a entrada de insetos e roedores. 

Garanta a qualidade do produto. Para que ele chegue ao ponto de venda da maneira correta, é fundamental verificar a temperatura do freezer que mantém o sorvete. O isolamento térmico é essencial para manter a temperatura durante a viagem. 

Abrir uma sorveteria é rentável?

Como é um dos produtos mais populares em todo o Brasil e de muito apreço pelo mundo afora, pode-se dizer que é uma excelente negócio. Mas para que consiga gerar lucros é fundamental seguir as orientações já passadas e ficar por dentro de outras questões tão importantes quanto.   

Fatores que têm peso no resultado final: local da operação, preço e quantidade de vendas que você poderá fazer ao decorrer do mês. Por exemplo, uma rede varejista de grande porte ou empórios de alto padrão teriam o mesmo consumo caso estivessem posicionados em regiões periféricas? O produto tem que trazer qualidade e, ao mesmo tempo, um valor que se adeque às condições de seus consumidores.

Outra questão que pode gerar valor no seu negócio: é realizar parcerias, sendo  uma opção válida que pode gerar lucros futuros. Iniciar um negócio não é uma tarefa das mais simples, mas que pode valer muito a pena, principalmente, caso tenha um parceiro para poder adicionar expertise de forma mútua. Ou seja, diferenciais de negócio somados podem ser fatores de crucial importância no desenvolvimento de seu negócio.

Investimento médio para montar uma sorveteria

Qual valor deve ser necessário para abrir uma sorveteria? Mesmo que seja a abertura de uma pequena sorveteria, o investimento será considerável. Para que você desenvolva seu negócio e aumente sua clientela ao ponto de gerar resultados significativos recorra a parcerias e franquias.  

Como abrir uma sorveteria com pouco dinheiro?

Mesmo que você não tenha todas as condições financeiras para iniciar um pequeno negócio como esse, é possível ter lucro sim. Vale seguir algumas orientações para que se tenha sucesso no negócio: o ideal é focar em bairros menores para que não haja concorrência, procure se instalar em um local pequeno, para que não ocorra uma despesa considerável de imediato, caso tenha um ponto comercial dentro de sua casa, utilize-o para o desenvolvimento de sua pequena sorveteria

Invista em uma máquina de sorvete expresso 

Tradicionalmente servido em casquinhas crocantes com ou sem cobertura, trata-se de um tipo de sorvete visto em quiosques de shopping centers. É um tipo de negócio que gera alta lucratividade aliada a uma simplicidade no preparo dos sorvetes

A operação se caracteriza pela rapidez do serviço e o trabalho feito pela máquina. Trabalho esse, que faz toda diferença. O sabor e cremosidade do sorvete expresso ou sorvete soft,  muito apreciado no Brasil, são frutos da máquina de sorvete expresso. São porções feitas na hora. E como o procedimento é rápido, a fila que fica extensa em dias de verão, anda de forma muito fluida, o que torna a operação eficaz e lucrativa.

Mas como funciona uma máquina de sorvete expresso?

Para que o sorvete saia corretamente da máquina, ou seja, com a textura e o sabor que agrade a todos os consumidores, é possível adicionar na sua máquina de sorvete expresso uma calda que pode ser preparada por você. Composta por leite integral, açúcar refinado e uma mistura em pó, ela pode ser facilmente adquirida também em lojas de suprimentos para sorveterias. 

A mistura deve ser batida seguindo a receita indicada pelo fornecedor até ficar homogênea e, em seguida, depositada em seus compartimentos, para que seja finalizado o processo. Agora, o sorvete pode ser servido.

Então, uma máquina de sorvete expresso, um funcionário e um ponto com um grande fluxo de pessoas são fatores suficientes para que você possa se desenvolver no mundo do empreendedorismo.

Como lucrar a partir do 1º dia com a venda de sorvetes?

Vale ficar atento quanto às principais dicas e procedimentos para que você consiga ter lucro nos primeiros dias.

Como escolher uma máquina de sorvete expresso?

Existem muitas marcas e variedade de modelos no mercado. Os equipamentos são invariavelmente elétricos e podem funcionar em 110 ou 220 volts. Sem dúvida, um dos custos mais importantes para manter o negócio em funcionamento é o consumo de energia, que fica na média de 140 Wh/kg.

Aposte em um diferencial de mercado

Gentileza, limpeza e determinação são três fatores que se fazem presentes, entre outras questões já relatadas,  na hora de analisarmos se seu negócio é diferenciado ou não.

Seja gentil com seus clientes. É fundamental atender muito bem seus consumidores. Mantenha seu ambiente limpo. Isso vai mostrar sua preocupação com seu negócio e vai gerar atenção de seus clientes. Seja determinado. Empenho sempre em primeiro lugar. Motive seus funcionários e principalmente você para que seu negócio consiga ter resultados significativos.

Criar novos sabores em datas sazonais como Natal, Ano Novo , Dia das Mães e dos Pais, produzir cada vez mais sorvetes saudáveis e trabalhar com ingredientes qualificados e equipamentos adequados e modernos para o sucesso da sua sorveteria são outros diferenciais que seu negócio deve ter.

Utilize estratégias de marketing

Divulgue sua sorveteria em mídias sociais como Facebook, Instagram e também faça uso dos meios offline ao entregar nas ruas materiais de comunicação como panfletos que destacam sua marca, empresa e valores do negócio.

Conclusão:  Vale a pena montar uma sorveteria?

Vale muito a pena investir em uma sorveteria. Principalmente em uma pequena sorveteria, seguindo orientações como: investir em uma máquina de sorvete expresso, se preocupar com as regulamentações que implicam o modelo de seu negócio, ficar atento quanto a limpeza e infraestrutura de sua sorveteria, trabalhar com equipamentos modernos e qualificados, divulgar seu negócio, ser empenhado e determinado, conhecer seus concorrentes, pesquisar o mercado e trabalhar de forma positiva, incentivando toda sua equipe de trabalho.    

Trabalhe com produtos premium

Certamente o sorvete de massa industrial é o mais vendido em supermercados. Mas um dos diferenciais que seu negócio pode ter é trabalhar com produtos premium, principalmente, para aqueles que desejam atender um nicho específico. Mas o que é um produto premium? Por exemplo, aquele sorvete que tem algum diferencial como uma produção focada na sustentabilidade e saúde. Aquele produto que utiliza de matérias-primas de alta qualidade. Oferecer porções menores podem favorecer o negócio. Principalmente caso se referirem as produções sustentáveis. 

Conheça alguns modelos de máquina de sorvete expresso que merecem sua atenção. Possuem funcionalidades e características que fazem toda diferença na hora de montar uma sorveteria.

GELATTA SOFT E1

Máquina de sorvete expresso da Elgin.

Certificada pelo INMETRO e com garantia de 12 meses, a máquina de sorvete expresso da Elgin possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro. Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 5,8 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

 GELATTA SOFT E2

como montar uma sorveteria

A Máquina de sorvete expresso da Elgin tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro. Conta com bomba de ar,  o que implica em um rendimento de até 30%, batedor de aço inox e possui ainda uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Tem também uma cuba de 7,2 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v). O modelo da Elgin é certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!