Máquina de Sorvete 06/06/2022 | 9 min. de leitura

Como montar uma sorveteria e ter lucro no 1º dia?

Como montar uma sorveteria e ter lucro no 1º dia?

No mundo dos negócios cada vez mais surgem novas oportunidades e desafios. É necessário compreender o cenário econômico e todas suas possibilidades de investimento, para que seja possível empreender em algo inovador ou até mesmo algo simples e de muita utilidade, como é o caso das sorveterias.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete, montar uma sorveteria é sem dúvida, é uma oportunidade para você que pretende desenvolver um novo negócio vantajoso e prazeroso. Pensando nisso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir sua sorveteria.

O que levar em conta antes de abrir uma sorveteria?

É fundamental conhecer o mercado para que seja realizado um planejamento mais assertivo quanto às possibilidades de investimento. Por exemplo, trabalhar com franquias é uma boa forma para começar um negócio.

Tem que levar em conta fatores como: público-alvo, valor do produto, sazonalidade, localidade, tipo do modelo de negócio. Por se tratar de um alimento refrescante e saboroso seu consumo é alto em regiões mais quentes. Então, por que não montar uma sorveteria no Nordeste?

Mesmo que seja aceito fora de época, já que é um produto consumido durante o ano todo, deve-se ter preocupação com as vendas no inverno. Em períodos como esse pode incidir em declínio de vendas. Fique atento e agregue valor a sua sorveteria, adicionando novos produtos que podem ser consumidos pelos seus clientes.

Como montar uma sorveteria do zero?

Montar uma sorveteria requer uma análise criteriosa. Deve-se analisar as características da população da região, para que se identifique as classes sociais do local e, principalmente, seu poder aquisitivo. Fique atento quanto aos seguintes pontos a serem analisados: presença de áreas comerciais ou residenciais com grande fluxo de pessoas, proximidade de redutos gastronômicos, praças de alimentação ou pontos comerciais de boa visibilidade.

Como será a estrutura do empreendimento? Isso certamente responde quanto ao modelo de negócio a ser implantado. Sorvetes artesanais, sorvete industrial, sorbet, SoftMix (sundae e milkshake), paleta, gelato e o picolé são nichos de mercado que podem ser explorados por você.

O tamanho da sorveteria é uma questão muito importante. Tão crucial que deve seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por exemplo, o local de instalação do balcão de atendimento de uma pequena sorveteria é um ponto a ser analisado. Assim como, o espaço para mesas, cadeiras e sanitários.

Capital de giro favorece seu negócio

Mediante à manutenção de reservas para o período de meses mais frios, o montante de recursos financeiros que uma sorveteria precisa manter para garantir a fluidez dos ciclos de caixa gira em torno de 20% do investimento inicial, para assim suportar eventuais oscilações de caixa é uma garantia fundamental para o seu negócio.

Portanto, deve-se ter uma reserva financeira para que seu negócio possa superar oscilações que devem ocorrer, principalmente, nos primeiros meses. 

Exigências legais necessárias

Registrar a sua sorveteria é o primeiro passo. Faça o enquadramento na entidade sindical patronal, o cadastramento junto à Caixa Econômica Federal, cadastre no sistema Conectividade Social INSS/FGTS. 

Registro de compra dos alimentos, CNPJ; cópia autenticada do RG e CPF; folha espelho do IRPF, IPTU do imóvel, Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda e alvará de funcionamento fazem parte da lista de documentos necessários para iniciar o negócio.

Respeite as normas implementadas pela Anvisa. Preocupação quanto a instalação, manutenção dos equipamentos, abastecimento de água e higiene e controle higiênico sanitário necessário à fabricação de alimentos são vários requisitos para que seu imóvel esteja dentro dos padrões corretos. 

Equipamentos essenciais para montar uma sorveteria

Em relação a estrutura do negócio, sem dúvida, os equipamentos a serem utilizados na operação devem estar na lista de prioridades. Afinal, armazenar e comercializar seus produtos da melhor maneira possível vai implicar em resultados mais significativos para você.

Os equipamentos ideais para uma sorveteria funcionar corretamente, são: Freezer armazenador, freezer expositor, letreiro, mesas e cadeiras, milk-shake mixer, utensílios para armazenar casquinhas, embalagens plásticas, balcão de atendimento e carrocinhas de sorvete (para quem deseja comercializar de forma externa).

Já para quem deseja fabricar o sorvete é preciso ter outros equipamentos, como: batedeiras industriais, balança, embaladoras, codificadores de embalagem e datadores, liquidificador industrial, freezer armazenador, fogão a gás, baldes, maturadores, formas de picolé e entre outros.

Investir também em um ambiente informatizado com impressora e computador. Dessa forma, seu negócio terá um controle maior de produtos, infraestrutura e análises de investimentos.

Manutenção e cuidados

Uma das questões mais importantes desse tipo de negócio é a limpeza. Principalmente quanto a água manipulada que constam resíduos líquidos, inclusive, com grande teor de açúcar.

Deve-se seguir os seguintes procedimentos: o projeto da instalação deve conter um sistema de dutos e canaletas na inclinação do piso, para escoamento correto dos resíduos, o sistema também deve ser fechado, para evitar contato com o sistema de esgoto e não permitir a entrada de insetos e roedores. 

Garanta a qualidade do produto. Para que ele chegue ao ponto de venda da maneira correta, é fundamental verificar a temperatura do freezer que mantém o sorvete. O isolamento térmico é essencial para manter a temperatura durante a viagem. 

Leia também:

Qual o valor mínimo para abrir uma sorveteria?

Qual valor deve ser necessário para abrir uma sorveteria? Mesmo que seja a abertura de uma pequena sorveteria, o investimento será considerável. Para que você desenvolva seu negócio e aumente sua clientela ao ponto de gerar resultados significativos recorra a parcerias e franquias.  

Mesmo que você não tenha todas as condições financeiras para iniciar um pequeno negócio como esse, é possível ter lucro sim.

Como lucrar a partir do 1º dia com a venda de sorvetes?

Gentileza, limpeza e determinação são três fatores que se fazem presentes, entre outras questões já relatadas,  na hora de analisarmos se seu negócio é diferenciado ou não.

Criar novos sabores em datas sazonais como Natal, Ano Novo , Dia das Mães e dos Pais, produzir cada vez mais sorvetes saudáveis e trabalhar com ingredientes qualificados e equipamentos adequados e modernos para o sucesso da sua sorveteria são outros diferenciais que seu negócio deve ter.

Divulgue sua sorveteria em mídias sociais como Facebook, Instagram e também faça uso dos meios offline ao entregar nas ruas materiais de comunicação como panfletos que destacam sua marca, empresa e valores do negócio.

Afinal, vale a pena montar uma sorveteria?

Vale muito a pena investir em uma sorveteria. Principalmente em uma pequena sorveteria, seguindo orientações como: investir em uma máquina de sorvete expresso, se preocupar com as regulamentações que implicam o modelo de seu negócio, ficar atento quanto a limpeza e infraestrutura de sua sorveteria, trabalhar com equipamentos modernos e qualificados e divulgar seu negócio.

Invista em uma máquina de sorvete expresso 

Tradicionalmente servido em casquinhas crocantes com ou sem cobertura, trata-se de um tipo de sorvete visto em quiosques de shopping centers. É um tipo de negócio que gera alta lucratividade aliada a uma simplicidade no preparo dos sorvetes. 

A operação se caracteriza pela rapidez do serviço e o trabalho feito pela máquina. Trabalho esse, que faz toda diferença. O sabor e cremosidade do sorvete expresso ou sorvete soft,  muito apreciado no Brasil, são frutos da máquina de sorvete expresso.

São porções feitas na hora. E como o procedimento é rápido, a fila que fica extensa em dias de verão, anda de forma muito fluida, o que torna a operação eficaz e lucrativa.

Trabalhe com produtos premium

Certamente o sorvete de massa industrial é o mais vendido em supermercados. Mas um dos diferenciais que seu negócio pode ter é trabalhar com produtos premium, principalmente, para aqueles que desejam atender um nicho específico.

Mas o que é um produto premium? Por exemplo, aquele sorvete que tem algum diferencial como uma produção focada na sustentabilidade e saúde. Aquele produto que utiliza de matérias-primas de alta qualidade. Oferecer porções menores podem favorecer o negócio.

Além disso, o maquinário para fazer o sorvete deve ser de qualidade e duradouro. Conheça alguns modelos de máquina de sorvete expresso que merecem sua atenção. Possuem funcionalidades e características que fazem toda diferença na hora de montar uma sorveteria e ter lucro.

Com a inclusão de máquinas de sorvete da Elgin, o preparo desssa sobremesa fica muito mais fácil. Sua produção fica diversificada, podendo preparar uma grande variedade de sabores saudáveis.

Gelatta Expresso

De design compacto, a Gelatta Expresso conta com painel digital touch screen de fácil operação que possui contador de sorvetes, indicador de tensão elétrica, indicador de falhas. Há também vídeo de manuseio da máquina e com as seguintes funções: produção, limpeza e ajuste da consistência do sorvete.

Sua capacidade é de 150 casquinhas por hora. Como diferencial tem um sistema aerador (bomba de ar), responsável por injeta ar no cilindro enquanto o sorvete é retirado permitindo consistência e cremosidade e amentando o rendimento em até 30%.

Gelatta Soft E1

A Gelatta Soft E1 possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas. Também possui sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 5,8 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

 Gelatta Soft E2

A Gelatta Soft E2 tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas. Conta ainda com sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

Gostou do texto? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.