Máquina de Sorvete 01/12/2021 | 4 min. de leitura

Como funciona a máquina de sorvete expresso?

Como funciona a máquina de sorvete expresso?

No verão, um dos alimentos preferido dos brasileiros é o sorvete. Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de sorvete no mercado e o sorvete expresso é um dos que mais se destaca no comércio. Para quem quer investir nesse ramo, saber como funciona a máquina de sorvete expresso é o primeiro passo.

Se você pensa em vender sorvete expresso, nesse texto você encontrará informações essenciais sobre o assunto para acrescentar um maquinário desses em seu quiosque ou sorveteria.

O que é um sorvete expresso?

Também chamado de sorvete soft, o sorvete expresso é um alimento que se caracteriza por sua textura leve e cremosidade. Os sabores mais comuns são chocolate, baunilha e misto (chocolate com baunilha), porém através da máquina de sorvete Gelatta há diversos outros sabores que podem ser produzidos como açaí, whey e opções light e diet.

Geralmente esse sorvete é servido na casquinha ou cascão, mas ele pode ser consumido de outras formas como no copinho, em sundaes com caldas especiais, como milk-shake e até mesmo com coberturas diferenciadas. Seja qual for o sabor ou o formato escolhido, esta é sempre uma opção refrescante, que atinge diversos públicos.

Como funciona a máquina de sorvete expresso?

Para a preparação do sorvete expresso, é necessário adicionar a calda de sorvete nas cubas da máquina de sorvete Gelatta, sendo ela processada e em alguns minutos ficará com consistência e textura ideal para consumo. A calda utilizada na produção pode ser feita de forma caseira, a partir de receitas específicas, ou adquirida em lojas especializadas do segmento.

O grande diferencial para que o sorvete fique com a consistência e cremosidade ideal está na tecnologia do sistema aerador (bomba de ar) que adiciona ar à calda durante o processo de produção que aumenta o rendimento em até 30%.

A calda que é adicionada à máquina é composta por leite integral, açúcar e uma mistura em pó que é encontrada em lojas específicas de produtos para sorveterias. Esses ingredientes são adicionados de acordo com a receita indicada na embalagem ou pelo fornecedor até obter-se uma mistura homogênea, que deve ser adicionada à máquina de sorvete.

Por que investir em uma máquina de sorvete expresso? 

Se bem administrado, abrir um negócio como este certamente será lucrativo. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete. E é um tipo de negócio que gera alta lucratividade. 

A Associação Brasileira das Indústrias dos Sorvetes (ABIS) teve um crescimento de 3% a 5% em 2019.  Já a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, registrou um crescimento de mercado para cerca de 81% em 2020, com base no surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos. 

Ainda de acordo com a Grand View Research, consultoria de mercado, a demanda crescente de sabores e formatos inovadores e a maior impulsividade para consumir o produto nos países em desenvolvimento deverão gerar o crescimento do mercado.

Qual modelo de máquina de sorvete expresso devo investir?

A Elgin conta com diferentes portes e modelos de máquina de sorvete Gelatta, que funcionam com diferentes voltagens e apresentam variadas capacidades produtivas.

Gelatta Expresso

De design compacto, a Gelatta Expresso conta com painel digital touch screen de fácil operação que possui contador de sorvetes, indicador de tensão elétrica, indicador de falhas. Há também vídeo de manuseio da máquina e com as seguintes funções: produção, limpeza e ajuste da consistência do sorvete.

Sua capacidade é de 150 casquinhas por hora. Como diferencial tem um sistema aerador (bomba de ar), responsável por injeta ar no cilindro enquanto o sorvete é retirado permitindo consistência e cremosidade e amentando o rendimento em até 30%.

Gelatta Soft E1

Gelatta Soft E1 possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas. Também possui sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 5,8 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

 Gelatta Soft E2

Gelatta Soft E2 tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas. Conta ainda com sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro.

Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona a máquina de sorvete expresso? Comente abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.