Máquina de Sorvete 14/10/2022 | 5 min. de leitura

Dicas de uso para sua máquina de sorvete

Dicas de uso para sua máquina de sorvete

Preparamos algumas dicas para você tirar o melhor proveito e eficiência da sua máquina de sorvete gelatta soft Elgin, confira!

Como instalar e realizar a limpeza na Máquina de Sorvete Gelatta Soft

Para uma correta e segura instalação da máquina de sorvete Gelatta Soft, recomendamos que se atente aos pontos abaixo:

  • A máquina de sorvete deve ser operada em ambientes internos, livres de raios solares e com boa ventilação com condições de temperatura entre 5 a 38° C.
  • Coloque a máquina de sorvete Gelatta sobre uma superfície plana para evitar o risco de tombamento.
  • Ao transportar a máquina não incline mais que 30°.
  • Seja cauteloso ao movimentar o equipamento. São necessárias duas ou mais pessoas para movimentar a unidade com segurança.
  • A máquina opera em 220V x 60Hz, use disjuntor DR (Diferencial Residual) de 20A (corrente de atuação de 30mA).
  • A máquina de sorvete deve ser devidamente aterrada para evitar choque elétrico. Para execução do aterramento, siga as normas da ABNT-NBR 5410
  • Não opere a máquina com proteção elétrica (DISJUNTOR) maior do que o especificado na etiqueta de dados.
  • Verifique no voltímetro constante no painel de controle se a tensão da sua rede elétrica opera dentro da faixa recomendada de 198 V a 242 V.
  • Leia atentamente o manual de instruções que acompanha a máquina, nele você encontrará todas essas informações e muito mais de forma detalhada

A limpeza do equipamento deve ser feita regularmente. Além de contribuir para o bom funcionamento da Máquina, o processo de lavagem e higienização evita a proliferação de bactérias e consequentemente a contaminação da calda. 

Confira no vídeo como  realizar a correta instalação da sua máquina de sorvete e como  fazer a limpeza e higienização.

Outro ponto muito importante é que a máquina deve ser posicionada a um metro de distância de outros objetos para garantir o correto fluxo de ar pelas laterais.

Quando há obstrução do fluxo de ar, a máquina perde rendimento e consequentemente a qualidade do sorvete é menor. Em muitos casos, quando há sorvete com má consistência e textura é devido o mal posicionamento da máquina e obstrução da passagem de ar. Para essa situação indicamos o duto exaustor.

Como Lubrificar as peças da sua máquina de sorvete gelatta soft

O processo de lubrificação das peças da máquina de sorvete é importante para  garantir o correto funcionamento e  possibilitar maior vida útil dos componentes.

Sempre  utilize lubrificantes atóxicos próprios para uso em máquinas de sorvete,  Você pode encontrar na caixa de peças que acompanha a máquina ou  adquirir em lojas especializadas em produtos alimentícios e de insumos para produção de sorvete.

Confira no vídeo abaixo como realizar a lubrificação das peças da sua máquina de sorvete gelatta soft Elgin.

Como fazer a montagem das peças Da máquina de sorvete

Confira como fazer a desmontagem e montagem das peças. Esse é um procedimento que você irá realizar muitas vezes, se atende para  fazer-lo de forma correta

Cuidados com as peças da sua Máquina de sorvete

Com o uso, as peças internas e vedações podem apresentar marcas de desgaste devido ao atrito e a alternância de temperatura. Pequenas trincas podem surgir nas vedações onde resíduos ficam depositados.

Para evitar o mau funcionamento e até mesmo contaminações na calda, recomendamos a substituição do conjunto de vedações a cada 03 (três) meses. Os Raspadores do batedor, em caso de desgaste excessivo, podem ocasionar o congelamento do cilindro.

Recomendamos substituí-los a cada 06 (seis) meses.

O mais prudente é sempre ter um kit de peças de backup disponível na loja caso seja necessário realizar uma substituição,  dessa forma você garante que a máquina não fique parada. Faça a compra dos Kits de peças de substituição originais com a Elgin.

A importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é recomendada para todo equipamento, pois ela previne paradas do equipamento e a necessidade de fazer uma manutenção corretiva.

É importante realizar a manutenção preventiva a cada 6 meses na máquina de sorvete.

Na manutenção preventiva os técnicos avaliam a máquina de sorvete como um todo para garantir se a carga de gás está de acordo, se a limpeza interna do equipamento está ok, se as condições das vedações do equipamento estão dentro do padrão e além disso, os técnicos farão a verificação dos cabo e terminais, e da lógica de funcionamento do equipamento, para garantir que esteja dentro do especificado.

No período de garantia o ideal é realizar a manutenção preventiva com um dos técnicos homologados pela Elgin, após o período de garantia, Fique à vontade para escolher o técnico de sua confiança.

Qual Tipo de Calda Devo Usar na Minha Máquina de Sorvete?

As máquinas de sorvete Gelatta são versáteis e tem a capacidade de produzir diferentes tipos de sorvetes como Açaí, Whey e Zero Lactose.

Sempre utilize caldas prontas (industrializadas) que contenham as quantidades ideais de gordura, açúcar, emulsificante e liga neutra, testadas e aprovadas para serem usadas em máquinas de sorvete soft.Você pode encontrar essas caldas à vendas em lojas especializadas em sorvete.

Como Preparar o Sorvete com a Gelatta Soft

Com o interruptor desligado, insira a calda nas cubas, é importante que pelo menos 1/3 da cuba esteja preenchida com o produto. Em seguida, feche as tampas das cubas.

Ligue o interruptor e, em seguida pressione o botão “AUTOMÁTICO” para ativar o modo “SERVIR”.

Acompanhe pelo display a consistência do sorvete até que ele atinja 85% ou 99%. Nesse momento a máquina desligará automaticamente o sistema de refrigeração dos cilindros e então o sorvete estará pronto para ser servido.

Abaixe a alavanca e sirva o sorvete. Conforme os sorvetes são retirados, a consistência diminuirá e ficará abaixo de 85%, neste caso, aguarde alguns minutos para que o sistema de refrigeração volte a ligar e a consistência volte a ficar entre 85% a 99%.

Após ser ligada pela primeira vez no dia, a função “SERVIR” ligará e desligará automaticamente quando necessário, evitando o congelamento e mantendo o sorvete na temperatura ideal.

Confira a seguir como preparar o sorvete na sua máquina.

Suporte técnico Elgin

A Elgin está presente no dia a dia dos brasileiros há mais de 70 anos com assistência técnica e suporte especializado em todo Brasil para auxiliar prontamente seus clientes. Entre em contato em caso de dúvidas.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.