Máquina de Sorvete 06/08/2021 | 4 min. de leitura

Como abrir uma sorveteria?

Como abrir uma sorveteria?

Conte com os equipamentos da Elgin para montar a sua sorveteria e lucrar com a venda de sorvete

Você anda pensando em ter seu negócio próprio e tem pesquisado quais as melhores opções? Já pensou em uma sorveteria? O sorvete é considerado um alimento saudável, nutritivo e acessível, por isso, é consumido por pessoas de todas as classes e idades. Além disso, quem gosta de sorvete o consome independentemente da época do ano.

Todos esses fatores fazem com que esse ramo possua um enorme mercado de consumo. Porém, como todo e qualquer negócio, demanda criatividade para oferecer um diferencial. O interessante em abrir uma sorveteria é que é possível agregar produtos, como água, refrigerantes, sucos, balas, picolés, vitaminas, entre outros. Se você já se decidiu por esse ramo de negócio, é hora de saber como abrir uma sorveteria.

Como abrir uma sorveteria?

Plano de negócios: quando você começa a pensar em como abrir uma sorveteria, o primeiro passo é desenhar um plano de negócios. Resumidamente, ele deve conter:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Analise os concorrentes: desenhado o plano de negócios, o passo seguinte para quem quer saber como abrir uma sorveteria é analisar os concorrentes na região que você pretende abrir seu negócio. No caso de uma sorveteria, observe quais são os diferenciais, como eles dispuseram as mesas e balcões, como é a organização do espaço e como é o método de atendimento. 

Voltando a falar sobre a concorrência, com base na análise, decida o que é melhor para o seu negócio. Porém, evite copiar a sorveteria de um concorrente. O sucesso de um negócio está no seu diferencial, que pode ser o maquinário para produção do produto. Veja as máquinas de sorvete da Elgin. (colocar link da página)

Escolha a localização: quanto melhor for o ponto ou mais próximo de áreas centrais, mais alto vai ser o investimento para alugar o espaço. Então, analise seu orçamento e veja se o valor do ponto cabe no seu bolso. É necessário também ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, consulte a Prefeitura para confirmar se a sua sorveteria poderá funcionar no endereço escolhido. Verifique quais são as restrições para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Equipe a sorveteria: na hora de pensar em como abrir uma sorveteria, é fundamental pensar tantos nos equipamentos quanto na decoração do espaço. Muito cuidado com o orçamento neste momento. Veja se tudo está dentro do estimado. Será preciso decorar o ambiente, comprar os freezers de balcão, colheres de pegar sorvete, potes, equipamentos para o caixa, mesas para os clientes sentarem e balcão, por exemplo. Além disso, você precisará de uma máquina de sorvete, e para adquirir o produto ideal é preciso contar com um parceiro confiável. A Elgin oferece ao mercado três modelos de máquinas de sorvete  e que se adequam ao seu tipo de negócio. ( colocar fotos das máquinas e linkar para página sobre elas)  

Tenha um diferencial: aqui é que mora o segredo. você deseja saber como abrir uma sorveteria, então, comece a pensar em quais serão os seus diferenciais. Uma dica é investir em sorvetes artesanais, veganos ou orgânicos. Pense também na possibilidade de oferecer sabores que não se encontram nas outras sorveterias próximas. 

Faça um lançamento: a divulgação deve ser estudada com calma, inclusive em relação aos canais que serão utilizados para veiculá-la. Uma dica é postar nas redes sociais o lançamento da sorveteria. Com a divulgação feita da forma certa, muitas pessoas vão saber do lançamento e querer ir à sua sorveteria conhecer as novidades. Para isso, busque entender como seu público-alvo se comunica, onde costumam buscar informações. É importante que as pessoas fiquem com a sua propaganda na cabeça.

Estude seus clientes: quando pensamos em como abrir uma sorveteria devemos ter em mente que o sucesso do negócio vai muito além da sua abertura. Com a sorveteria em funcionamento, é importante estudar os clientes e observar quais são suas preferências de sabores e horário de pico. Além disso, faça pesquisas para saber se é interessante oferecer um produto diferenciado ou se é preciso melhorar algum outro ponto, seja no atendimento ou no espaço.

Agora que você já sabe como abrir uma sorveteria, veja quais são os documentos necessários para dar início ao seu negócio:

  • Registro de compra dos alimentos;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Agora que você já conferiu as dicas mais importantes sobre como montar uma sorveteria, é hora de colocar a ideia em prática! Conte com a Elgin e boa sorte!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.