Máquina de Sorvete 10/03/2020 | 11 min. de leitura

Marketing para sorveteria é a estratégia para vender mais

Marketing para sorveteria é a estratégia para vender mais

Em dias de verão, a sorveteria está pronta para funcionar, com excelentes produtos, desde sorvetes tipo expresso até sorvetes do estilo gelato, mais cremosos e com grande variedade de sabores. Agora o fundamental é estabelecer estratégias de marketing para sorveteria em um períodos de calor. Afinal, como podemos divulgá-la ao ponto de que seu cliente fique fidelizado? 

Uma das principais ações é divulgar conteúdos sobre seus sorvetes cremosos e ações sustentáveis que fazem com que a marca ganhe ainda mais credibilidade no mercado. Faça estratégias em mídias sociais como Facebook, Instagram e utilize meios offline ao entregar nas ruas materiais de comunicação como panfletos que destacam sua empresa e os valores do seu negócio.

Para trabalhar com o marketing digital, saiba que você e sua equipe precisa dedicar tempo para interações sobre a sua sorveteria. Ou seja, quando seus prováveis clientes começarem a responder e interagir com a sua página, é preciso estar com o atendimento online em dia.

Mas o que importa realmente são as vendas que você vai realizar. Mesmo que a sua sorveteria já tenha uma página no Facebook, sabemos que o resultado é o que vale mais no mundo dos negócios.

É preciso saber trabalhar com os canais na internet de modo que se crie uma aproximação maior com os clientes. O objetivo é trazer conhecimento sobre os produtos, promoções e entre outras ações em um segmento de mercado bastante promissor.

Segundo a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete), o tipo mais vendido é o sorvete de massa, seguindo do picolé e do soft.  Em 2018, o faturamento foi de R$ 13 bilhões de reais, com mais de 1,2 bilhão de litros de sorvetes vendidos no país. O Brasil é um dos maiores consumidores de sorvete no mundo.

O que é marketing para sorveteria?

Marketing para sorveteria é realizar conteúdos forma segmentada e específica. É atrair cliente com ações de divulgação de produtos, valorizar a marca com a produção de um sorvete que atenda a necessidade do mercado e criar uma base de consumidores para o seu negócio.

Fazer promoções também é um marketing para alavancar sua sorveteria. Aliás, trata-se de uma ótima alternativa para atrair e conquistar futuros clientes.

Marketing é dar desconto promovendo algum tipo de ação em datas comemorativas, seja no Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal ou Ano Novo.

Marketing é uma maneira de desenvolver produtos e serviços para a sorveteria. Aliás, iniciativas de divulgação são fundamentais para que os consumidores compreendam por que seus produtos são diferentes ou até melhores que os dos concorrentes.

Como funciona o marketing para sorveteria?

É muito comum que na rotina de um empreendimento possam ocorrer dias de menor movimento de clientes nas sorveterias.

O que pode ser feito para enfrentar esse cenário, ainda mais se levarmos em conta que existem gastos fixos para manter o estabelecimento aberto?

Observe quais são esses períodos  de estagnação e comece a desenvolver ações promocionais específicas justamente para essas datas, o  que, sem dúvida, pode garantir a lucratividade do negócio.

Em dias como esse invista em promoção de um sabor que seja o especial do seu portfólio, aquele sabor que é realmente diferente e saboroso. A cada semana selecione um sabor e faça promoção do mesmo em períodos de pouco movimento na loja.

Qual a importância do marketing para sorveteria?

Comunicação em uma empresa é uma ferramenta de muito valor. Ainda mais se qualificar essa comunicação. Em uma empresa, a comunicação assertiva é a responsável para fomentar ações, negócios e resultados.

O marketing para sorveteria faz parte de tudo do que engloba uma comunicação junto à clientes.    

Claro que ter um produto de qualidade conta e muito. Mas a grandeza de uma corporação e o sucesso nas vendas se dá principalmente pela maneira como é estabelecida a comunicação perante ao público, seja para empresários, consumidores, empresas ou mídia.

Dicas de marketing para sorveteria

Para que seu cliente tenha maiores informações e apreço por sua sorveteria é fundamental realizar ações de marketing, em ambientes externos com a distribuição de panfletos com o cardápio, propagandas em jornais de bairro, e até mesmo em bancas de jornal.

Estratégias para redes sociais

As redes sociais são verdadeiras aliadas dos empreendedores e elas precisam ser trabalhadas de forma profissional e estratégica, para que se construa um relacionamento de uma maior proximidade.

Sua sorveteria só tem a ganhar com ações como essa. É um trabalho que requer tempo, mas a recompensa certamente vale a pena.

Promova ações interativas, como dar descontos para quem postar foto no Instagram com a hashtag da loja.

Outra dica: pense em uma produção de um vídeo da sua sorveteria, a fim de veicular nas redes sociais. Conteúdos em vídeo são atrativos e chamam a atenção de qualquer interessado em saber mais sobre sorveterias.

Faça imagens do local que você comercializa os produtos. É uma ótima maneira de trazer segurança para seus clientes, já que é retratado como se apresenta os tipos de sorvete em sua loja.

Leia também:

Comunicação via e-mail marketing

Promova sua marca com conteúdos e materiais de comunicação direcionadas para seu público.

Sua sorveteria deve fazer ações, principalmente, em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Ano Novo e outras datas que possam ser representativas. 

Obtenha avaliações de seus clientes

A experiência do cliente é o que conta nesse negócio. Converse com seus clientes para que eles possam falar bem do seu estabelecimento. Um elogiando a sua sorveteria pode ser algo promissor, mas muitos agradecendo pelo atendimento e satisfação de ter degustado sorvetes que agradaram, é melhor ainda.

Invista em atendimento

Como fazer um atendimento para atrair a clientela? Receba seus clientes com a apresentação de uma decoração atraente em um espaço limpo e confortável, disponibilize Wi-Fi, seja organizado e atencioso.

Programas de fidelidade

Uma maneira simples e prática de fidelizar seus clientes é por meio de um programa de fidelidade. Desenvolva um cartão, de papel ou eletrônico, onde possam ser contabilizadas as visitas à sorveteria.

Estabeleça dias para promover campanhas promocionais. Por exemplo, ao fim de dez visitas ofereça uma bola de sorvete ou outro produto similar, como cortesia pela frequência em estar em sua loja, seja durante a noite em uma tarde de verão.

Invista em uma máquina de sorvete expresso

Sem dúvida é um dos aparelhos essenciais para fazer parte de uma sorveteria. A máquina serve porções na hora, de acordo com a demanda do momento. 

Para que o sorvete expresso saia com a textura e sabor ideal, deve-se adicionar uma calda com proporções ideias de gordura, açúcares, emulsificante e liga neutra. Ela pode ser preparada por você mesmo seguindo receitas encontradas na internet. Mas a melhor opção é comprá-la pronta em lojas especializadas. Desse modo, o preparo é mais fácil, prático e seguro.

Como é composta a calda? Por leite integral, açúcar refinado e uma mistura em pó que pode ser facilmente adquirida em lojas de suprimentos para sorveterias. A mistura deve ser batida seguindo a receita indicada pelo fornecedor até ficar homogênea e, em seguida, depositada nas cubas da máquina. Após alguns minutos, forma-se um sorvete expresso delicioso para ser servido. É o prazer das tardes de verão!

Outro detalhe que deve ser levado em conta no momento da escolha da máquina de sorvete expresso é a sua capacidade produtiva, assim como seu tamanho que deve ser compacto e seus opcionais como conservação da calda em modo stand by, além do indicador de tensão elétrica e o número de sabores que ela produz.

Procure por modelos que possuem o batedor em aço inox, pois ele proporciona melhor higiene interna e maior durabilidade.

Marketing é fundamental em uma sorveteria. Mas não adianta ter um plano estratégico definido se você não investir em máquinas de sorvete expresso modernas que tornam possível uma produção diversificada de sorvetes através de um equipamento de qualidade e com ótimos diferenciais como a Gelatta Soft e Gelatta Expresso da Elgin.

Gelatta Expresso é a novidade para esse verão!

Conclusão: marketing para sorveteria é o diferencial no seu negócio 

Para ser referência no mercado de sorvetes, é essencial saber construir sua marca, de modo que ela possa ser falada diariamente. Alavanque a marca da sua sorveteria, fazendo estratégias digitais em Instagram com a apresentações de vídeos e conteúdos elucidativos que possam atrair seus clientes. 

Procure atualizar as campanhas promocionais, sempre com inovação e criatividade. O plano de marketing precisa disso. Algo que seja diferente da concorrência para que cada vez mais sua marca seja buscada, tanto no modo online quanto na loja física.

Conforme você descubra mais sobre o seu público, torna-se mais fácil de persuadi-lo. Dessa forma é possível ter mais clareza sobre o que precisa ser alterado no plano para que ele continue a todo vapor.

É recomendável que, ao fim de cada ano (ou semestre), seja revisada as ações para saber como a sorveteria se comportou em cada mês. O planejamento precisa ser assertivo e eficiente a cada ano.

Desenvolvimento de menus especiais e ações estratégicas para as datas comemorativas devem ser bem trabalhadas para o que o resultado seja satisfatório e gere lucros. Neste cenário mesmo em períodos mais desfavoráveis, como em dias de frio ou inverno, a lucratividade pode ser certa.

O feedback é de suma importância. É o cliente que vai ditar as regras do jogo para que seu negócio se torne compensador ou não. Um programa de fidelidade ajuda a manter os clientes satisfeitos e engajados. Pense em estratégias para aumentar a frequência de seus cliente na sorveteria.

E também incentive sua equipe a aprender o nome dos clientes mais assíduos. Faça perguntas simples sobre a loja, atendimento e produto. Além disso, ofereça um incentivo aos clientes que preencherem a pesquisa, como um brinde que pode ser uma casquinha grátis ou até mesmo bonés ou camisetas com a marca da sorveteria.

Não se esqueça ainda do serviço de SAC Digital. Isso é quase obrigatório para empresas que trabalham com marketing digital no Facebook. Afinal é preciso dar atendimento ao consumidor por meio desse canal.

Fique atento: se você não pode dedicar um tempo para gerenciar sua fanpage o dia todo, configure respostas automáticas. Embora elas não são sejam a forma mais correta e assertiva de atender o seu público, ainda é melhor atuar dessa forma do que deixar os clientes sem resposta.

Limpeza e organização são atributos que devem ser premissas e fazer parte dos valores da empresa. Manter os ambiente de trabalho higienizado e organizado ajuda não somente os seus clientes, como também, impulsiona toda sua equipe a ter um dia mais produtivo na sua sorveteria. É o sinal de demonstração quanto a oferecer qualidade em seus sorvetes. Saiba respeitar as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Seja durante a tarde ou até mesmo a noite, em dias de calor ou não, tomar um bom sorvete é mais do que suficiente para trazer um bem-estar. É refrescante e promove uma sensação de satisfação e prazer.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete, o que impulsiona ainda mais o desenvolvimento de novas sorveterias. Para a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, o surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos, deve alavancar o crescimento do mercado para cerca de 81% até 2020.

A Elgin conta com modelos de máquinas de sorvete expresso que fazem toda diferença no sucesso de sua sorveteria.

Gelatta Soft E1

Certificada pelo INMETRO e com garantia de 12 meses, a máquina de sorvete possui design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios no modo stand-by.

Acompanha também bomba de ar, o que aumenta o rendimento em até 30%, batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Conta ainda com uma cuba de 4.9 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v.

Gelatta Soft E2

A máquina de sorvete tem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas, além de sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios quando a máquina está no modo stand-by.

Conta com bomba de ar, o que implica em um rendimento de até 30%, batedor de aço inox e possui ainda uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora. Tem também uma cuba de 7,2 litros (2 reservatórios, um para cada sabor) e é monofásica com tensão elétrica de 220v). O modelo da Elgin é certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

Gelatta Expresso

Disponível no modelo de bancada, a Gelatta possui design compacto e painel digital touch screen de fácil operação. Sua capacidade é de 150 casquinhas por hora e possui bomba de ar integrada, garantindo a melhor consistência do sorvete.

Lembre-se que os modelos da Elgin são certificado pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses.

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