Informática 31/03/2022 | 3 min. de leitura

Como conectar impressora no Wi-fi?

Como conectar impressora no Wi-fi?

Você comprou uma impressora para sua residência, mas ainda não sabe como conectar a impressora no wifi corretamente? Embora essa dúvida seja muito comum, muitas pessoas não percebem que essa é uma tarefa simples de executar.

Para que isso não seja mais um problema para você, trouxemos um tutorial de como conectar sua impressora ao Wi-Fi de forma rápida e simplificada. Confira:

O que é preciso para conectar a impressora ao Wi-Fi

Para utilizar a função Wi-FI em sua impressora, é necessário verificar se está disponível a configuração via rede sem fio. Esse recurso está acessível para a maioria dos modelos novos. Verifique se esse recurso está disponível em sua impressora consultando o manual do fabricante ou acessando o site. Também deve acompanhar um roteador ou modem Wi-Fi, a rede já deve estar configurada com senha.

Pode ser interessante ter acesso ao menu que configura o roteador, mas nesse caso é necessário ter o login e senha da rede do administrador.

Como configurar a impressão Wi-FI pelo sistema operacional

Uma das formas mais comuns de configurar uma impressão wireless é através de ferramentas do sistema operacional. Confira o passa o passo para o sistema operacional do Windows.

  1. Digite “Dispositivos e Impressoras” no meu iniciar do seu computador;
  2. Clique em “Adicionar impressora” e opte pela opção “Adicionar impressora de rede, sem fio ou bluetooth”;
  3. Procure o modelo do equipamento entre todos na lista e clique em “Avançar”;
  4. nomeie a impressora e conclua o processo.

Como configurar a impressora através do software

No momento em que for instalar sua impressora, você provavelmente teve que instalar um drive, que solicitou a instalação do software do fabricante. Alguns modelos de impressora possibilitam a instalação do Wi-Fi na hora de instalar esse software.
Para realizar o procedimento siga os seguintes passos:

  1. Faça o download do software no seu computador e siga as configurações solicitadas;
  2. Na opção de configuração de redes sem fio, o usuário terá que selecionar uma rede Wi-Fi disponível;
  3. Coloque a senha e verifique se as configurações foram concluídas.

Como configurar a impressora por WPS

Funciona de modo similar ao Bluetooth, sendo considerado a maneira mais simples de fazer a configuração da rede Wi-Fi na impressora. O recurso sincroniza os dispositivos de uma rede, necessita somente que um botão seja acionado em um intervalo de tempo específico.

Para usar essa função, verifique se o seu roteador tem acesso por WPS. Em algumas impressoras existe um botão destinado a função WPS, enquanto outros fazem a configuração de WPS através do botão reset do roteador.

Além disso, a impressora também precisa ter essa função disponível. Verifique quais as teclas para habilitar a função na sua impressora. Quando acionado, ele começará uma contagem, nesse tempo você deverá parear com a ferramenta da impressora.

Depois de finalizar a configuração, a rede vai ceder um endereço IP para impressora, facilitando a configuração do objeto em outros computadores.

Leia também:

Qual a melhor impressora para conectar no Wi-fi?

Por conta se sua versatilidade, rapidez na impressão e design slim a impressora Multifuncional Pantum M6550NW é considerada uma das melhores opções do mercado.

3 em 1: versátil, ela imprime, copia e digitaliza com rapidez. Sua bandeja tem capacidade de 150 folhas.

É monocromática, com impressão a laser, imprime até 1600 páginas com o Toner PB 211 EV, é compatível com Windows, MAC e Linux. O modelo conta com conectividade USB, Wi-Fi e Mobile, que permite que você envie os documentos através de um dispositivo móvel.

Impressora P2500W

Compacta, elegante e fácil de usar, o modelo imprime documentos com alta qualidade. Ideal para quem procura uma solução com ótima relação custo x benefício.

Imprima diretamente do seu smartphone, sendo ele Android ou iOS. A Pantum P2500W também é compatível com os sistemas Windows, OSX e Linux.

Depois dessas dicas, conectar impressora no wifi ficou muito mais fácil, não?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.