Informática 04/11/2022 | 6 min. de leitura

Quais tipos de pilhas e baterias são melhores para você?

Quais tipos de pilhas e baterias são melhores para você?

Por mais que você não perceba, pilhas e baterias estão presentes em nosso dia a dia, desde itens mais simples, como controles remotos, ou até mesmo em aparelhos mais complexos, como os eletroeletrônicos.

Além de saber a diferença de tamanho e formato, antes de comprar pilhas e baterias, é importante se atentar a tecnologia desses itens, isso é, do que são compostos. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor quais são os tipos de pilhas e baterias disponíveis no mercado.

Bateria de Lítio

A utilização das baterias de lítio/dióxido de manganês é comum em câmeras fotográficas. Em temperatura ambiente, esse modelo fornece um potencial de circuito de 3,0 V a 3,5 V.

Sua demanda no mercado é pequena, já que apresenta esse tipo de bateria riscos às pessoas, se for vedada de forma incorreta, o lítio pode se expor à umidade do ar e provar chamas no ambiente.

Baterias Auditivas

Um aparelho auditivo necessita de uma fonte de energia para funcionar, que vêm das baterias auditivas. Esse tipo de bateria é pequena, similar às baterias que utilizam em relógios de pulso.

Esse modelo costuma durar de 3 a 22 dias, a depender do tipo do aparelho auditivo, da capacidade da bateria, da frequência com que o aparelho auditivo é usado e da quantidade de transmissão feita.

Pilhas e Baterias alcalinas

As pilhas e baterias alcalinas é uma modificação da pilha Leclanché. Elas são feitas de zinco/dióxido de manganês e possuem potencial de 1,55 V, em temperatura ambiente.

A capacidade de descarga das pilhas alcalinas é aproximadamente quatro vezes maior em usos que necessitam de altas correntes elétricas contínuas. Além disso, elas não apresentam reações químicas quando não estão sendo utilizadas, por esse motivo não vazam como as pilhas Leclanché. As alcalinas podem ser conservadas por cerca de quatro anos, mantendo mais de 80% da sua capacidade inicial.

Por conta do custo mais elevado, as pilhas alcalinas são menos consumidas no Brasil, representando apenas cerca de 30%, em comparação com as Leclanché, que representam 70%. Outro fator importante, é que as pilhas alcalinas prejudicam menos o meio ambiente, pois não contêm metais tóxicos como mercúrio, chumbo e cádmio.

Pilhas e Baterias Recarregáveis

Já as pilhas e baterias recarregáveis são adequadas para aparelhos que consomem muita energia e necessitam que as pilhas sejam trocadas em curto espaço de tempo.

Pessoas que utilizam mouse, teclado sem fio, câmeras fotográficas e relógios digitais, por exemplo, precisam desses objetos sempre carregados e prontos para serem utilizados. Por isso, as pilhas e baterias recarregáveis são as opções mais adequadas pelo seu custo e por serem ecologicamente melhores.

Atualmente, o modelo NiMH (Níquel Metal Hidreto) é a pilha recarregável mais usada, já que é a mais durável, possui maior capacidade de recarga, não possui cádmio e não desenvolve o “efeito memória”.

Pilhas e Baterias Zinco

A estrutura interna da pilha e baterias de zinco-carbono é semelhante a de uma pilha seca, constituída pelo químico Leclanché.

Essas pilhas e baterias podem ter dois formatos: cilíndrico ou paralelepípedo, com os dois polos numa das faces. Seus terminais também são de formato diferente e colocados de modo que possam receber um sistema de ligação por pressão.

Quais consumir?

Tenha atenção ao tamanho e tipo de pilha e bateria indicado pelo fabricante do equipamento. O tipo de tecnologia necessária também é um fator que deve ser considerado na hora da compra do produto.

Por exemplo, as pilhas de zinco são indicadas para aparelhos que exigem baixo consumo de energia, como relógios de parede e controles remotos de televisão.

Para aparelhos com alto consumo de energia, deve-usar as alcalinas. Máquinas fotográficas, brinquedos eletrônicos, aparelho de medir pressão e lanternas de alto desempenho utilizam esse tipo de pilha. 

Em relação às baterias, nem sempre podemos escolher, pois muitos aparelhos, carros e equipamentos usam um modelo específico de bateria. Mas, fique atento à composição da bateria e à marca, garantindo que o produto seja durável e de qualidade.

Como identificar pilhas e baterias falsificadas?

Se as pilhas e baterias forem verdadeiras, elas terão as especificações necessárias no rótulo. No caso de serem compradas no Brasil, o rótulo deve estar em português e vir especificado o tamanho: AAA (pilha palito) AA (pilha média) e A (pilha grande). Além disso, deve ter a indicação se é alcalina, recarregável, local de produção e qual é a distribuidora.

Descarte corretamente

Primeiramente, é necessário guardar as pilhas sem misturá-las com outros tipos de materiais que podem ser nocivos ao ecossistema.

Logo após, embale os objetos em plástico resistente para que se evite contato com umidade, a fim de evitar vazamentos.

O próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Importante: se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

Descarte Green

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Green Recicla Pilha”, criado em 2010, a fim de evitar o impacto das pilhas e baterias no meio ambiente.

A decisão foi deliberada pelos fabricantes e importadoras de pilhas e baterias portáteis e pelo Conselho Administrativo da gestora.

Assim, a GREEN Eletron passa a fazer toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados.

Quais as melhores pilhas e baterias do mercado?

A Elgin oferece uma linha completa de pilhas e baterias de alta qualidade para melhor atender você em cada situação do dia a dia, com ótima duração e custo-benefício, elas são ideais para aparelhos que necessitam de descargas de energia rápidas e fortes. Conheça abaixo alguns modelos:

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas são exemplos de produtos sustentáveis. As pilhas alcalinas Elgin estão de acordo com a Resolução Conama 401 e são ecologicamente corretas pois são testadas e aprovadas por laboratórios credenciados. Não tem elementos químicos como cádmio e mercúrio em sua composição.

Pilhas de zinco

As pilhas de zinco são ideais para descargas leves e contínuas, têm alta duração e são econômicas.

Pilhas recarregáveis

A pilha recarregável elgin tem composição de NIMH, tecnologia mais moderna em pilhas recarregáveis, é ideal para brinquedos, controle remotos, games, Flashs de câmeras fotográficas profissionais, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Bateria Zinco 9V

Ideal para brinquedos, controle remotos, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

São testadas e aprovadas, entre 11 marcas de pilhas do mercado avaliadas em testes do INMETRO, as pilhas Elgin apresentaram um resultado excelente na relação custo por hora útil.

Bateria Recarregável

As baterias Elgin não agridem o meio ambiente porque têm 0% de metais pesados em sua composição.

Ideal para aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.