Informática 18/10/2021 | 3 min. de leitura

O que é impressora multifuncional?

O que é impressora multifuncional?

Uma dúvida corriqueira entre as pessoas que querem comprar impressora é saber o que é impressora multifuncional e qual a diferença entre esse modelo e a impressora comum.

Muito mais do que simplesmente imprimir, as impressoras multifuncionais podem tirar cópias e digitalizar fotos e documentos. Sabendo que muitas pessoas optam em comprar esse modelo de impressora, preparamos algumas dicas para te ajudar a utilizar suas funções.

O que é uma impressora multifuncional?

Como o próprio nome sugere, as impressoras multifuncionais podem executar diversas funções. Além de imprimir em preto e branco e colorido, elas podem tirar cópias (xérox), digitalizar documentos e fotos (função scanner). Assim, o aparelho pode executar três funções distintas ao invés de apenas uma, como a impressora tradicional. Veja os detalhes:

Imprimir

Imprimir é resumidamente passar informações de texto ou gráficas de um computador para o papel, nesse caso a impressora funciona como um dispositivo de hardware que recebe dados eletronicamente de um computador ou dispositivo semelhante, gerando uma cópia fiel do documento.

Digitalizar

Digitalizar é fazer uma cópia digital do documento ou foto. Para realizar essa operação, é necessário levantar a tampa da impressora, colocar o documento que deseja digitalizar, fechar a tampa e apertão o botão para iniciar o processo, geralmente identificado como “Start”. Logo em seguida o documento será enviado ao computador, e ficará salvo como arquivo em PDF.

Copiar

Outra funcionalidade da impressora multifuncional é copiar documentos e outros itens, essa função não depende do computador ou celular e as cópias podem ser coloridas ou preto e branco.

Para executar a função é necessário que sua impressora esteja ligada. Pressione a tecla “Copiar” no painel de controle. Coloque o documento original com a face frente para cima no alimentador de documentos ou com a face frente virada para baixo na plataforma de documentos de vidro. De acordo com o modelo diferente, use a tecla de “seta” ou a tecla “numérica” para configurar o número de cópias. Pressione a tecla “Iniciar” para iniciar a cópia.

Qual a diferença de uma impressora e uma multifuncional?

Enquanto a impressora convencional apenas imprime documentos e fotos, a impressora multifuncional, como já mencionamos, além de imprimir, escaneia e copia diversos itens. Optar por um modelo multifuncional significa economia de dinheiro, tempo e espaço em sua casa, afinal não precisará de três aparelhos diferentes para executar essas funções.

Qual a melhor impressora multifuncional?

Primeiro, é importante identificar quais são as suas necessidades para escolher a impressora multifuncional ideal. Veja algumas perguntas que você pode fazer, para saber qual dos modelos disponíveis no mercado mais se adequa a sua necessidade:

  • Quantas impressões deseja fazer diariamente?
  • Deseja imprimir documentos e fotos?
  • Vai utilizar scaner?
  • Vai utilizar copiadora?
  • Qual o preço do cartucho? Ele pode ser recarregado?
  • É interessante ter a função wi-fi ?
  • Qual o rendimento do cartucho?

Por conta se sua versatilidade, rapidez na impressão e design slim a impressora Multifuncional Pantum M655NW é considerada uma das melhores opções do mercado.

3 em 1: versátil, ela imprime, copia e digitaliza com rapidez. A primeira página leva menos de 7,8 segundos para ser impressa. Sua bandeja tem capacidade de 150 folhas e seu ciclo mensal é de 20.000 páginas.

É monocromática, imprime até 1600 páginas com o Toner PB 211 EV, são compatíveis com Windows, MAC e Linux. O modelo conta com conectividade USB, Wi-Fi e Mobile, que permite que você envie os documentos através de um dispositivo móvel.

Além disso, suporta o formato de papel A4, A5, A6, JIS B5, ISO B5, B6, Carta, Ofício, Executivo, Statement, Monarch envelope, DL envelope, C5 envelope, C6 envelope, NO.10 envelope, Japanese post card, Folio, Big 16k, 32k, 16k, Big 32k, ZL, Yougata4, Postcard, Younaga3, Nagagata3 e Yougata2.

Agora que você já sabe o que é uma impressora multifuncional, avalie quais as suas necessidades para saber qual modelo de impressora comprar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.