Informática 07/01/2022 | 2 min. de leitura

Como escolher uma boa fonte universal para notebook?

Confira as dicas que preparamos para te ajudar a escolher a melhor fonte universal para seu notebook

O notebook se tornou uma ferramenta essencial na rotina de muitas pessoas, seja para trabalho ou estudos. Por ter se tornado um instrumento tão importante para funções diárias, a manutenção desse aparelho deve ser feita cuidadosamente, a começar pela escolha da fonte. Pensando nisso, traremos recomendações importantes de como escolher uma boa fonte universal para notebook.

Um carregador de má qualidade pode diminuir a performance do seu notebook e fazer com que a bateria dura menos. Em alguns casos usar uma fonte incorreta pode provocar o superaquecimento do seu laptop gerando explosões.

Por mais que pareça simples, há elementos que não podem ser esquecidos na hora de comprar sua fonte universal. Confira o que deve estar no seu radar.

Observar as especificações elétricas

O primeiro fator importante para saber como escolher uma boa fonte universal para notebook é prestar atenção às especificações elétricas no laptop, tente anotar os dados da fonte original e busque por opções com as mesmas especificações. Veja o que deve ser observado:

Input (entrada)
Indica qual a voltagem que o carregador deve ser ligado, se o padrão for 100 – 240 v, o carregador poderá ser ligado tanto em tomadas 110 quanto 220.

Output (saída)
Mostra a amperagem, voltagem e potência necessária para a fonte do notebook. Se seu modelo mostra apenas a voltagem e a amperagem, basta multiplicar os dois valores.

Potência
As funções executadas pelo seu notebook determinarão a potência necessária para alimentá-lo. Se o carregador oferecer menos W do que o computador necessita, o carregador irá consumir mais energia para chegar na potência ideal, o que pode causar desligamentos inesperados na máquina ou não carregar a bateria.

Confirme quantos volts possui o carregador, se sua fonte tem 19 volts, e optar por uma com mais ou menos, poderá danificar os circuitos ou diminuir a vida útil da bateria do computador.

Compatibilidade da fonte

Algumas fontes universais acompanham diversos tipos de pinos que atendem diferentes modelos de notebook. Confirme se a opção escolhida atende o seu laptop antes de efetuar a comprar.

O ideal é conhecer os diâmetros externos e internos da sua fonte original, assim é possível verificar se a nova fonte é compatível.

Adaptador

Há modelos de carregadores que repetem o design de marcas como Asus ou Apple e se conectam diretamente à tomada. O mais comum é encontrar os modelos que têm um cabo para ligar a fonte à rede de energia e outro cabo para conectar ao computador.

Afinal, como escolher uma boa fonte universal para notebook?

Além de estar atento a todos os fatores apontados anteriormente, é muito importante escolher marcas de confiança que fabriquem boas fontes universais para notebook, como a Elgin, que está há 70 anos no mercado com diversas opções para o setor de informática.

Fonte Universal para Notebook Elgin

Compatibilidade com as principais marcas de notebook do mercado, incluindo modelos Lenovo.

  • Vem com 8 conectores móveis e conector 1 fixo
  • Saída USB
  • Proteção contra curto-circuito
  • Bivolt

Você já aprendeu como escolher uma boa fonte universal para notebook? Deixe suas dúvidas abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.