Informática 07/12/2021 | 3 min. de leitura

Quais são os tipos de impressora encontrados no mercado?

Quais são os tipos de impressora encontrados no mercado?

Ao começar as pesquisas para adquirir uma impressora para sua casa ou escritório, é importante saber quais os tipos de impressora disponíveis no mercado e verificar qual modelo é mais indicado para desempenhar as funções que serão necessárias naquele ambiente.

Veja nesse artigo os principais tipos de impressora, quais são suas funcionalidades e escolha a melhor opção para você.

Impressora de jato de tinta

Sem dúvidas as impressoras de jato de tinta são mais comuns de serem encontradas em ambientes domésticos. A impressão é feita através de pequenas gotas de tintas, que saem de uma minúscula abertura no cartucho.

A impressão é feita na escala CMYK, que é são as iniciais das cores ciano, magenta, amarelo e, a cor chave que é o preto. O sistema é definido como subtrativo, isso é, é necessário remover cores para chegar ao tom desejado.

Impressora a laser

Um modelo muito encontrado em residências e ambientes corporativos hoje em dia é a impressora a laser. O modelo imprime através de toner preenchido com um pó finíssimo, que ao ser aquecido, gruda no papel, permitindo que a imagem ou texto se fixe à folha.

O diferencial desse tipo de impressora é que imprime em alta velocidade e em ótima definição, superior ao modelo “jato de tinta”. a Elgin tem dois modelos de impressoras a laser que imprime com alto rendimento e rapidez:

Por conta se sua versatilidade, rapidez na impressão e design slim a impressora Multifuncional Pantum M655NW é considerada uma das melhores opções do mercado.

3 em 1: versátil, ela imprime, copia e digitaliza com rapidez. A primeira página leva menos de 7,8 segundos para ser impressa. Sua bandeja tem capacidade de 150 folhas e seu ciclo mensal é de 20.000 páginas.

É monocromática, imprime até 1600 páginas com o Toner PB 211 EV, é compatível com Windows, MAC e Linux. O modelo conta com conectividade USB, Wi-Fi e Mobile, que permite que você envie os documentos através de um dispositivo móvel. É possível imprimir diretamente de um smartphone!

Impressora P2500W

Compacta, elegante e fácil de usar, o modelo imprime documentos com alta qualidade. Ideal para quem procura uma solução com ótima relação custo x benefício.

Imprima diretamente do seu smartphone, sendo ele Android ou iOS. A Pantum P2500W também é compatível com os sistemas Windows, OSX e Linux.

Impressora de transferência térmica

Esse modelo de impressora usa cera derretida para imprimir em papel ou em outros materiais. A cera é presa em rolo plástico e quando esquenta é transpassada para o papel. Resultando em uma impressão mais nítida do que a feita em uma impressora de jato a tinta.

As impressoras de transferência térmica são usadas para criar etiquetas diversas, códigos de barras, entre outros itens.

Veja também:

Impressora 3D

Se tornou tendência pela facilidade e velocidade para produzir protótipos e miniaturas. Para fazer a impressão é necessário enviar o projeto para um software para especificar as dimensões do produto. Assim, o desenho é dividido em diversas camadas que serão impressas uma a uma até o resultado completo.

Em relação a outras impressoras, o custo da impressora 3D é mais elevado. Os valores começam a partir de R$ 3 mil e podem chegar até R$ 25 mil a depender do tamanho e função.

Como falamos acima, antes de comprar a sua impressora, é importante fazer um levantamento das atividades que a máquina deve executar: imprimir muitas imagens, escanear, imprimir grandes quantidades de forma rápida… avalie tudo isso antes de escolher modelo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.