Informática 07/12/2021 | 3 min. de leitura

Quais são os tipos de impressora encontrados no mercado?

Ao começar as pesquisas para adquirir uma impressora para sua casa ou escritório, é importante saber quais os tipos de impressora disponíveis no mercado e verificar qual modelo é mais indicado para desempenhar as funções que serão necessárias naquele ambiente.

Veja nesse artigo os principais tipos de impressora, quais são suas funcionalidades e escolha a melhor opção para você.

Impressora de jato de tinta

Sem dúvidas as impressoras de jato de tinta são mais comuns de serem encontradas em ambientes domésticos. A impressão é feita através de pequenas gotas de tintas, que saem de uma minúscula abertura no cartucho.

A impressão é feita na escala CMYK, que é são as iniciais das cores ciano, magenta, amarelo e, a cor chave que é o preto. O sistema é definido como subtrativo, isso é, é necessário remover cores para chegar ao tom desejado.

Impressora a laser

Um modelo muito encontrado em residências e ambientes corporativos hoje em dia é a impressora a laser. O modelo imprime através de toner preenchido com um pó finíssimo, que ao ser aquecido, gruda no papel, permitindo que a imagem ou texto se fixe à folha.

O diferencial desse tipo de impressora é que imprime em alta velocidade e em ótima definição, superior ao modelo “jato de tinta”. a Elgin tem dois modelos de impressoras a laser que imprime com alto rendimento e rapidez:

Por conta se sua versatilidade, rapidez na impressão e design slim a impressora Multifuncional Pantum M655NW é considerada uma das melhores opções do mercado.

3 em 1: versátil, ela imprime, copia e digitaliza com rapidez. A primeira página leva menos de 7,8 segundos para ser impressa. Sua bandeja tem capacidade de 150 folhas e seu ciclo mensal é de 20.000 páginas.

É monocromática, imprime até 1600 páginas com o Toner PB 211 EV, é compatível com Windows, MAC e Linux. O modelo conta com conectividade USB, Wi-Fi e Mobile, que permite que você envie os documentos através de um dispositivo móvel. É possível imprimir diretamente de um smartphone!

Impressora P2500W

Compacta, elegante e fácil de usar, o modelo imprime documentos com alta qualidade. Ideal para quem procura uma solução com ótima relação custo x benefício.

Imprima diretamente do seu smartphone, sendo ele Android ou iOS. A Pantum P2500W também é compatível com os sistemas Windows, OSX e Linux.

Impressora de transferência térmica

Esse modelo de impressora usa cera derretida para imprimir em papel ou em outros materiais. A cera é presa em rolo plástico e quando esquenta é transpassada para o papel. Resultando em uma impressão mais nítida do que a feita em uma impressora de jato a tinta.

As impressoras de transferência térmica são usadas para criar etiquetas diversas, códigos de barras, entre outros itens.

Veja também:

Impressora 3D

Se tornou tendência pela facilidade e velocidade para produzir protótipos e miniaturas. Para fazer a impressão é necessário enviar o projeto para um software para especificar as dimensões do produto. Assim, o desenho é dividido em diversas camadas que serão impressas uma a uma até o resultado completo.

Em relação a outras impressoras, o custo da impressora 3D é mais elevado. Os valores começam a partir de R$ 3 mil e podem chegar até R$ 25 mil a depender do tamanho e função.

Como falamos acima, antes de comprar a sua impressora, é importante fazer um levantamento das atividades que a máquina deve executar: imprimir muitas imagens, escanear, imprimir grandes quantidades de forma rápida… avalie tudo isso antes de escolher modelo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.