A lâmpada inteligente é uma peça importante nas casas e residências. Sobretudo por se destacar principalmente pela tecnologia.
Conhecida como lâmpada smart, ela possui luzes LED, funções via Wi-Fi ou Bluetooth. Sua principal vantagem é a economia de energia. Além disso, oferece muita praticidade.
Outro diferencial que ela apresenta é a capacidade de cores. As lâmpadas inteligentes possuem diversas opções de cores para incrementar a decoração de seu cômodo.
Índice
O que é uma lâmpada inteligente ou smart LED?
É uma lâmpada inteligente que funciona conectada à rede Wi-Fi, realizando funções como ligar ou desligar. Pode-se criar tipos de harmonização, devido aos recursos de alteração de coloração e temperatura de luz.
Há também alguns dispositivos que possuem funções adicionais, como câmeras de monitoramento incorporadas que enviam as imagens para smartphones, saídas de áudio e muito mais.
A lâmpada ainda pode oferecer compatibilidade com as principais assistentes virtuais, possibilitando a realização de comandos de voz.
Como funciona a lâmpada inteligente?
É importante ressaltar que cada lâmpada tem a sua própria maneira de funcionar. Siga o manual de instruções para fazer a conexão correta. Mas como funciona?
Suas funções podem ser controladas por meio de aplicativos em seu telefone, tablet ou sistema online.
E você pode controlar a lâmpada inteligente por meio do seu celular com seu próprio aplicativo. Muitas lâmpadas também trazem compatibilidade com Google Assistente e Alexa.
Como é o processo de configuração? Prático. O aplicativo deve pedir uma senha do Wi-Fi (a senha deve ser 2,4 GHz). Dessa forma, você conecta o acessório à Internet de forma permanente.
Por que usar lâmpada inteligente?
Em primeiro lugar, seu principal diferencial é o fato de ela trazer diversidade para o ambiente. Isso só é possível por conta de suas diversas funcionalidades, principalmente em configurações por meio de aplicativos.
Além de utilizar uma tecnologia de LED, que ilumina mais gastando menos energia, a lâmpada faz todo o trabalho de desligar as luzes da sua casa caso você tenha esquecido.
E isso pode ser feito mesmo quando você estiver fora da sua casa. Ou seja, a caminho do trabalho ou até mesmo indo visitar algum amigo.
O impacto na decoração é outro ponto importante. Se tradicionalmente as lâmpadas de LED são oferecidas na cor branca, com as lâmpadas inteligentes é possível utilizar muito mais cores para iluminar os ambientes.
Leia também:
O que é Branding e como usá-lo a favor do seu negócio?
Confira os motivos para investir em energia solar
Conheça tipos de fechaduras com diferentes níveis de segurança
Desvantagens da lâmpada inteligente
Embora a lâmpada inteligente possa lhe trazer economia e comodidade, o seu valor ainda não é tão acessível.
Como instalar?
Normalmente se trata de uma instalação simples. Primeiramente, basta rosquear e ligar o interruptor.
Depois, o usuário faz o pareamento do seu smartphone com a lâmpada na rede, escolhe o ambiente, a cor da lâmpada, e, sobretudo, agenda horários para ligar e desligar.
Também vale ficar atento quanto às instruções de instalações. Antes de parear com a rede, o usuário precisa ligar e desligar o interruptor da lâmpada três vezes, lembrando também que o processo de instalação pode variar de acordo com cada fabricante.
Embora possa parecer simples, a configuração da lâmpada inteligente tem algumas ressalvas que devem ser mencionadas: o smartphone e a lâmpada precisam estar na mesma rede Wi-Fi da casa e o Wi-Fi precisa estar na frequência 2.4 GHz.
Assim como é válido também se orientar com um profissional antes da instalação para evitar qualquer tipo de problema.
Dicas de uso
Antes de comprar a lâmpada smart, confira se ela é compatível com a plataforma de sua preferência. Dessa forma, os diversos dispositivos inteligentes espalhados pela casa podem ser integrados e automatizados com mais facilidade.
Outra vantagem é a possibilidade de controlar a luz por meio dos assistentes de voz, como Google Assistente e Amazon Alexa. Sendo assim, é possível apagar a luz ou diminuir a intensidade sem precisar estar com o aparelho em mãos.
Assim como acontece com as lâmpadas convencionais, as lâmpadas inteligentes também possuem cores principais: branca e amarela.
Conhecida como luz fria, as lâmpadas brancas são indicadas para locais onde é necessário ter produtividade, por exemplo, ambientes de trabalho, cozinha, banheiros e garagens. Por outro lado, a amarela, conhecida como luz quente, é ideal para sala de estar e quartos, criando um clima mais confortável.
Equivalência de cor. Para saber se a lâmpada corresponde à cor que você deseja, verifique o intervalo de temperatura que ela atinge. Até 3.000 K, a lâmpada emite uma cor mais quente e, de 3.500K a 4.100K, a lâmpada emite um tom branco e neutro.
Temperatura de cor de uma lâmpada
Há ainda a faixa de 5.000K a 6.500K que corresponde ao chamado branco frio, embora seja mais indicada para locais externos ou para quem trabalha com imagem.
Escolha a melhor lâmpada inteligente?
Primeiramente, você deve analisar o ângulo de abertura. Quanto maior o valor, maior é a área iluminada. Da mesma forma que, quanto menor o valor, maior será a concentração de luz.
O uso vai definir qual o ângulo ideal da lâmpada. Caso você deseje instalar o modelo em luminárias ou luzes spot, um ângulo mais baixo pode deixar o ambiente mais interessante. Mas, se a ideia é ter uma iluminação mais geral, o indicado é contar com valores acima de 120°.
Modelos de lâmpadas inteligentes ainda não são encontrados facilmente. A maior parte dos modelos vendidos no Brasil se conecta via Wi-Fi.
No entanto, existem marcas que comercializam esse tipo de lâmpada que pode ser a solução para você. Por exemplo, a Elgin conta com um grande portfólio de iluminação e também investe nesse tipo de lâmpada. Um exemplo de um produto é a Smart Color.
A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.
Decore, ilumine e tenha praticidade com essa lâmpada inteligente
Conclusão: lâmpada inteligente é a praticidade e tecnologia na sua casa
Acima de tudo, as casas inteligentes cada vez mais vêm se tornando uma tendência. E sem dúvida, um dos itens mais acessíveis para começar a incrementar e decorar a sua casa é a lâmpada inteligente.
Embora possa apresentar um valor que não seja tão acessível no momento, a lâmpada é um produto que traz muitas vantagens. Afinal, ele conta com tecnologia LED, oferecendo economia de energia, apresenta praticidade no modo desligar e ligar as luzes, até mesmo quando você não está em casa.
E na hora de criar um ambiente inovador, a iluminação dos ambientes desempenha um papel fundamental na decoração e comodidade no dia a dia.
Acesse o portfólio de iluminação da Elgin e conheça mais sobre a Smart Color, que é compatível com aplicativos como Alexa e Google Assistente. Agora você já pode escolher a cor da sua preferência e programar a Smart Color por meio de comandos de voz do modo que desejar.
Gostou? Confira outros textos no blog!