Iluminação 08/03/2022 | 3 min. de leitura

Iluminação de Condomínio: Confira essas dicas

Para uma ter uma iluminação adequada no condomínio, alguns aspectos devem ser considerados, como entender o espaço e necessidade da iluminação naquele ambiente.

É importante saber que a iluminação das áreas externas em geral é diferente das internas. Portanto, ambientes internos, como espaço de lazer e garagem requerem uma iluminação para aumentar a segurança e evitar acidentes.

Já os ambientes externos, como portões de acesso, degraus e escadas, é indicado usar a tecnologia LED que garante economia de energia e pode contribuir com a decoração.

Confira as dicas que separamos para te auxiliar na iluminação para condomínio e quais as lâmpadas mais indicadas para poupar energia.

Analise a temperatura de cor das lâmpadas

A temperatura de cor diz respeito à aparência de cor de luz que é expressa em unidade de temperatura (Kelvin). Assim, quanto mais quente é uma luz, mais baixa é a sua cor e quanto mais fria, mais alta. 

Branco quente (até 4.000 Kelvin)

Essa iluminação é a que vemos em lâmpadas incandescentes, de filamento de LED e filamento de carbono. Possui uma cor mais amarelada e costuma ser usado em quartos, salas de estar e de jantar. A temperatura ideal para esse tipo de iluminação é de até 3500K.

Branco neutro (entre 4.000 e 5.000 Kelvin)

É considerada o meio termo, que não é nem quente e nem fria, é chamada de neutra. A cor neutra também é conhecida como luz do meio-dia, pois ela possui uma aparência muito similar a luz do sol.  Uma temperatura mais neutra, chamada de branco neutro, fica entre 4000K e 4500K. 

Branco frio (acima de 5.000 Kelvin)

A iluminação fria é vista em lâmpadas fluorescentes, essas lâmpadas possuem cor mais azulada e são bem mais claras. São indicadas para ambientes que necessitam de concentração e foco. A temperatura de cor desse tipo de iluminação é acima de 5000K. 

Para escolher a melhor opção de iluminação para o condomínio é importante analisar o clima ambiente. Para climas quentes é recomendado cores frias, e para lugares frios são indicadas cores quentes.

Outro aspecto importante sobre a cor é a capacidade de produção, medida em Ra, que influencia o bem-estar daquele local. Em ambientes em que as pessoas ficam muito tempo, as luzes inferiores não devem passar de 80 Ra.

A iluminação deve guiar o morador

Os ambientes com grande circulação de pessoas devem ter uma iluminação efetiva. Em escadas e corredores as luzes precisam guiar as pessoas sobre o trajeto que deve ser feito.

Considere contratar um profissional de arquitetura para analisar o local, as sombras e contrastes e o que deve ser destacado, além do foco na iluminação, um profissional ajudará a valorizar a decoração.

Aproveite a iluminação natural

Use mais a luz natural que incide sobre o ambiente, assim a necessidade de usar luzes artificiais diminuem. Procure estratégias como um sistema de dimerização, que regula a potência das luminárias de acordo com a necessidade do momento.

Opte por iluminação LED

Existem modelos variados de lâmpada LED que contribuem para a decoração e garantem economia na conta de luz. A redução pode chegar a 80% por mês.

A troca de lâmpadas costuma ser muito mais frequente ao utilizarmos os modelos convencionais – lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de vapores como mercúrio, sódio e metálico utilizadas em ambiente, seja na sua casa ou empresa.

Esse tipo de iluminação pode chegar a 50.000 horas de vida útil, alta durabilidade, podendo chegar a mais de 17 anos de uso, se considerada uma utilização de 8 horas por dia, durabilidade e baixo custo de manutenção e ser sustentável.

Leia também:

Quais as melhores lâmpadas para iluminação de condomínio?

A iluminação em conjunto com a decoração podem criar uma personalidade agradável para seu condomínio. Para isso, é muito importante que ela seja usada estrategicamente em cada ambiente de maneira correta. 

Agora que você já sabe como melhorar a iluminação do condomínio, basta colocar em prática todas as dicas e criar o melhor ambiente para a sua necessidade. 

Você sabe onde encontrar os produtos de iluminação para o seu condomínio?

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação.

Gostou das nossas dicas? Confira outros textos!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.