Iluminação 29/09/2021 | 3 min. de leitura

Você conhece os tipos de iluminação? Confira aqui quais são!

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça os tipos de iluminação e saiba qual é o mais indicado para compor o seu projeto de decoração

Um projeto de decoração vai muito além de móveis e acessórios que vão compor o ambiente, muitas vezes esquecida, a iluminação é indispensável em seu planejamento para uma decoração completa. Saber como as luzes natural e artificial vão harmonizar os ambientes é fundamental para que seu projeto tenha êxito.

Pensando em ajudar você, que está desenvolvendo seu projeto luminotécnico ou pensando em começar um, listamos os principais tipos de iluminação e como aplicá-los no seu espaço.

Iluminação direta

Nesse modelo de iluminação, a luz é focada em um ponto específico, a iluminação fica direcionada para um objeto. Essa alternativa é muito utilizada em salas de estudo e leitura, consultórios médicos e ambiente para maquiar, por exemplo, luminárias de mesa ou piso, pendente, spots embutidos e lâmpadas de LED são comuns nesse tipo de iluminação.

Iluminação indireta – abajur

Iluminação indireta

A intenção de utilizar a iluminação indireta é destacar um objeto, mas sem focar diretamente em determinado ponto. Podem ser inseridos em forros de gesso, sancas, de forma destacada no piso.

O recomendado é que a superfície que será refletida seja clara, para que possa ser distribuído melhor pelo ambiente. Esse tipo de iluminação é feito através de arandelas ou fitas de LED em desníveis de gesso, por exemplo.

Iluminação indireta – Fita de LED

Confira também:

Iluminação difusa

Utilizar a iluminação difusa garante que todo o ambiente seja iluminado de forma amena, evitando assim contrastar ou sombrear os objetos. Nesse processo, um filtro é colocado sobre a lâmpada, para que a luz seja suave. Sua aplicação mais comum é em quartos, banheiros e salas.

É comum que o efeito difuso seja alcançado pela combinação de lâmpadas fortes com plafons de teto, com vidro leitoso.

Iluminação difusasala de estar

Iluminação linear

Considerada tendência no mundo da arquitetura, a iluminação linear é uma forma de iluminação feita por luz contínua, é moderna, e se for bem colocada é confortável aos olhos e gera um efeito estético interessante.

A iluminação linear valoriza o ambiente e a arquitetura, muito visto em locais corporativos e comerciais, como escritórios e varejo.

Iluminação linear – Lâmpada linear LED

Iluminação de orientação

A iluminação de orientação é específica para sinalizar as pessoas para transição de ambiente, além de evitar que acidentes aconteçam, dá um efeito visual interessante. Geralmente, as lâmpadas para orientação são colocadas próximo a escadas, piscinas e jardins.

É recomendado que esse tipo de lâmpada fique embutida na parede ou no chão.

Iluminação de destaque

Como o nome já diz, é uma iluminação para destacar pontos específicos em um ambiente ou objeto de decoração. A luz utilizada geralmente fica concentrada em uma imagem, quadro ou fachada.

Atenção com o objeto que será iluminado! Se for objetos de arte, verifique se a luz direcionada não irá danificá-los.

Iluminação de destaque

Como escolher a melhor iluminação para o seu ambiente?

Existem diverso tipos de iluminação para deixar seu ambiente do jeito que deseja e complementar ainda mais a decoração. Confira algumas opções:

A Elgin, marca brasileira com mais de 65 anos de história, conta com esses diversos tipos de iluminação. É muito importante adquirir produtos confiáveis e que possuem qualidade, assim, garantindo os resultados esperados em seu ambiente. 

O que achou sobre os tipos de iluminação? Já utiliza algum em sua casa? Comente abaixo!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.