Iluminação 08/02/2022 | 4 min. de leitura

Como instalar a luminária de emergência?

Como instalar a luminária de emergência?

Se você nunca pensou em comprar uma luz de emergência, saiba que esse produto simples e barato pode te salvar quando faltar energia em sua residência. Com as chuvas repentinas, principalmente no verão, muitas vezes ficamos sem energia por horas ou dias. Por isso, ter uma luminária de emergência é essencial para esses momentos.

Pensando nisso, vamos esclarecer uma dúvida muito comum, que é saber como instalar a luminária de emergência para que esse objeto funcione bem nas horas necessárias.

Luminária de emergência: como funciona?

A luminária de emergência é conectada na tomada e com a interrupção de energia, ela acende. O fato de a luz de emergência contar com uma bateria interna recarregável permite que o sistema de iluminação seja acionado automaticamente quando há falta de iluminação elétrica no ambiente.

Para que a luz funcione quando for necessário, ela deve estar sempre carregada. Para isso, coloque no modo “desligado” e aguarde de 24 a 48 horas.

Há modelos de luminárias modernas que indicam quando o aparelho carrega completamente, o que evita o desgaste prematuro. E luminárias que oferecem proteção contra oscilações da rede, reduzindo o risco de queima da luminária.

Importante lembrar que a bateria fica descarregada em casos de queda de luz após o acionamento da iluminação de emergência. Após esse período, você deve recarregar a bateria para garantir seu funcionamento. A bateria não é consumida enquanto a luminária está conectada na tomada.

Como instalar a luminária de emergência?

A instalação da luminária de emergência é simples, escolha o local onde será instalado o objeto, preste atenção se o local tem um bocal para ligar a tomada próximo.

Siga as instruções que acompanham a luminária e fixe o aparelho de acordo com o que foi descrito, para que funcione perfeitamente.

Dica importante: Na hora de instalar, a luz deve ser colocada em um lugar alto, visível e bem fixada para que fique firme e não caia no chão.

Leia mais:

Onde colocar luz de emergência?

A luz de emergência pode ser instalada em diversos locais:

Escritórios e lojas: podem ser instalados nos corredores e locais de fácil visualização, indicando assim a saída próxima, para trazer segurança as pessoas em um eventual corte de energia.

Condomínios: a luz de emergência deve ser colocada em áreas comuns, fácil de ser encontrada, como hall de entrada e corredores.

Residências: encontre pontos estratégico para instalar, como corredores, escadas, próximo do quadro de energia e na área externa de sua casa, assim também aumenta a segurança do ambiente.

Qual a melhor luminária de emergência?

Procure por luminárias de emergência que tenham bateria duradoura ou que gastem pouca energia. Dessa forma, a manutenção será mais simples. Neste caso, você não precisa se preocupar com a necessidade de trocar pilhas ou baterias, ou ainda ficar no escuro.

Confira os modelos de luminárias de emergência da Elgin e fique ainda mais seguro quanto a eventuais problemas de queda de iluminação. 

Luminária de emergência 30 LEDS

Com design compacto, alta capacidade de iluminação, a luminária liga automaticamente quando há falta de energia. Utiliza bateria de lítio e não agride o meio ambiente. Possui autonomia de 3 horas na potência máxima ou 6 horas na potência mínima de 2W.

Luminária de emergência LED TUBULAR

A luminária LED Tubular tem visual discreto, a luz de emergência é dotada de bateria de lítio e garante máxima durabilidade. Conta com a autonomia de 3 horas no fluxo máximo ou 6 horas no mínimo, além de ter potência de 4W.

Luminária de emergência power line

Luminária de emergência POWER LINE

Esse tipo de luminária vem com blocos autônomos para iluminação de emergência e é ideal para galpões e ambientes comerciais. Compacta, a luminária conta com  2 cabeças articuláveis, possui potência (8W ou 16W), é bivolt, conta com fluxo luminoso: 1.000 lm ou 2.000 lm, temperatura de cor: 6.500K (branca fria) e autonomia: 6 Horas (mínima) / 3 Horas (máximo) e dimensões: 250 x 160 x 57 mm.

Luminária de emergência 60 leds

Luminária de emergência 60 LEDS

Essa luminária tem alta intensidade e longa autonomia para atuação automática na falta de energia. Acompanha cabo e plugue para conexão em 127V ou 220V.

Possui alça retrátil e pode ser instalado na parede ou no teto. Também conta com bateria de lítio que permite longa durabilidade e não traz malefícios ao meio ambiente. Tem autonomia de 3 horas na potência máxima e 7 horas na potência mínima. Possui dimensões: 220 x 57 x 28mm.

Depois dessas dicas sobre como instalar luminária de emergência, que tal comprar uma para sua residência?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.