Iluminação 12/11/2021 | 3 min. de leitura

Linha smart: como as lâmpadas inteligentes podem facilitar sua vida

Linha smart: como as lâmpadas inteligentes podem facilitar sua vida

Ter uma casa com diversos dispositivos que se conectam podem agilizar a dinâmica dos moradores. Produtos que permitem essa integração são cada vez mais comum no Brasil, e um dos itens mais cobiçados nesse sentido são as lâmpadas inteligentes, também chamadas de lâmpadas smart.

Esse equipamento proporciona diversas vantagens como ajudar a diminuir os gastos com energia e facilidade ao ligar e desligar. Confira mais detalhes sobre os benefícios que as lâmpadas inteligentes trazem para a sua rotina:

Confira as vantagens de ter lâmpadas inteligentes

  • Economia de energia elétrica: uma das maiores vantagens das lâmpadas smart é a economia em sua conta de luz, além de serem de LED, por conta do controle virtual, evita gastos desnecessários com a luz acessa.
  • Mudança de cores: escolha e programe diversas cores e modos, como leitura, lazer… Diversifique os tons e mude o ambiente sempre que desejar.
  • Fácil de acionar: Integre as lâmpadas ao aplicativo, podendo acender ou apagar de qualquer lugar em que estiver, através do seu smartphone.
  • Pode ser conectado com assistente virtual: as lâmpadas smart são compatíveis com Alexa e Google Assistant, assim, Você pode usar o comando de voz para controlar os dispositivos.

Como funciona a lâmpada inteligente?

Em geral a instalação é simples. Bastando apenas rosquear e ligar o interruptor. Após, o usuário faz o pareamento do seu smartphone com a lâmpada na rede, escolhe o ambiente, a cor da lâmpada, e, sobretudo, agenda horários para ligar e desligar.

Além disso, vale se atentar às instruções de instalações. Antes de parear com a rede, o usuário precisa ligar e desligar o interruptor da lâmpada três vezes, lembrando ainda que o processo de instalação pode variar de acordo com cada fabricante. 

Embora possa parecer simples, a configuração da lâmpada inteligente tem algumas ressalvas que devem ser mencionadas: o smartphone e a lâmpada precisam estar na mesma rede Wi-Fi da casa e o Wi-Fi precisa estar na frequência 2.4 GHz.

Onde usar e como usar

Para utilizar as lâmpadas inteligentes, seu imóvel deve ter um ambiente de rede que permita a conexão via Wi-Fi. Caso o sinal não seja acessível a todos os dispositivos, é necessário realizar algumas adaptações na sua casa.

Você vai precisar de um smartphone, tablet ou desktop para que o sistema possa ser configurado e ser o meio pelo qual todos os dispositivos estejam acessados corretamente.

imagem de um celular

Como escolher a melhor lâmpada inteligente?

Primeiramente, você deve analisar o ângulo de abertura. Quanto maior o valor, maior é a área iluminada. Da mesma forma que, quanto menor o valor, maior será a concentração de luz.

O uso vai definir qual o ângulo ideal da lâmpada. Caso você deseje instalar o modelo em luminárias ou luzes spot, um ângulo mais baixo pode deixar o ambiente mais interessante. Mas, se a ideia é ter uma iluminação mais geral, o indicado é contar com valores acima de 120°.

Modelos de lâmpadas inteligentes ainda não são encontrados facilmente. A maior parte dos modelos vendidos no Brasil se conecta via Wi-Fi.

No entanto, existem marcas que comercializam esse tipo de lâmpada que pode ser a solução para você. Por exemplo, a Elgin conta com um grande portfólio de iluminação e também investe nesse tipo de lâmpada. Confira os produtos Smart:

Smart Color

A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.

Controle Remoto Universal Smart

Controles Eletrônicos: Tv, Dvd, Home Theater, Tv a cabo, aparelhos de ar-condicionado Por Infravermelho (Ir).

Controle tudo através do App Elgin Smart. Compatível com controle por comando de voz através de Google Home e Amazon Alexa.

Painéis Smart

Painéis LED inteligentes e Exclusivos da Elgin, conectados via Wi-Fi e podendo ser controlados através do aplicativo ELGIN SMART ou comando de voz.

Muito versáteis, ficou fácil criar seu próprio ambiente de estudos, trabalho e lazer com um único produto, pois variam a temperatura de cor desde o branco morno até o branco frio, podendo inclusive ser dimerizadas.

Você já tem lâmpadas smart em sua casa ou tem vontade de adquirir uma? Comente abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.