Iluminação 26/01/2022 | 3 min. de leitura

Vantagens da iluminação com sensor de movimento

Com o aumento da conta de luz, ficamos cada vez mais atentos aos possíveis desperdícios de energia que podem ser evitados, e um dos itens que facilmente esquecemos ligados é a lâmpada. Por isso, investir em instrumentos que ajudam a mitigar esse gasto é muito importante, e uma das maneiras mais efetivas é investir em iluminação com sensor de movimento.

Além da economia em sua conta de luz, há diversas outras razões em se optar pela instalação de sensor de movimento na iluminação de sua casa.

Tipos de sensor de presença para iluminação

Para que os sensores de uma casa funcionem bem, é necessário que sejam adequados ao ambiente em que está instalado. Confira os modelos disponíveis no mercado:

  • Instalação na parede: esse sensor pode acender e apagar as luzes de forma automática, auxiliando na economia de luz. Ele utilizar a estrutura elétrica que já está instalada na residência. Os modelos de sobrepor ou embutir não exigem difíceis manutenções. Esse modelo deve ficar posicionado em áreas de locomoção para que as luzes se acendam mais rapidamente.
  • Instalação no teto: esse modelo de sensor costuma ser instalado em uma área de maior cobertura, podendo ser fixado em até quatro metros de altura. A forma em que é instalado evita que o sensor seja visto com facilidade, o que aumenta a segurança, já que dificulta o acesso.
  • Plug and play: esse tipo de sensor é o mais fácil de ser instalado, é somente rosquear no soquete que recebe a lâmpada. São ideias para corredores e escadas para andar à noite com mais segurança.

Vantagens em ter sensor de movimento na iluminação da sua casa

Economia de energia
Os sensores de movimento articulados com a iluminação da sua casa representam considerável redução dos gastos com energia elétrica. A economia acontece, pois, a lâmpada só irá acender se a pessoa se deslocar para o cômodo com esse sensor e depois que o espaço estiver vazio, ela ficará apagada.

Mais segurança para sua casa
O sensor pode indicar a presença de uma pessoa estranha no ambiente, já que uma a luz irá se acender onde aquela pessoa passar, alertando os moradores da residência.

Evita acidentes
Em locais como escadas ou corredores é comum acontecerem acidentes por falta de iluminação adequada, nem sempre as pessoas se lembram de acionar a lâmpada antes de passar por esses ambientes, por isso o sensor de movimento evita esse tipo de ocorrência.

Diferença entre Sensor de Movimento e Sensor de Presença

Os sensores de movimento, também são conhecidos como sensores PIR (Passive InfraRed) ou infravermelho, eles fazem com que a luz se acenda de forma automática, assim que for detectado algum movimento no ambiente. A tecnologia infravermelha é baseada na radiação que é emitida em forma de calor, pelo corpo quente da pessoa. O movimento no ambiente é detectado pela variação dessa radiação no ambiente em questão. Se houver ainda influência da luz natural no local, a lâmpada não irá acender mesmo com movimentação.

Já os sensores de presença possuem a mesma função dos sensores de movimento, porém com muito mais sensibilidade, podendo detectar também os pequenos movimentos. Em geral possuem a tecnologia Ultrassônica, pela qual é monitorada a reflexão de ondas sonoras enviadas pelo sensor para o ambiente. Esse tipo de sensor é mais indicado para locais com baixa atividade de movimentação.

Onde utilizar sensores de movimento?

Para cada ambientes, é necessário observar qual modelo de sensor é o mais adequado. Se pretende instalar em teto ou parede, observe se está direcionado para a área de maior movimento, como as portas, por exemplo. Veja alguns lugares possíveis de utilizar os sensores de movimento:

• Corredores
• Escadas
• Garagens
• Jardins
• Portões
• Quintais
• Hall de entrada
• Hall de elevadores
• Portaria de prédios

Independente do tipo de sensor escolhido, é importante contar com produtos de iluminação de qualidade, econômicas e duráveis, para que o sensor funcione perfeitamente.

A Elgin está há mais de 70 anos no mercado, com uma linha completa de produtos de iluminação certificados pelo INMETRO, e com Índice de Proteção IP65.

Conheça a Linha Completa!

Depois de tantas vantagens, que tal adicionar iluminação com sensor de movimento em sua casa?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.