Costura 04/02/2022 | 4 min. de leitura

Como costurar sapatinho de bebê?

Que tal aumentar a sua renda com produtos artesanais? Se você gosta de costurar, considere começar a confeccionar sapatinhos de bebê, são fáceis de fazer e o resultado é delicado e com certeza vai chamar a atenção dos seus clientes.

Trouxemos esse post especialmente para você que gostaria de saber como costurar sapatinho de bebê. Veja o passo a passo e economize dinheiro, e se quiser ir além, comercialize esses lindos sapatinhos.

Você vai precisar de:

  • Tecido de algodão liso ou estampado (23 cm de cada par)
  • Feltro branco (23 cm de cada par)
  • Máquina de costura
  • Cola para feltro
  • Linha de costura
  • Alfinete
  • Agulha de costura
  • Velcro
  • 2 botões pequenos
  • Molde
  • Tesoura
  • Ferro de passar

Passo a passo de como costurar sapatinho de bebê

Recorte as peças

Para iniciar a confecção dos sapatinhos, é necessário ter as peças cortadas. O tamanho do molde vai mudar conforme o tamanho do bebê, que varia desde os recém-nascidos até crianças de 2 anos de idade. Assim, é preciso selecionar o molde do tamanho exato que gostaria de fazer, você pode usar moldes prontos para não errar no tamanho
Use um molde para recortar o tecido do seguinte formato:

  • 6 peças em formato de “U” (com tecido estampado ou liso);
  • 6 peças para a sola (com tecido estampado ou liso);
  • 2 peças retangulares cortadas.

Cole as principais partes
Cole os feltros que estão em forma de U do avesso com o mesmo formato. Repita o processo com as solas dos sapatos.

Costure as tiras
Após colar as partes, dobre os retângulos de tecido no sentido do comprimento, e passe uma costura reta nas tiras, deixando uma abertura em uma das extremidades, para poder desvirar posteriormente.

Veja o lado aberto e desvire as tiras com a ajuda de uma pinça. Após, passe um ferro morno sobre as tirar para deixá-las sem vinco.

Costure os velcros
Costure as laterais dos velcros e pontas da tira. A partir do molde você pode observar o local correto para costurar os velcros.

Laterais e forros
Junte as tiras com as laterais dos sapatos, fixando os velcros. Passe as pontas por baixo das peças em formato “U” e costure no feltro. Em seguida dobre ao meio as 4 peças, encoste o lado direito com o direito do tecido. Costure as bordas de todas as peças.

Costure a sola
Junte a sola do sapato (feltro e tecido) com a lateral do sapatinho que já foi montada. Costure e apare as linhas que sobraram com tesoura.

Costure o forro
Costure o forro e coloque-o dentro do sapato, deixe à mostra o lado esquerdo do tecido. Costure a borda de forma que se junte ao forro do sapatinho. Não esqueça de deixar uma pequena abertura para desvirar as peças.

Desvire o sapatinho
Com cuidado, desvire o sapatinho e com uma costura à mão, feche a abertura que foi deixada.

Pregue os botões
Finalizando, pregue os botões nas tiras e faça o acabamento na costura do velcro. Agora o seu sapatinho de bebê está finalizado e pronto para ser embalado e vendido ou presenteado.

Leia também:

Melhores máquinas de costura para costurar sapatinho de bebê

A Elgin conta com diversas máquinas para iniciantes que podem ser adequadas para você. São modelos mais simples, com tecidos mais leves. Ou seja, modelos para uso doméstico que são indicados para um primeiro contato.

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas. 

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. A Prátika conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

Genius Plus JX-4035

Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Única JX-4040

Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Depois do passo a passo, que tal começar a costurar sapatinhos de bebê para presentear?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.