Climatização 31/08/2022 | 4 min. de leitura

Quais os benefícios do umidificador de ar durante o inverno?

Quais os benefícios do umidificador de ar durante o inverno?

Durante os meses de frio no Brasil, é comum o surgimento de problemas respiratórios em decorrência, principalmente, do tempo seco. Diante disso, muitas pessoas acabam recorrendo ao umidificador de ar durante o inverno, em busca de uma solução. 

Sintomas como olhos irritados, tosse seca, chiado no peito e dificuldade para respirar são alguns dos inconvenientes que uma baixa umidade do ar pode causar. Em muitos casos, podem surgir até doenças mais graves. 

Por isso, nas estações mais frias, o uso de umidificadores de ar vai lhe ajudar na tarefa de lidar com a umidade. O umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco e cria um ambiente muito mais agradável.

Como o umidificador ajuda no frio?

Quando a temporada de baixa temperatura começa, os casos de problemas respiratórios aumentam em até 40%, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Durante esses meses, manter o ambiente com umidade do ar recomendada pelos especialistas, é extremamente importante.

Por isso, o umidificador de ar é uma ótima alternativa para enfrentar os problemas causados ​​pelo tempo seco, principalmente para crianças e pessoas alérgicas e com doenças respiratórias. Ele torna o ambiente muito mais confortável e é adequado para o nosso corpo, seguindo os padrões recomendados. 

Os benefícios para a saúde oferecidos pelo umidificador de ar são para todos: bebês, crianças, adultos, animais de estimação e plantas! Um ambiente úmido é bom para uma boa noite de sono, para a pele e cabelos, além de melhorar a respiração e ajudar no alívio dos sintomas de alergias. 

Como usar o umidificador de ambiente?

Para que seu aparelho funcione corretamente, é imprescindível que ter alguns cuidados na hora de usar. 

Se o ambiente já estiver umidificado, o uso do aparelho não é recomendado, pois isso pode ajudar na proliferação de fungos. Para um bom funcionamento, o umidificador deve ficar ligado entre 3 e 4 horas apenas. Evite usar o umidificador além desse tempo. 

Deixe o umidificador de ar em um local adequado, caso você tenha filhos em casa, evite deixar muito próximo das suas camas. O recomendado é que o aparelho fique a menos de dois metros de distância das pessoas, e um metro do chão.

Outra dica importante, é não deixar o recipiente de água cheio enquanto não estiver usando o aparelho. Isso pode fazer com que uma parada de água possa acumular minerais no fundo e propagar microrganismos. 

Leia também:

Como deve ser feita a sua higienização?

Se você já tem um umidificador de ar ou está pensando em adquirir um, é importante ter alguns cuidados para manter o seu aparelho funcionando perfeitamente:

  • Quando for usar o seu umidificador, troque a água para evitar contaminação de bactérias.
  • Limpe frequentemente o aparelho, ao menos a cada três dias, principalmente o reservatório interno.
  • Procure usar sempre água destilada no seu umidificador, os minerais que estão na água podem aparecer em forma de sujeira.
  • Não deixe o aparelho ligado por muito tempo, isso ajuda a proliferar mofo no ambiente.

O ideal é que a manutenção seja feita pelo menos a cada seis meses, por profissionais especializados. Além disso, é preciso ter cuidado durante a limpeza do umidificador de ar. 

Use apenas produtos indicados pelo fabricante para retirar resíduos acumulados e minerais da água. Essa etapa é muito importante para que o aparelho não espalhe bactérias pelo ambiente.

Qual o melhor umidificador de ar para o inverno?

O mercado oferta produtos que se destacam pelo design e tecnologia de grande valor. Cabe ao consumidor encontrar as soluções mais assertivas na hora de adquirir o melhor aparelho para sua residência.

Na hora de escolher o melhor modelo de umidificador de ar para o inverno, escolha um que atenda sua necessidade. Os modelos de ultrassônicos da Elgin são perfeitos para quem deseja ter mais recursos e eficiência. 

Umidificador ultrassônico 

O umidificador utiliza uma tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem por meio de um processo vibratório e crie uma névoa fria.

É possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis e ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água.

Umidificador digital

O umidificador possui as seguintes funcionalidades: função sleep sendo possível desligar o display digital para maior conforto e função “SMART”, que torna possível programar a umidade relativa do ar.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.