Climatização 11/07/2022 | 2 min. de leitura

Como trocar o compressor do ar-condicionado?

Como trocar o compressor do ar-condicionado?

Uma dúvida comum entre os refrigeristas é sobre o procedimento para trocar o compressor do ar-condicionado. O compressor tem papel essencial no condicionador de ar, sendo responsável pela mudança de temperatura. Por mais fácil que pareça, a troca desse componente requer cuidado e atenção.

Pensando nos questionamentos comuns sobre esse assunto, trouxemos algumas dicas para te auxiliar a realizar esse procedimento corretamente.

O compressor deve estar limpo e seco

Quando for trocar o compressor, certifique-se que a tubulação de cobre está limpa e seca. Se atente para que as rebarbas de cobre não caiam na tubulação, se necessário use um aspirador para sugar as sobras de detritos.

Os resíduos no sistema podem bloquear o tubo capilar ou serem sugadas pelo compressor, aumentando o risco de travamento do componente.

É interessante injetar nitrogênio na tubulação durante a brasagem com válvula reguladora específicas para nitrogênio, a uma pressão de 2 a 3 psi, a fim de retirar todo o oxigênio e resquícios na tubulação e não formar pequenas carepas que surgem na brasagem caso não haja a circulação de nitrogênio.

Observe se há vazamentos

É muito importante conferir se há vazamentos depois da troca do compressor, pressurize o sistema com nitrogênio a uma pressão entre 75 a 100 psi e veja todas as áreas que foram brasadas não possuem pequenos vazamentos.

Retire os gases e a umidade

Retirar os gases do sistema de refrigeração é essencial. Os gases não condensáveis geram alta pressão de descarga, sobrecarregando o compressor. Essa sobrecarga pode fazer com que o sistema não consiga manter a temperatura acionada.

Para retirada completa dos gases não condesáveis, é sugerido que seja feito vácuo no sistema ao menos durante 15 minutos, utilizando uma bomba de vácuo específica para essa finalidade.

Leia também:

Coloque a carga de gás certa

Após todos esses processos, a carga de gás deve ser colocada de acordo com as informações do fabricante por massa em sistemas inverter ou pelo superaquecimento em equipamentos convencionais ou on/off. Para fazer a carga de gás, deixe o tanque equalizar a pressão no sistema.

Se o fluido utilizado no sistema for uma mistura de gases, (blend) a carga de gás deve ser feita com o refrigerante na forma líquida. Ou seja, que o cilindro esteja de cabeça para baixo afim de que a forma líquida tenha a concentração exata da mistura dos fluidos que compõe este blend.

Seguindo todas essas dicas, você garante que a troca do compressor seja feita de maneira correta e não terá retrabalho por algum procedimento equivocado.

Uma das melhores formas de evitar manutenções demasiadas no ar-condicionado é optar por marcas de fluidos qualidade, que não te deixará na mão.

Pesquise e busque por produtos que sejam representados por uma marca relevante no mercado. A Elgin, em seus mais de 70 anos de história, tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade e credibilidade, em diversos segmentos, entre eles, o de climatização.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.