Ar-condicionado 30/08/2021 | 4 min. de leitura

Os erros mais comuns de instalação de ar-condicionado Split

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O Ar-Condicionado Split é um dos mais procurados para residências e escritório por ser mais silencioso e econômico do que outros modelos. Outra vantagem do split é que sua adequação não requer grandes modificações no ambiente, mesmo assim, falhas na instalação podem comprometer sua capacidade. Por isso, listamos os erros mais comuns que podem ocorrer na instalação de ar-condicionado split.

Não seguir as recomendações do fabricante

Um dos erros mais comuns cometidos pelos instaladores de ar-condicionado é não seguir as recomendações do fabricante e manual. Esses profissionais por diversas vezes acabam pulando muitos processos solicitados pelo fabricante (vácuo, ajustes de fluido, dimensionamento das tubulações solicitadas etc.), o que leva ao mau funcionamento no aparelho.

Não realizar o dimensionamento de carga térmica

O não dimensionamento de carga térmica ao ambiente também é um dos erros comuns na instalação de ar-condicionado split. E com isso, o cliente acaba julgando que o produto instalado não está climatizando como ele deseja.

Não realizar o dimensionamento de carga térmica pode ocorrer quando o ar condicionado tem menor ou maior capacidade térmica (BTU/h) que o ambiente. O consumidor comete esse erro ao adquirir um produto sem antes efetuar o cálculo de carga térmica, ou o próprio vendedor pode errar ao não fazer o levantamento de necessidade do cliente.

O cliente também pode comprar o produto acatando a indicação de um instalador que não efetuou o dimensionamento, ou até mesmo se equivocou no cálculo. Neste momento podem ocorrer dois problemas, o Subdimensionamento (menos potente do que o ambiente necessita) ou o superdimensionamento (mais potente do que o ambiente necessita).

O Subdimensionado pode gerar demora para atingir a temperatura desejada ou set point solicitado no controle, ou nem chegar a atingir, com isso, o produto tentará chegar à temperatura desejada, levando a desgaste tanto na sensação térmica quanto aos gastos com consumo de energia elétrica.

O superdimensionado é quando o produto está maior do que o necessário, isso também pode causar um desperdício na compra do produto, com um valor agregado maior que ele necessitava, porém há uma vantagem que é chegar ao seu set point rapidamente.

Por estes motivos que o dimensionamento do cálculo de carga térmica é importantíssimo desde o momento da aquisição do produto.

Instalar as unidades condensadoras e Evaporadoras em locais incorretos

Para um perfeito funcionamento do ar Condicionado é importante planejar onde será instalado. Isso se faz necessário para analisar o distanciamento entre as unidades, desníveis entre unidades, exposições de unidades condensadoras em locais confinados, entre outros.

Evaporadora

O local onde a evaporadora vai ser instalada deve ser de fácil acesso para a manutenção corretiva e principalmente a manutenção preventiva. A estrutura onde será fixada a unidade deve ser ser segura para que suporte o peso e fixação da unidade, a fim de evitar queda ou vibração.

O que pode ocorrer em algumas instalações é ter um obstáculo fixo como paredes ou objetos, que interferem na troca ou entrada e saída do ar da evaporadora, circuitando este ar e deixando o funcionamento deste aparelho irregular, evite isso.

Condensadora

Assim como a evaporadora, a condensadora não deve estar em local enclausurado ou obstruído, ela deve ser instalada em área livre, com boa circulação de ar e principalmente com uma distância de acordo com a linha máxima e mínima, para que a condensadora não se torne um incomodo nas horas de silêncio. Hoje, as unidades condensadoras SPLIT são silenciosas, mas existem componentes como compressor e motor/hélice que geram barulho normal do equipamento (condensador).

Erros de infraestrutura dos equipamentos

Erros na infraestrutura do equipamentos são comuns na instalação de ar-condicionado, é de extrema importância ficar atento a esses detalhes para o perfeito funcionamento do produto.

Frigorigena

É a linha onde percorre o fluido no sistema da condensadora a evaporadora, esta linha deve ser obedecida rigorosamente conforme manual. A linha de sucção e líquido além de ser isolada termicamente individuais, deve seguir as bitolas corretas, para não gerar perda de rendimento e danos precoce ao componente.

Elétrica

De extrema importância ao funcionamento correto, há o risco de incêndio se não forem obedecida as dimensões e proteções solicitadas, como bitola de fios, comprimento do fio, segurança individual para cada circuito com disjuntores entre outros dispositivos de segurança. Isso se faz necessário conforme norma NBR5410.

Ajuste correto da carga de fluido Refrigerante

Muitos equipamentos vêm com carga de fluido do fabricante e esta quantia é apresentada na etiqueta de característica técnica. Vale lembrar que esta quantidade fornecida é através de desenvolvimento do fabricante seguindo normas, assim como a informação de quantidade de fluido. É importante estar ciente de que o ajuste de fluido é de responsabilidade do instalador.

Quais outros erros comuns que você já identificou na hora da instalação do ar-condicionado Slipt? Comente abaixo!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.