Ar-condicionado 25/09/2020 | 7 min. de leitura

Guia definitivo do ar-condicionado split

Guia definitivo do ar-condicionado split

Deseja climatizar seu ambiente? Que tal investir em um ar-condicionado split? Sem dúvida, é um dos modelos de ar-condicionado mais requisitados para um projeto de decoração. 

Ele é indicado para aqueles que não querem fazer grandes modificações em sua casa ou no escritório.

Mas o que é o ar-condicionado split? O ar-condicionado split é dividido em duas partes, sendo unidade condensadora e evaporadora, fazendo um funcionamento como uma dupla de equipamentos.

Composto por estas duas unidades, a evaporadora tem instalação no ambiente interno e a outra parte fica no ambiente externo (condensadora).

Confira o vídeo do ar-condicionado split

Como funciona o ar-condicionado split?

As partes instaladas funcionam juntamente proporcionando um ar mais agradável, sendo unidas na instalação por uma tubulação de cobre. Por meio dessa tubulação acontece a passagem do gás refrigerante.

O sistema resulta em uma característica extremamente valiosa para o consumidor: a unidade interna acaba sendo mais silenciosa do que as unidades convencionais.

Tipos de ar-condicionado split

Split High Wall

É o modelo mais convencional do ar-condicionado split. Ele pode ser encontrado principalmente em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

Esse ar-condicionado deve ser instalado em pontos altos da parede para que não tenha problemas no funcionamento.

O mercado cada vez mais apresenta modelos modernos, com evaporadoras menores e com o design mais sofisticado, além de contar com funções e filtros específicos para manter a qualidade do ar.

Split Inverter

O visual do ar-condicionado split inverter é exatamente igual ao do split, mas seu funcionamento é um pouco diferente. Há uma placa interna chamada inversor, que trabalha aliada ao motor e compressor. 

Ela trabalha controlando o compressor do aparelho (responsável pelo fluxo do ar no circuito interno do mesmo) para que reduza o consumo de energia. Com uma eficiência energética muito maior do que os demais modelos. 

Reduz em até 40% o consumo de energia, e, ao mesmo tempo, apresenta um melhor controle da temperatura.

Leia também:

Confira o panorama da energia solar no Brasil
Preço da máquina de sorvete flexibiliza seus negócios
Umidade do ar: confira o índice ideal e outras dicas

Split Piso Teto

Indicado para médios e grandes ambientes, esse tipo de ar-condicionado pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do local. Aparentemente maior e mais robusto do que outros modelos, ele conta com uma alta capacidade de refrigeração.

Split Cassete

Como o mesmo processo de funcionamento do split convencional, ele é adaptado ao teto do ambiente (no centro) e não nas laterais, liberando espaços nas paredes. 

Indicado para grandes espaços, como, por exemplo, de ambientes comerciais, o modelo é discreto e oferece um alto desempenho, com baixo nível de ruído por ser embutido no forro. 

Por ficar instalado no centro do ambiente, o aparelho também pode proporcionar uma melhor climatização. 

imagem de uma mulher sentada no sofá e ao fundo um ar-condicionado
Ar-condicionado split, a solução para climatizar seu ambiente

Quais são as vantagens do ar-condicionado split?

São mais silenciosos do que outros modelos de ar-condicionado, consomem até 40% menos de energia do que os modelos compactos. Seu investimento vale a pena. É um equipamento de alta eficiência.

Pode ser controlado à distância com controle remoto, o que permite a seleção da temperatura mais adequada. Conta com design moderno e clean, climatiza grandes espaços e tem filtro, proporcionando um ar mais puro.

Como instalar o ar-condicionado split?

A instalação desse ar-condicionado split pode demandar um pouco menos de trabalho e planejamento para a instalação do que outros modelos de condicionadores de ar como janela ou ar-condicionado portátil.

Ainda assim é necessário que você conte com o auxílio de uma assistência técnica credenciada.

Na hora de escolher o melhor ar-condicionado split para sua casa procure se informar sobre o que a empresa pode lhe oferecer quanto à manutenção e outros atendimentos.

A Elgin possui mais de mil assistências técnicas autorizadas no Brasil e oferece três anos de garantia no seu produto se instalado por uma empresa credenciada pela Elgin

Com o trabalho de uma assistência técnica, você consegue economizar energia e se prevenir contra a proliferação de bactérias que podem acarretar em doenças respiratórias.

Como limpar o ar-condicionado split?

A limpeza do ar-condicionado split está em dia?  Caso a resposta seja positiva, você terá diversos benefícios tanto para o aparelho quanto para sua saúde. Conheça as vantagens em fazer a higienização do seu aparelho: 

Economia de energia

Quando o aparelho está sujo, o compressor do condicionador de ar pode ficar sobrecarregado e trabalhar mais para resfriar o ambiente, o que resulta em um alto consumo de energia elétrica

Realize a limpeza com frequência ou sempre que perceber que o seu ar-condicionado split já não está mais funcionando com a potência habitual. 

Aumento da vida útil

Independentemente do ar-condicionado estar sempre ligado ou não, a higienização e manutenção são fundamentais para a vida útil do aparelho.

Com ela, você estará evitando o acúmulo de poeira e outros microrganismos que podem causar ferrugem e corrosão do seu ar-condicionado.

Saúde e bem estar

Rinite, asma, sinusite e outras infecções respiratórias podem ser menos desenvolvidas com a higienização do ar-condicionado split. A limpeza protege o aparelho de um eventual acúmulo de microrganismos que podem prejudicar a sua saúde. 

Qual é a melhor marca do ar-condicionado split?

Para saber qual é a melhor marca do ar-condicionado split faça uma pesquisa e busque pelos melhores players do mercado. Há modelos com tecnologia e visual diferente. 

Você sabia que o primeiro ar-condicionado split da Elgin surgiu no ano de 1998? E foi justamente esse tipo de ar-condicionado que passou a ser muito procurado para uso, principalmente, residencial. 

Acesse o vídeo e saiba mais sobre o ar-condicionado split

Anos mais tarde, a busca por um ar-condicionado split se tornou cada vez maior. A variedade do seu portfólio é o resultado de um trabalho de muita dedicação, pesquisa e tecnologia. Pode-se encontrar desde modelos mais simples até aparelhos mais robustos. 

Há diversos modelos para climatizar os ambientes da sua casa ou empresa. Conheça abaixo algumas soluções para seu dia a dia:

Eco Power 

O Eco Power possui versões frio e quente e frio e conta com as seguintes funções: Limpeza, Turbo, e Conforto.

Também conta com saída de dreno (dos dois lados do aparelho), filtro de Nylon + Ionizador (Ion Air) e função Wi-Fi (Produto com Wi-Fi disponível sob demanda) – permitindo desligar e programar seu aparelho via tablets e smartphones.

Eco Inverter

Com três anos de garantia, o modelo tem design clean e está disponível nas versões frio e quente/frio. Também vem com display de temperatura invisível.

Elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente. O ECO Inverter possui tecnologia que mantém a temperatura desejada e traz uma economia de até 40% de energia.

Conclusão: ar-condicionado split, um custo-benefício que vale a pena

Ideal para escritórios e residências, o ar-condicionado split é silencioso, eficiente e versátil. Reduz a sua economia na conta de luz e o consumo de energia. É a solução na hora de escolher um aparelho de climatização.

O mercado conta com diversos modelos de ar-condicionado split. Faça a escolha por aquele que atende melhor a sua necessidade. 

Invista em modelos que consomem menos energia do que os convencionais. É o caso do inverter.

O ar-condicionado fica ligado direto em ciclos mais baixos, o que evita, assim, o liga e desliga que, devido aos picos de energia. Isso, sem dúvida, acarreta no aumento de consumo.

Busque a orientação de um profissional na hora de fazer a instalação e a manutenção do ar-condicionado. É mais do que válido contar com a opinião de um especialista.

serpentina de cobre
Ar-condicionado split inverter é a garantia de economia de energia

A instalação requer alguns cuidados na unidade interna e externa. Procure se informar melhor antes de posicionar o seu ar-condicionado na sua casa ou empresa.

Presente em todo o Brasil, o ar-condicionado split da Elgin é ideal para você. Acesse nosso site e confira os modelos que podem solucionar o seu problema.

Seja no inverno ou verão, contar com um ar-condicionado Elgin é ter o conforto e a praticidade que você precisa para enfrentar as dificuldades criadas pelas condições climáticas durante o ano.

Gostou? Confira outros textos no blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.