Ar-condicionado 30/09/2021 | 2 min. de leitura

Como funciona uma válvula reversora do ar-condicionado?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O ar-condicionado é um aparelho para climatizar o ambiente muito procurado principalmente para refrigerar, porém, em estação mais frias, um aparelho que também aqueça é essencial. Para isso, é importante entender a função da válvula reversora, que faz justamente esse papel, mudando o ciclo do ar-condicionado do frio para o quente, e vice-versa.

Qual a função da válvula reversora no ar condicionado?

A válvula reversora alterar o sentido do fluído refrigerante do aparelho. Ela também pode ser nomeada de “4 vias” já que de um lado tem um tubo de conexão, vindo do compressor, e do outro lado existem três tubos de conexão. Dois tubos são saída e o terceiro é o de retorno para o compressor, que se encontra no meio dos outros dois.

Como funciona a Válvula Reversora?

O êmbolo que fica dentro da Válvula Reversora está sempre fazendo a ligação entre dois tubos de conexão, sugando o gás e o jogando de volta para o compressor. Quando se desloca para um lado, ele permite a passagem do gás para um dos tubos de saída.

O gás quente que vem do compressor entra pelo tubo de descarga, seguindo para o condensador, o gás então é refrigerado e conduzido para o evaporador, fazendo com que o ambiente fique refrigerado. Após esse processo, o gás volta para à válvula pelo outro tubo de descarga, vai para dentro do êmbolo, sendo levado até o tubo de conexão central, que transporta novamente ao compressor.

Já para aquecer o ambiente, a solenóide é acionada e pressuriza a válvula, fazendo com que o êmbolo vá para o lado oposto. O tubo de saída que estava fazendo conexão com o tubo central fica aberto para receber o gás quente que vem do compressor. Mas este tubo de descarga vai direto ao evaporador, aquecendo o ambiente ao invés de refrigerá-lo.

Qual a função da válvula solenoide?

A solenoide é outro componente esse essencial da válvula reversora, ela é válvula eletromagnética que tem uma bobina em seu interior núcleo móvel com uma de suas extremidades conectadas à carcaça da válvula através de uma mola. A bobina será percorrida por uma corrente elétrica, enquanto o compressor do sistema de refrigeração estiver operando.

Surgirá então um campo magnético que trará a existência de uma força eletromagnética atraindo o núcleo de válvula no sentido de comprimir a mola e manter o orifício da válvula aberto.

Como testar a válvula reversora do ar condicionado?

Para testar se a válvula está com algum problema, é importante checar se mais de uma das três saídas está aquecendo enquanto o ar-condicionado está ligado. Se estiver, há um vazamento interno, provavelmente por defeito interno da válvula ou por má instalação.

Se seu ar-condicionado não está esquentando, um dos problemas possíveis pode ser justamente problemas na válvula reversora, seu aparelho provavelmente vai esfriar e não aquecer.

Você já teve algum problema com a válvula reversora? Comente abaixo!

Posts Relacionados

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.