Ar-condicionado 11/05/2021 | 4 min. de leitura

Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?

Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?

O ar-condicionado é muito utilizado no dia a dia. Mas para que ele tenha um melhor desempenho, não basta simplesmente colocá-lo em funcionamento, é preciso tomar alguns cuidados na hora de instalação e ainda ficar atento quanto a outro ponto importante: realizar a manutenção do ar-condicionado. Isso é sinônimo de aumento da vida útil para o aparelho. 

Funcionando de forma correta, o ar-condicionado mantém o ambiente dentro do clima ideal. Aquele clima fresco que traz bem estar, tanto em um ambiente corporativo quanto em residências.  

As higienizações periódicas podem evitar eventuais problemas. Normalmente, o manual de instruções do seu ar-condicionado traz opções de limpeza que podem ser realizadas por você mesmo.

Outro ponto se refere a redução na conta de luz. Quer ter um ar-condicionado mais econômico? Para que isso seja possível, é fundamental fazer a limpeza de seu aparelho e, ao mesmo tempo, é claro, fazer a manutenção adequada, sempre contando com a ajuda de um profissional.  

Confira mais neste manual outros cuidados que você deve ter com seu ar-condicionado e saiba mais o porquê é tão importante realizar a manutenção do ar-condicionado.

imagem de um profissional fazendo a manutenção do ar-condicionado
Na manutenção do ar-condicionado sempre conte com o trabalho de um profissional

Importância de se realizar manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado operando de forma eficiente traz menos reparos e tampouco sobrecarga no seu funcionamento, o que é crucial para que não ocorra um imprevisto, até mesmo uma troca do aparelho.

Um ar-condicionado sem a devida higienização atrai sujeiras, mofo e bactérias, o que pode ocasionar em problemas respiratórios e alérgicos. Além do que, aparelhos que não passam por manutenções periódicas podem ter um esforço considerável para produzir a mesma quantidade de ar resfriado do que um ar-condicionado que recebe tratamento adequado.

A falta de manutenção pode deixar o ar-condicionado pingando, principalmente, por causa dos filtros sujos. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, não só do filtro, como também, das serpentinas, contando com o auxílio de um profissional especializado.

Como funciona o procedimento?

Quando trabalhada por um técnico autorizado, a limpeza do ar-condicionado pode passar por um processo mais complexo: o profissional desmonta o aparelho para ser higienizado por completo, a fim de ter uma maior durabilidade. 

Leia também:
Umidificador de ar: conheça mais sobre as suas vantagens
Confira 5 dicas de costura para iniciantes
Como fazer descarte de pilhas?

A troca dos filtros de ar 

Essa é uma das questões mais importantes quando se fala em manutenção do ar-condicionado. O aparelho deve estar funcionando de forma correta e eficiente, mas sem espalhar para o ar elementos contaminantes prejudiciais à saúde. Faça a limpeza e evite acúmulo de sujeiras.

O filtro deve ser limpo a cada duas semanas. Quando estão sujos, os filtros não deixam que o ar circule livremente, o que impacta no funcionamento do aparelho de maneira negativa. Nesse cenário, o esforço maior da sua mecânica pode aumentar o consumo de energia.

Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?

A manutenção deve ser realizada mediante ao consumo do ar-condicionado. Ou seja, quanto mais utilizado, maior a necessidade de fazer uma manutenção. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é recomendável a limpeza semanal dos filtros.

Onde posso fazer a manutenção do meu ar-condicionado?

A manutenção de seu ar-condicionado deve estar condicionada aos serviços prestados pela Elgin, empresa que está entre as principais do mercado no segmento.

Na busca pelo ar-condicionado, procure se informar sobre o que a empresa pode lhe oferecer quanto à manutenção e outros atendimentos.

Assistência técnica da Elgin

Quando a assistência técnica deve ser solicitada? Mal cheiro, queda acentuada de gotas de água e filtro escuro são sinais sintomáticos para que se procure um auxílio técnico.

Com o trabalho de uma assistência técnica, o consumidor consegue economizar energia e se prevenir contra a proliferação de bactérias que podem acarretar em doenças respiratórias.

Se o seu ar-condicionado ainda estiver na garantia e caso tenha sido instalado por um técnico autorizado da marca, acione a central da assistência técnica do fabricante. Saiba que a Elgin oferece três anos de garantia e um atendimento especializado.

Mas se a instalação do seu aparelho foi feita por um profissional autônomo, você deve contatar o próprio profissional que instalou ou faça melhor: procure por outros profissionais que realmente são especialistas em climatização.

imagem de um ar-condicionado.

Esse ar-condicionado é eficiente e pode ser a solução para você no dia a dia. Mas para o aparelho ter uma performance ainda melhor é fundamental fazer a manutenção.

Conclusão: a manutenção é fundamental para que o ar-condicionado tenha um melhor desempenho

Procure um profissional e assistências técnicas especializadas, para que você consiga ter um ar-condicionado atingindo o máximo de sua performance, com uma temperatura ideal desejada e analisada para seu ambiente.

E sempre, a segurança deve vir em primeiro lugar. Respeite todas as etiquetas de aviso do fabricante. O ideal é procurar uma assistência técnica credenciada para diagnosticar um eventual problema. Sendo assim, torna-se importante a realização da manutenção. 

Não se esqueça de que cada modelo de ar-condicionado apresenta especificidades diferentes. Dessa forma vale verificar no manual do aparelho a frequência correta de manutenção. Quando se fala em higienização dos filtros, é recomendável fazer a limpeza a cada duas semanas.

Quanto melhor você cuidar do seu ar-condicionado, mais longo será o tempo de vida útil do aparelho, funcionando de modo eficiente e fornecendo refrigeração e aquecimento para o ambiente desejado.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.