Segredos de iluminação para sua sala de estar

Guilherme Neves - 13/04/2021

Aprenda como fazer café na cafeteira elétrica

Guilherme Neves - 13/04/2021

Como resolver o problema do ar-condicionado pingando?

Guilherme Neves - 13/04/2021
imagem de sala decorada - fonte Viva Decora
imagem de uma cafeteira elétrica.
imagem de um ar-condicionado

Para que você tenha um melhor aproveitamento do ar-condicionado é muito importante tomar alguns cuidados, principalmente, quanto à manutenção. Isso é essencial para evitar alguns problemas, entre eles, um ar-condicionado pingando. 

Então não é importante apenas a instalação correta do aparelho, a manutenção adequada é fundamental para evitar qualquer tipo de vazamento

Isso pode ser decorrente de alguns problemas como má instalação, falta de manutenção e entre outros. Se o seu ar-condicionado estiver pingando, veja o que pode ser feito para solucionar este problema conhecendo as principais causas.

Por que o ar-condicionado pinga água?

A ocorrência do ar-condicionado pingando pode ser por diversos fatores, entre eles, a instalação errada. Neste caso, vale dar uma conferida em alguns pontos. Conheça alguns deles:

Mangueira de drenagem com diâmetro menor que o indicado, diferentes equipamentos na mesma tubulação, mangueira de dreno sem caimento e unidade interna mal posicionada.

Caso seu problema seja um desses pontos citados, você precisa chamar um técnico especializado para fazer uma avaliação do seu ar-condicionado.

imagem de um ar-condicionado colocado em uma sala de escritório.
Imagine ter um ar-condicionado pingando em sua empresa?

Principais problemas que podem causar o vazamento

O vazamento pode ocorrer, sobretudo, pela falta de limpeza. Sem dúvida, é um dos principais fatores.

Fique atento também quanto a eventuais problemas no dreno – cano por onde a água do seu aparelho sai. Caso essa passagem esteja bloqueada com sujeira ou desnivelada, pode causar vazamentos na parte interna.

Ou seja, é importante checar o nível do dreno para saber se a água está sendo escoada para fora e se o cano está livre de impurezas como lodo.

Assim como há ainda outros problemas que, embora sejam menos comuns, podem causar o vazamento de água: mudança brusca de temperatura no ambiente, falha no sensor de degelo e alta umidade.

E vale verificar também se o equipamento está com a carga de fluido refrigerante correta. A carga incompleta faz a pressão de trabalho baixar, assim como a temperatura.

Vazamento de ar

Se a vedação do seu ar-condicionado não tiver sido feita de maneira correta, o ar quente pode estar entrando no ambiente. Isso faz com que a umidade do ar entre em condensação ao encontrar o ar frio.

Assim, a umidade excedente fica acumulada na parte de baixo do aparelho, o que pode implicar no vazamento de água. Esse problema pode ser resolvido com a vedação apropriada da parte externa do aparelho.

O que fazer quando o ar-condicionado estiver pingando?

Caso seu ar-condicionado esteja pingando procure uma assistência técnica credenciada pela marca do aparelho para fazer a análise deste problema. É ele que vai lhe orientar melhor sobre o que deve ser feito e quais passos seguir.

O profissional deve instalar corretamente o ar-condicionado e também quando for preciso realizar a manutenção para que o aparelho esteja funcionando perfeitamente.   

Em um ar-condicionado split, o vazamento pode ocorrer com o congelamento da serpentina, que pode estar sendo obstruída pelo acúmulo de sujeira, o que faz com que o ar que passe por ela congele.

Leia também: 4 dicas para controlar as finanças do seu negócio
Produtos da Elgin refrigeram Vacina CoronaVac no Instituto Butantan Segredos de iluminação para sua sala de estar

Como evitar o ar-condicionado pingando água?

Em primeiro lugar é fundamental fazer a instalação do modelo e potência correta do aparelho, além de fazer a manutenção preventiva, aquela limpeza profunda de filtros e serpentinas. 

A importância da manutenção preventiva no ar-condicionado

E se o aparelho não é novo, a falta de manutenção pode deixar o ar-condicionado pingando, principalmente, por causa dos filtros sujos. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, não só do filtro, como também, das serpentinas, contando com o auxílio de um profissional especializado

Manutenção dos filtros

O filtro deve ser limpo a cada duas semanas. E mesmo se o filtro estiver ocioso ele deve ser limpo, até porque mesmo parado o ar-condicionado pode acumular poeira e outras impurezas.

Um ar-condicionado devidamente higienizado qualifica o ar e não traz sujeiras, mofos e bactérias. Ou seja, não oferece problemas respiratórios e alérgicos no ambiente que está instalado.

Quanto melhor você cuidar do seu ar-condicionado, mais longo será o tempo de vida útil do aparelho, funcionando de modo eficiente e fornecendo refrigeração e aquecimento para o ambiente desejado. 

E a maioria das unidades de ar-condicionado podem precisar de reparos de emergência de tempos em tempos. As unidades mais preservadas são menos propensas a apresentar falhas durante os meses de menor uso (maio a setembro). 

imagem do ar-condicionado
Ar- condicionado funciona melhor ao ser instalado de forma correta

Conclusão: Manutenção é essencial

Se o ar-condicionado é novo e foi instalado recentemente, provavelmente, o problema pode ser a má instalação.

Assim como a sujeira acumulada no interior do ar-condicionado que também é um dos principais fatores de vazamento. Isso porque a sujeira obstrui a passagem de água. Por isso é tão importante fazer a limpeza.

imagem de um ar-condicionado.
Um ar-condicionado instalado corretamente é importante para evitar problemas

Também pode ser pelo fato de a bomba de dreno se mostrar entupida ou queimada. As bombas de dreno são usadas quando não existem pontos de drenagem próximos.

Tais equipamentos também precisam ser higienizados e passar por uma manutenção periódica, a fim de evitar possíveis vazamentos.

As higienizações periódicas podem evitar eventuais problemas. Normalmente, o manual de instruções do seu ar-condicionado traz opções de limpeza que podem ser realizadas por você mesmo. 

Outro fator é o dreno mal inclinado ou obstruído. Isso acontece quando esse cano está entupido devido ao acúmulo de sujeira em seu interior. Além disso, o dreno também pode estar desnivelado, causando o vazamento de água para o interior do ambiente.

imagem de um ar-condicionado da Elgin.
Quer ter um aparelho sem vazamentos? Para ter o melhor aproveitamento do ar-condicionado é fundamental fazer a manutenção

Mas, certamente, a melhor forma de resolver este problema do seu ar-condicionado é ligar para o técnico que fez a instalação e pedir que ele retorne para resolver o problema instalando o ar-condicionado corretamente.

Como vimos neste manual, definitivamente, um ar-condicionado pingando não é um problema sem solução. Afinal, você deve ter um ar-condicionado em perfeitas condições e atuando no máximo da sua performance

Gostou? Confira outros textos no blog!