Costura 04/05/2021 | 5 min. de leitura

Confira 5 dicas de costura para iniciantes

Confira 5 dicas de costura para iniciantes

Para quem está começando na arte da costura, é necessário ter o conhecimento de algumas dicas de costura para iniciantes. Além de ser importante saber qual é a melhor máquina de costura. Isso é fundamental para que suas confecções possam ser realizadas da melhor forma possível.

As máquinas de costura têm capacidade de renovar as suas coleções de roupas e, ao mesmo tempo, remendar tecidos de forma minuciosa. Para começar qualquer confecção, você deve saber utilizá-las corretamente e ter a certeza de suas funções. Dessa forma, saias, vestidos, calças ou camisetas, sem dúvida, vão ter o melhor trabalho possível.

Costurar realmente pode ser rentável e útil no seu dia a dia. Mas para aqueles que desejam criar um negócio por meio da costura, é válido estudar as tendências de mercado. Neste caso, certamente, a sua produção de roupas vai ser diversificada e se destacar no mercado. 

Costurar é fácil? 

Costurar não é uma tarefa fácil. Requer atenção e cuidado. Mas com uma máquina de costura que seja capaz, realizar a produção de peças de roupa fica muito mais fácil. 

Como iniciar na arte da costura?

Confira algumas dicas de costura para iniciantes. Aprenda a costurar, seguindo os passos. Veja o que deve ser feito para que você consiga realizar as primeiras confecções.

Guarde as sobras de tecidos

Em primeiro lugar, aqueles que querem iniciar na arte da costura podem guardar as sobras de tecidos de outras confecções. Elas são os itens mais importantes para que você use a sua criatividade em novas peças.

máquinas de costura para iniciantes

Invista em capacitações específicas

Cursos que apresentam técnicas de costura para iniciantes. As aulas vão lhe ajudar a desenvolver peças únicas e diferenciadas.

Conhecer diferentes técnicas para acabamento, entender as possibilidades e diferenças dos tipos de máquinas de costura mais usadas são outros diferenciais. Confira outras dicas de costura para iniciantes que podem fazer toda diferença no resultado:

Separe o equipamento necessário

Para iniciar na arte da costura você vai precisar contar com os seguintes materiais: tecidos com as cores ou estampas de sua preferência, linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos, tesoura, fita métrica, alfinetes para costura, agulha de mão, ferro para passar roupas, giz ou lápis para costura, zíper com a cor combinando com os tecidos escolhidos.

Leia também:

4 dicas para melhorar suas vendas online
Aprenda como fazer café na cafeteira elétrica
Conheça os tipos de fechaduras para sua casa

Cuidados que se deve ter com as máquinas 

Todo produto precisa de manutenção e maiores cuidados. Como toda a máquina, sua máquina de costura precisa de cuidados para que funcione adequadamente.

Se a sua máquina de costura não estiver sendo utilizada, mantenha-a desconectada da fonte de alimentação retirando o plugue da tomada da parede. O procedimento deve ser feito sempre que você limpar a máquina.

A máquina não pode ser exposta em locais com incidência direta e constante de raios solares. Sob essas circunstâncias a cor do produto pode ser alterada.

A prática leva a perfeição

Quanto mais você utilizar a máquina de costura, melhor será o manuseio. As dicas de costura para iniciantes só tem valor desde que você pratique muito para ter cada vez mais uma técnica nova e um aprendizado melhor

Você deve cada vez mais trabalhar com as máquinas de costura ao ponto de criar novas confecções e costuras criativas, além de novos reaproveitamentos de tecidos. Isso é fundamental para que pouco a pouco você consiga obter um desenvolvimento maior nessa atividade.

Melhores máquinas de costura para iniciantes

A Elgin conta com diversas máquinas para iniciantes que podem ser adequadas para você. São modelos mais simples, com tecidos mais leves. Ou seja, modelos para uso doméstico  que são indicados para um primeiro contato.

imagem de uma máquina de costura para iniciantes

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas. 

imagem de uma máquina de costura para iniciantes

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. A Prátika conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

imagem de uma máquina de costura para iniciantes.

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, a Bella faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura  para você utilizar nas suas primeiras confecções.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

imagem de uma máquina de costura para iniciantes.

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Conclusão: iniciar na arte da costura pode ser o começo de um negócio lucrativo e prazeroso 

Antes de tudo, se deseja iniciar nessa arte, é fundamental saber mais sobre algumas dicas de costura para iniciantes. Primeiramente tenha certeza das funcionalidades de cada máquina de costura para que seja feita a melhor compra possível. 

Sem dúvida, costurar é uma prática de relaxamento, que necessita de detalhismo, criação e atenção para que seja feito o trabalho de maneira assertiva. Realmente, pode-se realizar muitas coisas com uma máquina de costura. 

imagem de máquina de costura em processo de confecção.
Iniciando na arte da costura. Pratique sempre e tenha melhores resultados

Muitas mulheres utilizam a máquina de costura como uma forma de aumentar a renda familiar, ao executar trabalhos sob encomenda ou criar peças para que consigam alavancar seus negócios.

Não se esqueça que é a prática do dia a dia que vai trazer a confiança necessária para que você consiga manusear as máquinas de costura na forma correta.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.