Ar-condicionado 04/03/2022 | 4 min. de leitura

Tudo sobre Umidificador de Ar

Ter um umidificador de ar em sua residência ou comércio, para manter os níveis de qualidade do ar no ambiente é essencial para uma boa respiração, principalmente em dias secos.

Em algumas regiões e estações do ano, a umidade do ar tende a ser menor, o que piora os desconfortos respiratório, causando irritação na garganta, olhos e sensação de nariz seco. Por isso, adquirir um umidificador de ar ajuda a evitar esses mal-estares.

Sabendo que algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre umidificador de ar, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse aparelho.

O que é um umidificador de ar?

O umidificador de ar transforma a água que é armazenada dentro do aparelho em vapor, devolvendo a umidade para o ambiente, sua principal função é melhorar a absorção do ar no ambiente.

O aparelho é indicado para pessoas que desejam manter a umidade do ar dentro dos padrões recomendados. 

Um erro comum é confundir umidificador de ar com climatizador, mas são produtos diferentes. Enquanto o umidificador tem o objetivo de melhorar a absorção do ar, o climatizador serve para ventilar o ambiente.

Mas se seu desejo é um produto para controlar a temperatura do ambiente, o ideal é um ar-condicionado.

Quais são os benefícios do umidificador de ar?

Melhora a qualidade do sono

A poluição afeta o sono de muitas pessoas, causando irritação na garganta, dor de cabeça e sensação de nariz seco.

O uso desse aparelho é muito recomendado para ajudar quem ronca muito durante o sono, já que um dos motivos do problema está relacionado à garganta e às vias nasais. 

Melhora a respiração no tempo seco

A respiração tende a ficar comprometida com o tempo seco e a baixa umidade. As pessoas que têm rinite, asma e sinusite sentem mais esse problema, principalmente com a mudança de tempo.

O umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco, criando o ambiente muito mais agradável.

Mantém a pele hidratada

Um dos efeitos do tempo seco é deixar a pele ressecada, principalmente as regiões como mãos e rosto. Tenha um umidificador no seu quarto para auxiliar na hidratação dessas regiões.

Quais os tipos de umidificadores de ar

Umidificador de ar impulsor

Esse umidificador tem um disco de rotação, que lança água em um difusor, transformando o líquido em gotinhas que flutua no ar. Essas gotas são lançadas no formato de névoa fria. 

Os diferenciais desse aparelho são o preço acessível, a velocidade em umidificar o ambiente, além da facilidade de encontrar o modelo em lojas.

O umidificador de impulsor necessita de pouco cuidado, mantenha apenas uma frequência de limpeza para evitar a proliferação de germes e bactérias. 

Umidificador evaporativo 

O umidificador evaporativo utiliza papel ou pavimento de fundo para absorver a água do reservatório. Assim, o ventilador é usado para absorver a umidade. No momento que a umidade está muito baixa, a água que está reservada, evapora. 

Esse modelo tem um tamanho maior que os outros, além de emitir mais ruído durante o seu funcionamento.

Umidificador ultrassônico 

Esse é considerado o tipo mais moderno de umidificador de ar. Utiliza a tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem através de um processo vibratório e crie uma névoa fria. 

Os modelos ultrassônicos da Elgin, é possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis, ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água e programar a comparação relativa de outras características. 

O umidificador de ar ultrassônico é indicado para quem deseja um modelo moderno e eficiente. 

Leia também:

Como cuidar do seu umidificador de ar?

Se você já tem um umidificador de ar ou está pensando em adquirir um, é importante ter alguns cuidados para manter o seu aparelho funcionando corretamente:

  • Quando for usar o seu umidificador, troque a água para evitar contaminação de bactérias.
  • Limpe frequentemente o aparelho, ao menos a cada três dias, principalmente o reservatório interno.
  • Procure usar sempre água destilada no seu umidificador, os minerais que estão na água podem aparecer em forma de sujeira.
  • Não deixe o aparelho ligado por muito tempo, isso ajuda a proliferar mofo no ambiente.

Qual o melhor umidificador de ar?

O mercado apresenta produtos que se destacam pelo design e incorporação tecnológica de grande valor. Cabe ao consumidor encontrar as soluções mais assertivas na hora de qualificar sua saúde. 

Na hora de escolher o melhor modelo de umidificador de ar, opte por um que atenda sua necessidade. Os modelos de ultrassônicos da Elgin são ideais para quem deseja ter mais recursos e eficiência. 

Umidificador ultrassônico 

umidificador utiliza uma tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem por meio de um processo vibratório e crie uma névoa fria.

É possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis e ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água.

Umidificador digital

umidificador possui as seguintes funcionalidades: função sleep sendo possível desligar o display digital para maior conforto e função “SMART”, que torna possível programar a umidade relativa do ar.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.