Automação 03/05/2022 | 2 min. de leitura

Como controlar as finanças do seu negócio?

Como controlar as finanças do seu negócio?

A gestão financeira de um negócio pode ser considerada a parte mais complexa para o empreendedor. Erros simples podem literalmente complicar seu negócio, por isto, o controle das finanças deve ser bem organizado para que a empresa possa alcançar o sucesso.

Confira as dicas que separamos para você implementar no seu negócio!

Dicas para controlar suas finanças

Sempre registre todos os gastos da empresa

Registrar todos os movimentos do seu negócio é essencial e deve se tornar uma obrigatoriedade. Planilhas de Excel, aplicativos de smartphones ou softwares de gestão serão úteis para ter o controle necessário.

Não misture gastos pessoais com os gastos da empresa

Este erro é bastante comum e pode complicar seu negócio. Por isso, é essencial que os donos se comportem como funcionários para estabelecer limites e manter a saúde financeira da empresa.

Evite atrasar o pagamento das contas

Prefira manter um bom relacionamento com seus parceiros e fornecedores, eles são a base do seu negócio e atrasar seus pagamentos pode se tornar um grave problema que desencadeará em muitos outros.

Utilize e controle o fluxo de caixa

Além de fornecer o controle do que entra e sai, o fluxo de caixa também permite o planejamento dos gastos futuros, preparando sua empresa para possíveis dificuldades no futuro.

Use a tecnologia

Planilhas e softwares são ferramentas que melhoram a gestão do seu negócio, tornando essa tarefa mais fácil e estratégica.

Investir em automação e integração pode otimizar tempo em atividades manuais e repetitivas. Você encontra no mercado softwares e aplicativos que automatizam funções como acompanhamento de fluxo de caixa, administração de contas a pagar e a receber, emissão de boletos, entre outros.

A Elgin possui um portfólio completo de automação comercial, perfeitos para o seu negócio. Conheça nossa linha completa para automatizar e elevar sua empresa de qualquer porte e segmento.

Leia também:

Ferramentas que ajudam no controle financeiro

Planilhas

Usar planilhas para gerenciar as finanças de negócios é uma ótima maneira de armazenar, atualizar e fazer o controle do seu negócio, além de ser uma ferramenta efetiva para controlar as contas a pagar e receber.

Pela facilidade dessa ferramenta, é possível acompanhar o progresso da sua empresa sem muitos percalços.

Software de gestão financeira

Além das planilhas mencionadas, se sua empresa estiver em uma fase mais avançadas, é necessário um software para uma gestão mais refinada.

Para empresas de pequeno e médio porte, auxilia o gerenciamento das contas, gerenciamento de caixa e controle de pedidos, por exemplo.

O software pode ser integrado a outros aplicativos de negócios, como folha de pagamento e sistema de faturamentos de notas.

Armazenar na nuvem

O armazenamento na nuvem permite ter todos os documentos em um único ambiente, que pode ser acessado facilmente.

Em um único lugar podem ser reunidas planilhas diversas, notas fiscais, entre outros documentos que você julgar necessário.

Agora você já sabe como controlar as finanças do seu negócio, economizando assim tempo e dinheiro.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.