Ar-condicionado 06/05/2021 | 5 min. de leitura

Umidificador de ar: conheça mais sobre as suas vantagens

Imagem de um bebê ao lado de um umidificador.

Para enfrentar situações de dificuldade relacionadas às condições climáticas, principalmente no outono, nada melhor do que contar com as vantagens do umidificador de ar.  

Obstrução nasal, espirros, irritação na garganta e olhos são malefícios ocasionados pelas condições climáticas típicas em ambientes de baixa umidade.

Ter um ambiente mais saudável é uma das vantagens do umidificador de ar. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o índice adequado à saúde humana deve estar entre 40% e 70%, se mostrando prejudicial caso esteja acima ou abaixo desses valores.

Quer ter conforto, comodidade e praticidade? Então busque por um umidificador de ar e conheça suas vantagens para ter um clima que seja ideal para você.

Lavar a roupa com frequência e manter os cômodos arejados com uma boa limpeza também são medidas convencionais que podem até ajudar no combate à baixa umidade, mas são apenas soluções complementares, não é mesmo?

Veja o vídeo e confira as vantagens de um umidificador de ar

Quais as vantagens do umidificador de ar?

Quando um período de baixa temperatura se inicia, os casos de problemas respiratórios aumentam em até 40%, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

O uso de umidificadores de ar vai lhe ajudar na tarefa de lidar com a umidade. O umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco e cria um ambiente muito mais agradável.

Melhora a qualidade do sono

Antes de tudo, o uso de umidificador é muito recomendado para ajudar quem ronca muito durante o sono. Sem dúvida, um dos motivos do problema está relacionado ao ressecamento da garganta e às vias nasais.

Você sabia que o umidificador de ar é ideal para bebês?

As vantagens que os umidificadores de ar podem oferecer para os bebês são significativas. Conheça algumas delas:

As narinas dos bebês são pequenas – até por volta de seis meses – e podem ficar facilmente congestionadas. Sendo assim, o umidificador surge como solução para evitar esse tipo de problema ao ajudar a manter as narinas abertas.

Como a pele dos recém-nascidos é suscetível a ter problemas no tempo seco, o seu uso é bem-vindo. Uma densidade de ar em um bom nível é fundamental para deixar o ambiente mais agradável.

Umidificador mantém a umidade do ar dentro dos padrões

Como vimos anteriormente, o umidificador de ar é muito indicado para bebês durante o tempo seco, mas é preciso ter alguns cuidados.

Além disso, é preciso manter o aparelho limpo, pois ao utilizá-lo sem higiene pode ser tão prejudicial para o bebê quanto para o ar. E procure não deixar o aparelho muito próximo da criança.

Leia também:
Confira 5 dicas de costura para iniciantes
Simulador de energia solar: faça o cálculo e veja a economia
Aprenda como montar um home office

Dicas para usar o umidificador de ar

Caso o ambiente já esteja umidificado, não use o aparelho, pois não é recomendado. Isso pode ajudar na proliferação de fungos. O umidificador deve ficar ligado entre três e quatro horas.

E se o umidificador de ar ficar ligado por muito tempo, o ambiente pode sofrer com o excesso de umidade, propiciando o aparecimento de mofo e fungos, além de gerar possíveis condições perigosas para o agravamento de problemas respiratórios.

Mantenha o umidificador de ar em um local adequado, caso você tenha filhos em casa, evite deixar muito próximo da cama deles. Saiba que o ideal é que o aparelho fique a menos de dois metros de distância das pessoas e a um metro do chão.

Não se esqueça de deixar o recipiente de água cheio enquanto não estiver usando o aparelho. Isso pode fazer com que uma parada de água possa acumular minerais no fundo e propagar microrganismos.

Como deve ser feita a manutenção dos umidificadores de ar?

A manutenção deve ser feita pelo menos a cada seis meses, por profissionais especializados. Além disso, é preciso ter cuidado durante a limpeza do umidificador de ar. 

Utilize somente os produtos indicados pelo fabricante para retirar acúmulos de resíduos e minerais da água. Essa etapa é crucial para que o aparelho não espalhe bactérias pelo ambiente.

Escolhendo o umidificador de ar 

Na hora de escolher o melhor modelo de umidificador de ar, opte por um que atenda sua necessidade. Os modelos de ultrassônicos da Elgin são ideais para quem deseja ter mais recursos e eficiência.

imagem de um umidificador de ar.

Umidificador ultrassônico

O umidificador utiliza uma tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem por meio de um processo vibratório e crie uma névoa fria.

É possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis e ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água.

imagem de um umidificador de ar que pode trazer vantagens.

Umidificador digital

O umidificador possui as seguintes funcionalidades: função sleep sendo possível desligar o display digital para maior conforto e função “SMART”, que torna possível programar a umidade relativa do ar.

Vale a pena ter um umidificador de ar?

Pelas vantagens já apresentadas vale muito a pena ter um umidificador em casa. Sem dúvida, pode ser a solução para que você não tenha problemas causados pelo ar seco, e, sim, um ambiente mais confortável. 

Além disso, o umidificador contribui para a melhora de problemas respiratórios, é ideal para bebês e melhora consideravelmente a qualidade do sono.

Conclusão: umidificador de ar é ideal para deixar o ambiente mais saudável 

Há diversos players do mercado que oferecem desde umidificadores simples até mais avançados. Encontre um umidificador de ar que possa lhe trazer mais vantagens.

Por exemplo, o umidificador ultrassônico utiliza vibrações ultrassônicas de alta frequência que quebram as moléculas de água, transformando-as em uma névoa fina no ar para que purifique o ambiente. Aliás, a névoa fina não favorece a acumulação de fungos e bactérias nas paredes de casa. 

imagem de um clima seco, tempo ideal para utilizar as vantagens de um umidificador de ar.
Em tempo seco como esse nada melhor do que utilizar um umidificador de ar

A saúde sempre deve ser levada em primeiro lugar e o umidificador de ar cumpre o papel de trazer uma melhor qualidade de vida e um ambiente mais saudável, principalmente para atender os bebês e aqueles que possuem problemas respiratórios.

As vantagens do umidificador de ar fazem com que o aparelho seja um item essencial, principalmente no período entre maio e junho. Agora que você já sabe qual é o produto que deve ser indicado para enfrentar o clima seco, faça a melhor escolha.

Gostou? Confira outros conteúdos com esse no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.