Lâmpadas de LED para residência, o que você precisa saber?

Guilherme Neves - 26/08/2020

Vestuário: cenários e tendências

Guilherme Neves - 26/08/2020

Aprenda como montar um home office

Guilherme Neves - 26/08/2020
projeto de iluminação
como montar um home office

Sala de escritório em casa, ambiente corporativo domiciliar, reuniões e conversas via WhatsApp, tudo isso engloba o home office. Mas como montar um home office?

O home office já era praticado por profissionais independentes como arquitetos, jornalistas, designers, programadores e blogueiros.

No cenário atual provocado pela pandemia que ainda estamos vivendo ele se torna cada vez mais uma opção dentro do mercado de trabalho.   

O estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o home office deve crescer 30%, mesmo após o fim do isolamento social.

Por outro lado, uma pesquisa da Talenses Group Holding, em parceria com a Fundação Dom Cabral, indica que 70% das empresas esperam continuar com o trabalho remoto, de forma integral ou parcial, mesmo depois da pandemia.

Agora vamos saber mais sobre sua vantagens, desvantagens, dicas e muito mais sobre essa alternativa de trabalho, seja para otimizar as atividades ou fazer com que a sua empresa continue a todo vapor.

Uma produção eficaz mesmo em momentos de dificuldade como essa.    

Saiba que a iluminação também é essencial para o bom desenvolvimento de seu trabalho em home office.

O que é home office? 

São vários obstáculos que um profissional precisa lidar para chegar no local do trabalho.

Trânsito, dificuldades para pegar ônibus e metrô, e sobretudo, ter que acordar cedo para se arrumar e enfrentar a rotina diária. 

O home office surge justamente como alternativa para que os funcionários tenham uma maior autonomia.

Em casa, o profissional acorda, faz o café e já vai começar suas atividades.

Para poder exercer as tarefas diárias, contar com um notebook, um mouse, um celular e um roteador já é suficiente.

Conversas, mensagens e vídeos via WhatsApp, conexões e conferências via web e outras alternativas podem ser usadas mediante à tecnologia.    

Mas é preciso ter organização, disciplina e estabelecer uma área da sua casa para ser a “sala de escritório”. Nas casas há equipamentos eletrônicos que podem fazer com que você saia dessa atmosfera de um ambiente de trabalho.

Televisão, som e videogame podem ser prejudiciais para aqueles que não conseguem se adequar ao modelo. 

Então para que o trabalho em home office seja produtivo é necessário que você seja seu próprio chefe, sendo responsável ao ponto de exercer o profissionalismo que se espera dentro de uma empresa.   

Saiba que o termo home office traduzido significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria residência para realizar suas tarefas como se estivesse alocado em um ambiente corporativo.

Imagem de uma mulher trabalhando em home office.
Trabalho em home office

Vantagens do home office

Como já falado anteriormente, as vantagens são significativas para aqueles profissionais que buscam essa alternativa de trabalho.

Flexibilidade no home office

Sem dúvida um dos diferenciais é ter uma forma mais flexível do que uma jornada em uma empresa. O fato de não ter trajeto é um dos fatores que corroboram com essa premissa.

Mas para que o home office funcione de uma maneira eficaz é essencial que a equipe se mantenha unida, integrada e comunicativa durante o dia.

Leia também: Lâmpadas de LED para residência, o que você precisa saber?
Vantagens do ar-condicionado Inverter: conheça os benefícios
Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de pilhas

Economia para empresa no home office

Outro ponto se refere à redução de custos. No caso, do lado empresarial você não vai precisar gastar dinheiro com transporte público. 

Desvantagens do home office

Proximidade com a família pode ser uma desvantagem que essa forma de trabalho pode lhe trazer. Ao trabalhar de casa você está automaticamente mais próximo de familiares ou pessoas que convivem com você.

Ou seja, você perder a concentração em determinados momentos.

É necessário estabelecer um limite para que a proximidade com a família não acabe se tornando um empecilho para sua perda de concentração. 

como montar home office dicas
Procure se concentrar enquanto estiver em home office

Como o home office pode impactar na produtividade?

Faça o seu horário. Como você já está em casa sua produtividade pode ser maior ou menor.

Por conta da mudança de rotina, você pode ter mais tarefas ou menos, isso vem de acordo com a proposta e dinâmica de cada empresa. 

A trabalho pode ser mais cansativo e exaustivo do que normalmente acontece.

Por exemplo, isso pode ocorrer caso seja um funcionário que precise ter muita comunicação, com contatos mais diretos com outras áreas da empresa que trabalha e organização de eventos.    

Falta de convívio social durante o home office

Como você está em uma situação de isolamento social, o contato diário com seus colegas de modo mais próximo não existe.

Há somente um contato superficial que dependendo do caso pode prejudicar algum andamento de uma atividade.

Ficar em casa por muito tempo também pode incutir em problemas psicológicos. O que pode ser feito para evitar isso?

Para enfrentar essa rotina faça exercícios físicos e outras atividades que ajudam a sua mente ficar mais saudável.

Como deve ser um ambiente de home office?

Estabeleça um local de trabalho que lhe proporcione uma rotina organizada para que você não fique mudando de lugar à toda hora.

Não é nada produtivo, trabalhar um dia no sofá e outro na mesa de jantar. Escolha um lugar fixo para exercer as tarefas, que traga conforto, privacidade e livre de ruídos.

Se você em sua produção diária precisa lidar com muitos papéis e documentos importantes, coloque em sua “sala de escritório” um gaveteiro de mesa ou caixas organizadoras para deixar o seu trabalho mais organizado. 

Imagem de um escritório organizado em um cômodo da casa.
Como montar um home office?

Crie um ambiente que seja espaçoso e tranquilo. Caso não tenha o espaço ideal, instale seu “escritório” em um local que consiga lhe atender. 

Importante também que seja um ambiente, que mesmo sem ter tanto espaço, ao menos você possa esticar as pernas. Criar um ambiente descontraído também é uma forma de melhorar essa situação de trabalho.     

Iluminação também é importante no home office

Ter uma eficiente iluminação integra os principais pontos de como montar um home office.

A luz branca é a mais indicada para ambientes de trabalho e a mais potente, sendo ideal para colocar em um home office. As amarelas podem lhe trazer relaxamento, o que pode acabar prejudicando o sua performance. Opte por três modelos de luminárias: teto, que são pendentes, de parede ou às que se assemelham a um abajur, que provavelmente ficarão na sua mesa.

Como montar um home office no quarto ou na sala?

Caso queira montar um ambiente de trabalho na sala, tenha uma mesa resistente para acomodar seu notebook ou desktop e uma cadeira confortável, afinal você poderá ficar muitas horas trabalhando. Assim como você também deve ter interruptores próximo a sua área de trabalho.

Home office instalado na sala

Também como já visto anteriormente, na sala tenha cuidado para não se distrair com aparelhos eletrônicos. Evite ligar a televisão enquanto trabalha. 

No quarto é necessário ter uma mesa e tomada para poder conectar os equipamentos necessários. Embora não seja o local mais apropriado, você pode instalar seu escritório nesse cômodo caso você tenha espaço. 

Lembre-se que a mesa precisa estar na altura certa e também nas dimensões corretas, ainda mais para aqueles que trabalham com muito papel. É fundamental ter espaço para poder realizar as tarefas com eficiência.

Imagem de uma sala de escritório no quarto de uma casa.
Home office colocado no quarto

Como montar um home office gastando pouco?

Para montar um home office não é necessário ter muita coisa. Pode-se fazer um ambiente de trabalho de maneira simples e eficiente com um cadeira confortável, um notebook, um mouse e uma mesa para apoiar os aparelhos eletrônicos.

No home office conte também com as pilhas Elgin. Leve mais energia para seus aparelhos eletrônicos.

Se precisar invista em uma uma escrivaninha, que pode ter ou não ter gaveteiro embutido ou até uma tábua de madeira, que pode ser apoiada por suporte na parede. 

A infraestrutura elétrica também é muito importante para saber como montar um home office. Isso significa ter um bom filtro de linha, uma régua ou uma extensão, uma vez que tudo isso será necessário para segurar a energia dos seus equipamentos.

Ter uma internet eficiente em sua casa

A internet da sua casa precisa lhe atender de maneira eficaz. Ou seja, é necessário ter uma conexão sem oscilações durante o dia para que você consiga fazer o seu trabalho sem maiores problemas.

Pode ser necessário colocar luminária de mesa em sua “sala de escritório”. Caso você não tenha a iluminação adequada, as luminárias podem ser a solução.

Dicas para montar home office

Converse com seus colegas de trabalho para estabelecer a melhor forma de trabalho. A melhor maneira para se comunicar, organizar e colocar em pauta as tarefas diárias. Pode ser via Skype, Google Hangouts, Facebook Workplace, Zoom e Microsoft Teams para manter contato e fazer reuniões.

Procure manter a rotina no home office

Não é porque você está trabalhando de casa que a sua postura pode ser desleixada. Até a sua maneira de vestir é importante para você se sentir conectado com a rotina. Não precisa se vestir como se você fosse para um entrevista de emprego, mas também nem tão relaxado.

Cuidados com a sua saúde no home office

Reserve momentos na agenda para levantar da mesa, caminhar pela casa, se alimentar bem e beber água. Faça os mesmos intervalos que costumeiramente ocorre em uma empresa.

Se mantenha saudável mentalmente. Sua saúde é muito importante, mas sua mente precisa estar também saudável. Então, procure fazer exercícios físicos, nada muito exagerado, algo simples como alongamentos já está de bom tamanho.

Cozinhar também é uma forma de relaxar durante esse momento. Além de exercer sua criatividade, cria-se um momento de descontração e descobrimento de novas receitas que você nem tinha tempo de pensar quando estava trabalhando normalmente.

Limpar sua casa é outra maneira de espairecer das tarefas do dia e tem papel importante na organização do home office, além, é claro, de contribuir para sua saúde mental. Uma casa organizada e higienizada faz bem para você e sua família, ainda mais durante esse período que estamos passando.

Escutar músicas que te fazem bem é outra forma de deixar sua mente em dia. Pode ser escutada até mesmo no seu descanso, naquela hora do almoço. E nesse intervalo, porque não assistir um pouco de televisão para lhe trazer entretenimento? 

Conclusão: No home office é necessário ter comunicação e organização

Essa modalidade de trabalho fora do escritório de uma empresa conta com o auxílio da tecnologia para sua realização.

Para que haja êxito nesse tipo de trabalho é fundamental ter uma boa internet e alinhar a sua comunicação com a empresa.

Para fazer atividades em home office é necessário ter um ambiente tranquilo, uma área fixa de trabalho e uma infraestrutura adequada com uma cadeira confortável, além de aparelhos como notebook, mouse, roteador e filtro de linha.  

O impacto de um trabalho como esse pode ser tanto a nível econômico quanto social. Social, pelo fato de que o funcionário fica isolado em casa e possui apenas um contato superficial com seus colegas de trabalho.

Econômico, em função de as empresas que aderirem a esse tipo de trabalho não terão gastos com a condução do funcionário.

Concentração, disciplina, organização e comunicação são palavras que integram o home office. Não se distraia com a televisão ou com outros equipamentos eletrônicos.

Seja seu próprio chefe e mantenha o profissionalismo.

Como trabalhar em home office ao lado da família?

Depois da sua jornada de trabalho, você poderá se divertir como em outros tempos.

Procure acordar de manhã, faça seu café e já entre em contato com sua equipe.

A comunicação via web realizando contatos, seja para uma simples conversa ou para colocar em dia os próximos passos de um projeto, é essencial.  

Há um ponto que deve ser bastante analisado: a interação da gestão com seus profissionais. Existem certos cuidados que devem ser tomados.

Afinal, como saber se seu funcionário está trabalhando de maneira profissional?

É necessário estabelecer contatos com seu profissional diariamente para que o trabalho como home office dê resultados positivos.

Já por outro lado, o cuidado é para que o funcionário não fique sobrecarregado de trabalho.

Na empresa pode acontecer do profissional estender um pouco a mais a sua carga horária por conta de atividades solicitadas por seus chefes.

No entanto, este profissional precisa pegar condução para voltar para sua casa ou enfrentar um trânsito.

Agora imagina uma situação como essa em um trabalho de home office. Como seria isso? O profissional estando em casa pode exceder ainda a carga horária e trabalhando até mais que na empresa.

Claro que o profissional tem que saber o momento de terminar suas tarefas, mas a gestão também precisa alinhar as tarefas do dia para que não haja trabalhos extras. A comunicação é mais do que bem-vinda!  

Sem dúvida é um grande desafio para as empresas e funcionários, ainda mais em tempos como esse que estamos enfrentando dia a dia.

É um momento de resiliência para todos os envolvidos e um cenário como esse as empresas podem analisar a produtividade da equipe para quem sabe no futuro criar novas formas de trabalho ao ponto de fazer mudanças mais efetivas para seus funcionários.

Pode ser um sistema flex office, aquela forma de trabalho que proporciona uma maior autonomia, tanto para aqueles que não precisam necessariamente estar todos os dias na empresa quanto para aqueles que podem intercalar os dias na empresa (trabalho durante três dias na empresa e dois dias em casa). 

Ou até um flex time, uma jornada alternativa que consiste em entrar e encerrar suas atividades em horários diferenciados.

É o momento para rever conceitos e colocar em prática alternativas mais eficazes de trabalho.

Assim, todo o ambiente corporativo terá uma maior produtividade de seus funcionários e, ao mesmo tempo, um resultado que, certamente, será ainda mais significativo do que em outros momentos.  

Gostou? Confira outros textos como esse no blog!