Ar-condicionado 13/06/2022 | 7 min. de leitura

Vantagens do ar-condicionado inverter: conheça os benefícios!

Vantagens do ar-condicionado inverter: conheça os benefícios!

Descubra todas as carecterísticas desse modelo de ar-condicionado e veja as vantagens em comprar esse aparelho.

Na hora de comprar um ar-condicionado são tantos modelos e tecnologias, que acabamos ficando confusos. Split, piso-teto, cassete, inverter e entre outros. São realmente muitos tipos de ar-condicionado.

Cada um deles possui a sua função e todos são úteis, só depende do que você quer e precisa em um aparelho de ar-condicionado.

Conhecer cada tipo e tecnologia é muito importante, para que você possa escolher aquele que se adeque melhor a sua necessidade. Para te ajudar, vamos explicar neste artigo o que é um ar-condicionado inverter e quais vantagens do ar inverter.

Qual a função do split inverter?

Imagina um aparelho que seja econômico e extremamente eficiente para climatizar o ambiente? É exatamente isso que faz a tecnologia inverter!

Essa tecnologia refrigera o ambiente de forma constante, sem oscilar entre baixa e alta temperatura, pois o compressor funciona em rotação variável e contínua.

Diferente dos modelos convencionais, não liga e desliga automaticamente, evitando picos de voltagem, causando menos ruídos e aumentando a durabilidade do aparelho.

Quais as vantagens do ar inverter?

O ar-condicionado inverter é um dos modelos que mais possuem vantagens no mercado, por conta de seus benefícios. Se você deseja um aparelho completo, ecológico, durável e com economia de energia para ambientes comerciais, casas ou apartamentos, o ar-condicionado inverter é a melhor opção.

Apesar de exigir um investimento maior do que um ar-condicionado comum, o inverter oferece muito mais vantagens a curto e longo prazo, confira:

Economia

Um aparelhos como ar-condicionado podem trazem redução energética. Especialmente, o modelo inverter.

Com o compressor do ar-condicionado inverter gerando menos picos de energia, o aparelho garante uma economia significativa na sua conta de luz.

Ecológico

O ar-condicionado inverter usa o gás R410A, que é muito menos prejudicial para o meio ambiente, não agredindo a camada de ozônio.

Durabilidade

Por não exigir tanto do compressor, o inverter tem uma durabilidade muito maior do que os modelos convencionais.

Qual a diferença entre o ar-condicionado split e inverter?

Em um modelo convencional, ocorre o funcionamento intermitente de energia, o compressor funciona ligando e desligando, para manter o ambiente climatizado.

Como resultado, o ar-condicionado tem picos de energia, e esses picos fazem com que aumente o consumo de eletricidade, causando também alta variação na temperatura do ambiente.

Nesse aspecto, é melhor um ar-condicionado inverter, pois o compressor consegue variar sua capacidade e então atingir a temperatura desejada rapidamente, mantendo estável e economizando no consumo de energia elétrica.

Os aparelhos convencionais têm um insuflamento de ar constante, independente da temperatura do ambiente, fazendo com quem esteja mais próximo ao equipamento fique mais incomodado.

Outro incômodo são os ruídos emitidos pelo ar-condicionado convencional, que acontece por conta do compressor que funciona em alta rotação.

Neste ponto, uma opção melhor é o ar-condicionado inverter, que faz um ruído muito menor, pois o compressor funciona em menor rotação, tornando o inverter ideal para ambientes que necessitem de silêncio, como quartos, garantindo uma boa noite de sono.

Quanto economiza um ar-condicionado inverter?

A principal vantagem que torna o ar-condicionado inverter tão especial, é a sua economia em relação ao ar-condicionado convencional.

Principalmente porque o consumo de energia de um ar-condicionado acaba sendo uma desvantagem em alguns casos. Um ar-condicionado inverter pode economizar até 63% de energia em relação a um convencional. Essa porcentagem faz uma grande diferença na conta de luz no fim do mês.

Como escolher um ar-condicionado Inverter?

Existem muitas opções e modelos diferentes no mercado, por isso é importante levar em conta fatores como o ambiente, marcas recomendadas, garantia e benefícios do produto.

Sua necessidade de climatização

Necessidades diferentes, produtos diferentes. Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar qual a real necessidade de climatização para os ambientes que se pretende utilizar um ar-condicionado, em alguns casos, o modelo pode não ser o suficiente para atender o conforto desejado.

Avaliando o ambiente

Para ter mais conforto, é importante avaliar o ambiente também. Cada espaço tem suas particularidades que podem influenciar, e muito, na experiência com o ar-condicionado.

Se você pretende instalar em uma sala muito grande, um modelo de ar-condicionado com 9000 BTU’s pode não conseguir refrigerar bem o ambiente, nesse caso um ar-condicionado maior pode ser a opção mais indicada.

É importante medir os m² do ambiente para fazer o cálculo de BTU’s do ar-condicionado. Essa medição é essencial, pois sem ela, dificilmente você irá comprar o melhor ar-condicionado inverter para atender à sua necessidade.

Cálculo de BTU’s do ar-condicionado

Quando pensamos em comprar um ar-condicionado nos deparamos com muitos termos técnicos, um deles é o BTU. Mas o que é BTU? Como calcular a quantidade de BTU’s para o ambiente?

BTU, ou Unidade Térmica Britânica, é uma medida que determina a eficácia de refrigeração de cada ar-condicionado. Com esse cálculo, é possível saber a potência exata para refrigerar o ambiente que você deseja.

Para fazer o cálculo de BTU’s do ar-condicionado é necessário medir a metragem do espaço em que ele será instalado, a incidência de luz solar no ambiente e a quantidade de pessoas que frequenta, entre outras características do ambiente.

Funções indispensáveis do ar-condicionado

Por mais diferenciais que tenham alguns modelos de ar-condicionado, existem algumas funções que são indispensáveis.

Em um mundo cada vez mais prejudicado pela descaso com o meio ambiente, é essencial que o ar-condicionado seja ecológico. O gás usado em aparelhos como o Eco Inverter é o R410a, que não prejudica o meio ambiente.

Conter ionizador é uma outra função indispensável, pois ele elimina até 99% de vírus, bactérias e ácaros, deixando o ar mais limpo e saudável.

O ar-condicionado inverter traz muitas vantagens

Depois de tantos argumentos, fica claro que o ar-condicionado inverter é uma ótima opção na hora de escolher um aparelho de climatização.

As vantagens do ar inverter incluem a sua maior durabilidade, por conta do compressor que não é tão forçado e o funcionamento do motor, que não liga e desliga.

O mais importante na hora de escolher o melhor ar-condicionado inverter é analisar a qualidade do produto, a garantia oferecida e as marcas recomendadas.

Uma marca como a Elgin, que é sólida no mercado, tem experiência e oferece a maior garantia do mercado é com certeza a melhor escolha. Com essas características, podemos esperar confiança e qualidade. Confira alguns modelos:

 Eco Inverter

Além desta vantagem em conforto térmico e economia, O Eco Inverter ainda é uma opção mais saudável e ecológica já que mantém a temperatura, utiliza refrigerante ecológico que não prejudica a camada de ozônio e possui filtro Ion Air, que elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros.

Possui garantia de 3 anos no aparelho e 10 anos no compressor, sendo a maior do mercado.

Inverter Care

A linha Inverter Care trás para o mercado o primeiro inverter 127V da Elgin, facilitando a vida de quem mora em regiões do Brasil que não possuem rede elétrica em 220V.

Garante menor custo de instalação e mais segurança.

Modelo 127V disponível na capacidade 12.000 BTU/h, ciclo frio e modelos 220V disponíveis nas capacidades 9 | 12 | 18 | 24.000 BTU/h, ciclos frio e quente/frio.

Possui garantia de 3 anos no aparelho e 10 anos no compressor, sendo a maior do mercado.

Inverter Eco Life

O Inverter Eco Life tem capacidade de 9.000 a 24.000 BTU/h, o Inverter Eco Life conta com um baixo nível de ruído devido a Tecnologia Inverter e ainda é muito mais econômico por fazer menos força para funcionar, consumindo menos energia elétrica.

O ar-condicionado Inverter Eco Life conta com controle remoto e manual de instruções em português, tornando mais fácil e prático o seu uso.

Possui garantia de 3 anos no aparelho e 10 anos no compressor, sendo a maior do mercado.

Piso Teto Inverter Elgin

Com capacidade de 36.000 na versão frio, o modelo vem com um design sofisticado e elegante. É a solução de climatização sustentável que atende ambientes com as mais variadas capacidades.

Nosso time de engenheiros especialistas criaram o Piso Teto Inverter, um produto projetado e produzido em território brasileiro visando incentivar a produção e o mercado nacional.

Conta com 3 anos de garantia total.

Cassete Inverter

Ideal para ambientes de médio a grande porte.

Os modelos têm capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio.

Insuflamento 360º: possui saída de ar pelos 4 lados e pelos 4 cantos resultando em melhor distribuição do ar. 

Conta com 3 anos de garantia total.

Gostou do texto? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.