Temperatura de cor: saiba tudo sobre e aprenda como aplicar

Caio Alves - 19/05/2020

Energia Limpa: o que é, tipos e como produzir?

Caio Alves - 19/05/2020

Vantagens do ar-condicionado Inverter: conheça os benefícios

Caio Alves - 19/05/2020
temperatura-de-cor
energia limpa
serpentina de cobre

Na hora de comprar um ar-condicionado são tantos modelos e tecnologias, que acabamos ficando confusos. Split, piso-teto, cassete, ar inverter. São realmente muitos tipos de ar-condicionado.

Cada um deles possui a sua função e todos são úteis, só depende do que você quer e precisa em um aparelho de ar-condicionado.

Conhecer cada tipo e tecnologia é muito importante, para que você possa escolher aquele que se adeque melhor a sua necessidade.

Para te ajudar, vamos explicar neste artigo o que é um ar-condicionado inverter e quais vantagens do ar inverter.

O que é tecnologia inverter?

Antes de tudo, é preciso diferenciar a tecnologia inverter e a tecnologia inverse. Pois são duas coisas totalmente diferentes.

A tecnologia inverse, ou de ciclo invertido, permite tanto resfriar quanto esquentar os ambientes. Essa tecnologia pode estar presente tanto no ar condicionado inverter quanto no convencional, que também são chamados de aparelhos quente e frio..

Agora vamos entender a tecnologia inverter.

Imagina um aparelho que seja econômico e extremamente eficiente para climatizar o ambiente?

É exatamente isso que faz a tecnologia inverter!

Essa tecnologia refrigera o ambiente de forma constante, sem oscilar entre baixa e alta temperatura. Pois o compressor funciona em rotação variável e contínua.

Diferente dos modelos convencionais, não liga e desliga automaticamente, evitando picos de voltagem, causando menos ruídos e aumentando a durabilidade do aparelho.

controle-ar-condicionado-inverter-elgin

Quais as vantagens do ar inverter?

O ar-condicionado inverter é um dos modelos que mais possuem vantagens no mercado, por conta de seus benefícios.

Se você deseja um aparelho completo, ecológico, durável e com economia de energia para ambientes comerciais, casas ou apartamentos, o ar condicionado inverter é a melhor opção.

Apesar de exigir um investimento um pouquinho maior do que um ar condicionado comum, o inverter oferece muito mais vantagens a curto e longo prazo:

Economia

Com o compressor do ar condicionado inverter gerando menos picos de energia, o aparelho garante uma economia de até 40% na sua conta de luz.

Ecológico

O ar-condicionado inverter usa o gás R410A, que é muito menos prejudicial para o meio ambiente, não agredindo a camada de ozônio.

Durabilidade

Por não exigir tanto do compressor, o inverter tem uma durabilidade muito maior do que os modelos convencionais.

Quais as desvantagens do ar-condicionado inverter?

Apesar de todas as vantagens, o ar-condicionado inverter também possui desvantagem.

O valor do aparelho pode se considerado uma desvantagem, já que é mais caro do que os aparelhos convencionais. Isso porque ele possui uma tecnologia mais avançada, além de ter muito mais valor agregado.

Em contraponto, por ser um modelo mais econômico e de maior durabilidade, acaba compensando o seu investimento mais alto.

Qual a diferença do ar inverter para o normal?

Em um modelo convencional, ocorre o funcionamento intermitente de energia, o compressor funciona ligando e desligando, para manter o ambiente climatizado.

Como resultado, o ar condicionado tem picos de energia, e esses picos fazem com que aumente o consumo de eletricidade, e causando muito mais variação na temperatura do ambiente.

Nesse aspecto, é melhor um  ar-condicionado inverter, pois o compressor consegue variar sua capacidade e então atingir a temperatura desejada rapidamente, mantendo estável e economizando no consumo de energia elétrica.

ar-condicionado inverter

Os aparelhos convencionais têm um jato intenso de ar, fazendo com quem esteja mais próximo ao equipamento fique mais incomodado.

Outro incômodo são os ruídos emitidos pelo ar condicionado convencional, que acontece por conta do compressor que funciona em alta rotação.

Neste ponto, uma opção melhor é o ar condicionado inverter, que faz um ruído muito menor, pois o compressor funciona em menor rotação. Tornando o inverter ideal para ambientes que necessitem de silêncio, como quartos, garantindo uma boa noite de sono.

Além disso, alguns aparelhos de ar condicionado inverter, como o Eco Inverter da Elgin, são melhores para o meio ambiente por ser menos poluente em razão do gás utilizado no aparelho. O R-410a, que não agride a camada de ozônio pois é livre das moléculas de cloro.

Quanto economiza um Ar-condicionado inverter?

A principal vantagem que torna o ar-condicionado inverter tão especial, é a sua economia em relação ao ar-condicionado convencional.

Principalmente porque o consumo de energia de um ar-condicionado acaba sendo uma desvantagem em alguns casos.

Um ar-condicionado inverter pode economizar até 40% de energia em relação a um convencional. Essa porcentagem faz uma grande diferença na conta de luz no fim do mês.

Como escolher um ar condicionado Inverter?

Existem muitas opções e modelos diferentes no mercado, por isso é importante levar em conta fatores como o ambiente, marcas recomendadas, garantia e benefícios do produto.

Sua necessidade de climatização

Necessidades diferentes, produtos diferentes. Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar qual a real necessidade de climatização para os ambientes que se pretende utilizar um ar condicionado.

Em alguns casos, o modelo pode não ser o suficiente para atender o conforto desejado.

Avaliando o ambiente

Para ter mais conforto, é importante avaliar o ambiente também. Cada espaço tem suas particularidades que podem influenciar, e muito, na experiência com o ar-condicionado.

Se você pretende instalar em uma sala muito grande, um modelo de ar condicionado com 9000 BTU’s pode não conseguir refrigerar bem o ambiente. Um ar condicionado de 12000 BTU’s pode ser a opção mais indicada nesse caso.

É importante medir os m² do ambiente para fazer o cálculo de BTU’s do ar condicionado.

Essa medição é essencial, pois sem ela, dificilmente você irá comprar por sorte o melhor ar condicionado inverter para atender à sua necessidade.

ar-inverter-ambientado-2_2000

Cálculo de BTU’s do ar-condicionado

Quando pensamos em comprar um ar-condicionado nos deparamos com muitos termos técnicos, um deles é o BTU. Mas o que é BTU? Como calcular a quantidade de BTU’s para o ambiente?

BTU, ou Unidade Térmica Britânica, é uma medida que determina a eficácia de refrigeração de cada ar-condicionado. Com esse cálculo, é possível saber a potência exata para refrigerar o ambiente que você deseja.

Para fazer o cálculo de BTU’s do ar-condicionado é necessário medir a metragem do espaço em que ele será instalado, a incidência de luz solar no ambiente e a quantidade de pessoas que frequenta.

Então, o ideal seria um ar condicionado com a quantidade BTU’s que mais se aproxima.

Acesse o nosso site e encontre o modelo ideal para você.

Funções indispensáveis do ar-condicionado

Por mais diferenciais que tenham alguns modelos de ar-condicionado, existem algumas funções que são indispensáveis.

Em um mundo cada vez mais prejudicado pela descaso com o meio ambiente, é essencial que o ar-condicionado seja ecológico. O gás usado em aparelhos como o Eco Inverter  ou o Multi Split Inverter é  o R410a, que não prejudica meio ambiente.

Conter ionizador é uma outra função indispensável, pois ele elimina até 99% de vírus, bactérias e ácaros, deixando o ar mais limpo e saudável.

A serpentina é por onde passa o fluido refrigerante para climatizar o ambiente, por isso é importante que ela seja feita com um material resistente. O cobre é muito mais durável e resistente que o alumínio. Para quem mora no litoral, a serpentina de cobre é essencial por conta da maresia.

Qualidade do ar condicionado

O mais importante na hora de escolher o melhor ar condicionado inverter é analisar a qualidade do produto e as marcas recomendadas. A primeira coisa que deve ser avaliada é a marca do ar-condicionado.

Uma marca como a Elgin, que é sólida no mercado, tem experiência e oferece garantia é com certeza a melhor escolha. Com essas características, podemos esperar confiança e qualidade.ar-condicionado-top-inverter-elgin

Conclusão: O ar-condicionado inverter traz muitas vantagens

Depois de tantos argumentos, fica claro que o ar-condicionado inverter é uma ótima opção na hora de escolher um aparelho de climatização.

As vantagens do ar inverter incluem a sua maior durabilidade, por conta do compressor que não é tão forçado e também pelo funcionamento do motor, que não liga e desliga.

Além disso, temos a sua principal vantagem, que é a sua economia. O ar-condicionado inverter pode economizar até 40% de energia elétrica se comparado ao ar-condicionado convencional. Graças ao constância do compressor.

Enfim, não tenha dúvidas, o ar-condicionado inverter traz muitas vantagens e é a melhor opção para quem quer um modelo completo. Na hora de escolher, prefira os modelos da Elgin, como o Eco Inverter ou o Multisplit Total Inverter.

Gostou do texto? Compartilhe e acompanhe mais conteúdos como este em nosso blog!